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TRABALHO Ações
ZINCO E VITAMINAS EM APLICAÇÃO FOLIAR NA CULTURA MILHO
Curso Mestrado em Agronomia
Tipo Dissertação
Data 10/07/2024
Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
Orientador(es)
  • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
Orientando(s)
  • Gabriela Moura Serafim
Banca
  • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
  • FERNANDA PACHECO DE ALMEIDA PRADO BORTOLHEIRO
  • LUIZ FERNANDES CARDOSO CAMPOS
  • SEBASTIÃO FERREIRA DE LIMA
Resumo A utilização de zinco e vitaminas contribui para o melhor desenvolvimento vegetativo e reprodutivo das plantas de milho, além de favorecer as condições fisiológicas. Tendo em vista seu potencial para uso na agricultura, buscam-se estabelecer os métodos mais eficientes de aplicação. Desta maneira, o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de zinco, nicotinamida e piridoxina sobre características de crescimento, componentes de produção e produtividade do milho segunda safra. Dois experimentos foram conduzidos, ambos a campo em duas localidades, em blocos ao acaso. Em ambos os experimentos, os tratamentos foram constituídos pela aplicação foliar das vitaminas (200 mg L-¹) e e micronutriente (0,5 e 1,0 g L-¹). Foram avaliadas as variáveis, altura de plantas (AP), altura de inserção da primeira espiga (AE), diâmetro do caule (DC), número de fileiras por espigas (NFE), número de grãos por fileira (NGF), massa de grãos por espiga (MGE), produtividade (P). Verificou-se que a utilização da nicotinamida associada com zinco, influência positivamente as características avaliadas. Desta maneira, conclui-se que a aplicação de zinco e das vitaminas, nicotinamida e piridoxina, são benéficas ao cultivo do milho, melhorando o crescimento e as características produtivas. Em complemento, a interação entre o zinco e as vitaminas resulta em efeito sinérgico, em comparação ao efeito da aplicação isolada de cada produto, com destaque para a combinação entre zinco a 1,0% e nicotinamida.
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    EFEITO DE DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO E PERÍODOS DE SEMEADURA NO DESENVOLVIMENTO DO SORGO (Sorgum bicolor (L.) Moench)
    Curso Mestrado em Agronomia
    Tipo Dissertação
    Data 05/07/2024
    Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
    Orientador(es)
    • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
    Orientando(s)
    • Kelly Gabriela Pereira da Silva
    Banca
    • ALDIR CARPES MARQUES FILHO
    • FERNANDA PACHECO DE ALMEIDA PRADO BORTOLHEIRO
    • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
    Resumo O cultivo do sorgo tem destaque no segmento agrícola, uma vez que é uma cultura de grande potencial no agronegócio brasileiro. Para alcançar boas produtividades, é essencial que as características morfológicas sejam devidamente desenvolvidas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo identificar a influência da época de plantio e da palhada em características morfológicas e produtivas na cultura do sorgo. O experimento foi realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com quatro tratamentos, e seis repetições. Os tratamentos foram constituídos de dois tipos de palhada no solo e duas épocas de semeadura. Avaliou-se a altura total, altura da panícula, número de folhas, diâmetro do colmo, comprimento da panícula e produtividade. Ao comparar o uso de palhada de braquiária em relação ao uso do milheto não foram encontradas diferenças quanto a altura total e a altura da panícula, uma vez que os valores encontrados são similares estatisticamente. Em contrapartida, ao analisar o número de folhas e o diâmetro do colmo, o uso da palhada de milheto se mostrou superior estatisticamente em relação ao uso da braquiária. Dessa forma, conclui-se que o plantio de segunda época (27 de fevereiro) apresentou melhores condições para o desenvolvimento da planta do sorgo quanto a altura total e de sua panícula, este, associado ao uso de palhada de milheto, auxilia no melhor desenvolvimento de folhas, diâmetro do colmo e a produtividade de segunda época, juntamente com a palhada de braquiária, exibiu melhores resultado.
