História, Políticas e Práticas Educacionais (HPPE)
A presente linha se fundamenta em pesquisas sobre a escola e outros espaços educativos, com o entendimento de que a contemporaneidade é resultante do movimento histórico, assim, abrange a relação educativa, procedimentos técnico pedagógicos e metodológicos, currículo escolar, práticas de avaliação e tecnologias educacionais, considerando a sua função pedagógica, contemplando, ainda, estudos sobre a estrutura administrativa dos espaços escolares e não escolares. Para além do trabalho docente em sentido estrito, considera-se a organização do trabalho na escola composto por relações de poder estabelecidas no interior das instituições educativas em consonância com as transformações no cenário social, político e econômico, bem como com as concepções de produção e uso de tecnologias educacionais. Além dos já listados, considera-se como objeto de análise a atuação do Estado na elaboração das políticas públicas educacionais e suas implicações para a reorganização do trabalho na escola, tais como: gestão, financiamento, condições de trabalho docente, relação público e privado, infraestrutura técnica e tecnológica e a estrutura e organização dos sistemas de ensino. Insere-se, ainda, nessa linha o estudo historiográfico das instituições escolares, entendidas aqui como locais historicamente privilegiados no processo de formação humana e que possuem organização jurídica e material próprias, na qual se estabelecem relações de poder (concretas e simbólicas); a constituição da identidade dos sujeitos envolvidos e a perpetuação da memória, cultura e história da sociedade a qual serve; bem como a constituição e o aprimoramento de metodologias e tecnologias educacionais. Isso deve colocar o educador pesquisador frente ao trabalho concreto que se desenvolve na escola e nos demais espaços educativos, com vistas ao desempenho e resultados qualitativamente mais avançados e comprometidos com a formação do discente e, em última instância, com a transformação da prática social.