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      ESTRATÉGIAS DE LEITURA E CONSTRUÇÃO DE VERDADES POR MEIO DO GÊNERO NOTÍCIA: LEITURA, INTERAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO 7º ANO
      Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
      Tipo Dissertação
      Data 29/05/2024
      Área LÍNGUA PORTUGUESA
      Orientador(es)
      • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
      Orientando(s)
      • LILIANY FERREIRA MENTE
      Banca
      • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
      • CRISTIANE SCHMIDT
      • SANDRA ESPINDOLA MACENA
      Resumo
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        ATRIBUTOS FÍSICOS-HÍDRICOS DO SOLO EM ÁREAS COM TRÁFEGO CONTROLADO E DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO
        Curso Mestrado em Agronomia
        Tipo Dissertação
        Data 03/05/2024
        Área MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
        Orientador(es)
        • WELLINGTHON DA SILVA GUIMARÃES JUNNYOR
        Orientando(s)
        • Murillo Ribeiro Freitas
        Banca
        • DIÓGENES MARTINS BARDIVIESSO
        • MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
        • WELLINGTHON DA SILVA GUIMARÃES JUNNYOR
        Resumo O uso dos resíduos culturais na superfície do solo, sem incorporação, juntamente com o tráfego controlado que vem sendo recomendado por pesquisadores desde a década de 60, trazem benefícios para as propriedades físicas e químicas do mesmo. Tendo isso em vista este trabalho tem como objetivo avaliar os atributos físicos-hídricos do solo em áreas com a associação de diferentes coberturas do solo e tráfego controlado de máquinas, e sugerir estratégias de manejo de tal maneira que possam minimizar os danos causados pelo tráfego durante o processo de produção da cultura da soja. O delineamento experimental foi adotado em faixas em parcelas subdivididas com 3 repetições. Os tratamentos consistiram em T1: TC+SP, T2: TC+M, T3: TC+B, T4: TC+MIX, T5: STC+MIX, T6: STC+B, T7: STC+M, T8: STC+SP, onde milheto (M); braquiária (B); milheto + braquiária (MIX); sem palhada (SP); com tráfego controlado (TC) e tráfego aleatório (STC). As avaliações de resistência à penetração foram obtidas com o auxílio de um penetrômetro automatizado da marca Falker. As avaliações de produtividade foram obtidas através da coleta de 2 metros centrais de cada parcela, contadas as vagens e os grãos, pesadas e extrapoladas para Sacos/ha. O mix de plantas de cobertura utilizando Brachiaria e Milheto é uma boa opção para minimizar os impactos do tráfego agrícola e promover incrementos na produtividade da soja. O tráfego controlado pode vir a reduzir a pressão dos pneus após tráfego, minimizando a compactação do solo.
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          DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO DA FRONTEIRA SUL-MATROGROSSENSE E A CIDADE DE DOURADOS-MS
          Curso Especialização em Segurança Pública e Fronteiras
          Tipo Artigo Científico
          Data 02/05/2024
          Área INTERDISCIPLINAR
          Orientador(es)
          • IARA DE OLIVEIRA RODRIGUES
          Orientando(s)
          • DOUGLAS DE SOUSA BRITO DA CRUZ
          Banca
          • ELEANDRO APARACIDO MIQUELETTI
          • IARA DE OLIVEIRA RODRIGUES
          • Jane Corrêa Alves Mendonça
          • ROGERIO TURELLA
          Resumo
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            ESTUDO DA QUALIDADE FÍSICA E DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS NA REGIÃO DE CERRADO
            Curso Doutorado em Agronomia
            Tipo Tese
            Data 18/04/2024
            Área AGRONOMIA
            Orientador(es)
            • LAÉRCIO ALVES DE CARVALHO
            Orientando(s)
            • THIARA DE AZEVEDO TEZOLIN
            Banca
            • CRISTINA GONÇALVES DE MENDONÇA
            • ELAINE NOVAK
            • ELÓI PANACHUKI
            • KARINA DOS SANTOS FALCÃO
            • LAÉRCIO ALVES DE CARVALHO
            Resumo
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              O ESTADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM ÁLVARES FLORENCE/SP
              Curso Mestrado em Educação
              Tipo Dissertação
              Data 17/04/2024
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
              Orientando(s)
              • MARCELO APARECIDO DA SILVA
              Banca
              • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
              • MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
              • REGINALDO PEIXOTO
              Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, formação de professores e diversidade” vinculada ao Grupo de Pesquisa “NEPEM/CNPq (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar)”. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as políticas públicas de formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Álvares Florence, situada no estado de São Paulo. Como objetivos específicos foram propostos: compreender de que forma as diretrizes nacionais foram
              adaptadas e aplicadas no âmbito local, oferecendo uma visão detalhada das dinâmicas educacionais em uma comunidade específica; descrever as políticas públicas educacionais atualmente em vigor em Álvares Florence, especificamente aquelas relacionadas à formação continuada de professores. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica qualitativa. Com a utilização dessa técnica bibliográfica, o estudo se respaldou em materiais já publicados com a intenção de fundamentá-lo, sendo feito um apanhado geral sobre os principais trabalhos de autores brasileiros. A fundamentação teórica contou com autores renomados na área, como: Tardif (2012), Imbernon (2018), Novoa (2018), Saviani (2018), dentre outros. Os resultados destacam os desafios identificados no cenário da formação continuada de professores no município. Questões como a disponibilidade de recursos, a adequação dos programas às necessidades reais dos educadores e a efetividade das
              estratégias implementadas se apresentam como áreas que requerem atenção especial. A análise das políticas públicas em vigor no Município de Álvares Florence/SP revela a importância de avaliar não apenas a quantidade de programas oferecidos, mas, principalmente, a efetividade
              de tais iniciativas. O impacto real na prática pedagógica, o engajamento dos professores e a promoção de práticas inovadoras tornam-se critérios essenciais para aferir o sucesso das políticas educacionais.
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              A RELAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PRIVADA DO NOROESTE PAULISTA NO PERÍODO DE 1988 A 2022
              Curso Mestrado em Educação
              Tipo Dissertação
              Data 17/04/2024
              Área EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
              Orientando(s)
              • JANAINA RODRIGUES REIS NASCIMENTO
              Banca
              • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
              • MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
              • REGINALDO PEIXOTO
              Resumo Apresentam-se nesta dissertação resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa: Currículo, formação docente e diversidade. O objetivo geral da pesquisa é relacionar algumas políticas educacionais aprovadas após a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com a formação continuada em serviço desenvolvida por uma escola privada no noroeste paulista. Os objetivos específicos visam: I) Resgatar, por meio de estudo documental e bibliográfico, a história da formação de professores no período de 1988 a 2022, baseandose nos marcos legais; II) Identificar, por meio de pesquisa documental, ações formativas proporcionadas aos professores de uma escola privada, comparando com as políticas educacionais que mais se destacaram no mesmo período; III) Conhecer as atribuições do formador da escola e os documentos internos que regulamentam a sua prática formativa. Tais objetivos foram traçados com a expectativa de responder à problemática sobre qual é a relação entre as políticas educacionais e a formação de professores de uma escola privada? A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, de procedimento documental e bibliográfico, amparada em estudos já realizados sobre formação continuada em serviço e políticas educacionais e os documentos da escola, que revelam o movimento formativo já realizado ao longo dos anos. O trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I traz um breve histórico das políticas educacionais que direcionaram a formação continuada de professores no Brasil, desde a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 até o ano de 2022. No capítulo II foi realizada uma análise documental,
              resgatando os movimentos formativos da escola em estudo no mesmo período estabelecido no primeiro capítulo e realizada a relação das formações com as políticas educacionais. O capítulo III apresenta um levantamento das atribuições do formador da escola e dos documentos internos que direcionam a sua prática, propondo melhoria na escola em estudo. As considerações finais revelam o quanto a formação continuada de professores, em alguns contextos, foi influenciada pelas políticas educacionais, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem da escola.
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              UMA ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DE PENA COMO POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS EM MATO GROSSO DO SUL
              Curso Especialização em Segurança Pública e Fronteiras
              Tipo Artigo Científico
              Data 12/04/2024
              Área INTERDISCIPLINAR
              Orientador(es)
                Orientando(s)
                  Banca
                  • LUCIO FLAVIO JOICHI SUNAKOZAWA
                  • Mônica Pinto Leimgruber
                  • ROGERIO TURELLA
                  Resumo
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                    Ensino de Óptica Geométrica com Introdução à Ondulatória, possibilidades de construção de recursos adaptados para inclusão de alunos com deficiência visual no processo de aprendizagem
                    Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                    Tipo Dissertação
                    Data 09/04/2024
                    Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                    Orientador(es)
                    • PAULO SOUZA DA SILVA
                    Orientando(s)
                    • ANDRÉIA APARECIDA DA SILVA
                    Banca
                    • AIRES DA CONCEIÇÃO SILVA
                    • ELIANE CERDAS
                    • PAULO SOUZA DA SILVA
                    Resumo
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                      QUALIDADE E SECAGEM DA MADEIRA DE Cordia glabrata NO PANTANAL
                      Curso Mestrado em Agronomia
                      Tipo Dissertação
                      Data 26/03/2024
                      Área AGRONOMIA
                      Orientador(es)
                      • MICHELY TOMAZI
                      Orientando(s)
                      • Isabeli Moraes de Oliveira
                      Banca
                      • DIEGO PIERRE DE ALMEIDA
                      • MICHELY TOMAZI
                      • Thiago Campos Monteiro
                      Resumo
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                        QUALIDADE E DINÂMICA DE SECAGEM DA MADEIRA DE CORDIA GLABRATA NO PANTANAL
                        Curso Mestrado em Agronomia
                        Tipo Dissertação
                        Data 26/03/2024
                        Área AGRONOMIA
                        Orientador(es)
                          Orientando(s)
                            Banca
                            • DIEGO PIERRE DE ALMEIDA
                            • MICHELY TOMAZI
                            Resumo
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                              IMPACTO DA ADOÇÃO DE compost barns NO DESEMPENHO TÉCNICO E ECONÔMICO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS
                              Curso Mestrado em Zootecnia
                              Tipo Dissertação
                              Data 14/03/2024
                              Área ZOOTECNIA
                              Orientador(es)
                              • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
                              Orientando(s)
                              • ANA PAULA DE JESUS GODOY
                              Banca
                              • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
                              • FERENC ISTVAN BANKUTI
                              • Rafael Faria de Abreu Campos
                              Resumo
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                                Leitura e produção textual no ensino fundamental II: uma proposta de sequência didática a partir do gênero textual conto.
                                Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
                                Tipo Dissertação
                                Data 12/03/2024
                                Área LÍNGUA PORTUGUESA
                                Orientador(es)
                                • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
                                Orientando(s)
                                • SHEILA MARQUES OLIVEIRA
                                Banca
                                • ANAILTON DE SOUZA GAMA
                                • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
                                • ROSANGELA VILLA DA SILVA
                                Resumo
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                                  EFEITO DOS SISTEMAS DE CULTIVO NAS PERDAS POR EROSÃO HÍDRICA E NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA EM AQUIDAUANA - MS
                                  Curso Doutorado em Agronomia
                                  Tipo Tese
                                  Data 07/03/2024
                                  Área AGRONOMIA
                                  Orientador(es)
                                  • ELÓI PANACHUKI
                                  Orientando(s)
                                  • MAYARA DOS SANTOS SIMÕES
                                  Banca
                                  • ADRIANO DA SILVA LOPES
                                  • ELÓI PANACHUKI
                                  • FÁBIO RÉGIS DE SOUZA
                                  • NORTON HAYD REGO
                                  • WILK SAMPAIO DE ALMEIDA
                                  Resumo
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                                    PRODUÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE MELÃO SOB QUANTIDADES DE SILÍCIO NO MATO GROSSO DO SUL
                                    Curso Mestrado em Agronomia
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 06/03/2024
                                    Área AGRONOMIA
                                    Orientador(es)
                                    • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                                    Orientando(s)
                                    • ALBERTO RENATO ALLEGRETTI NETO
                                    Banca
                                    • ADRIANA DE CASTRO CORREIA DA SILVA
                                    • FERNANDA BAPTISTELLA HERNANDES
                                    • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                                    Resumo
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                                      A FERTIRRIGAÇÃO TEM EFEITO SOBRE A MARCHA DE ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES?
                                      Curso Mestrado em Agronomia
                                      Tipo Dissertação
                                      Data 06/03/2024
                                      Área AGRONOMIA
                                      Orientador(es)
                                      • MARCOS ANTONIO CAMACHO DA SILVA
                                      Orientando(s)
                                      • LUIZ ANDERSON ABDALLA DE OLIVEIRA
                                      Banca
                                      • DANIEL MAKOTO KUSANO
                                      • LAÍS THOMÁZ LARANJEIRA
                                      • MARCOS ANTONIO CAMACHO DA SILVA
                                      Resumo
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                                        A FERTIRRIGAÇÃO TEM EFEITO SOBRE A MARCHA DE ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES?
                                        Curso Mestrado em Agronomia
                                        Tipo Dissertação
                                        Data 06/03/2024
                                        Área AGRONOMIA
                                        Orientador(es)
                                          Orientando(s)
                                            Banca
                                              Resumo
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                                                OS USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo sobre o trabalho docente com o ensino remoto na Unidade Universitária de Paranaíba - UEMS
                                                Curso Mestrado em Educação
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 04/03/2024
                                                Área EDUCAÇÃO
                                                Orientador(es)
                                                • JULIANA DO PRADO
                                                Orientando(s)
                                                • EVERTON RODRIGUES MARTINS
                                                Banca
                                                • ISABELLA FERNANDA FERREIRA
                                                • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
                                                • JULIANA DO PRADO
                                                Resumo Nesta dissertação, apresentam-se os resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Linguagem, Educação e Cultura”. A presente pesquisa consistiu em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes na educação superior em tempos de pandemia e explorou a questão a partir da Universidade Estadual do estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, de modo que, o cenário pandêmico impôs as instituições de ensino a migrar-se repentinamente do ensino presencial para aulas por meio das tecnologias digitais.
                                                Justifica-se o presente estudo em virtude de que, desde a suspensão das atividades presenciais, as aulas por meio dos usos das mídias digitais transpuseram mudanças significativas no campo da educação e exigiu uma nova postura do professor frente ao ensino remoto emergencial.
                                                Assim, o objetivo derivou em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes da educação superior com o ensino remoto emergencial, de modo a revelar os desafios e as experiências vividas pelos professores. A partir de um questionário semiestruturado a investigação se
                                                constituiu a partir de três eixos: análise do perfil dos professores dos cursos de licenciatura – pedagogia e ciências sociais; os usos das mídias digitais pelos docentes; e os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Para a análise do presente estudo a metodologia
                                                adotada foi de ordem exploratória e qualitativa, utilizando-se de pano de fundo autores e estudiosos da temática, para que, assim, a partir de um recorte exploratório sobre a instituição de ensino pré-selecionada, pudéssemos examinar um conjunto de informações, tais como: os
                                                desafios e experiências adquiridas pelos docentes com os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Partindo deste movimento analítico abrangendo os usos das mídias digitais, os resultados indicaram que as mudanças estão ocorrendo de forma acelerada na
                                                sociedade e nem todos estão preparados para acompanhá-las, de modo a exercer efeitos concreto na atuação dos professores, impactando, principalmente, no ensino e na aprendizagem dos estudantes.
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                                                BIOINSUMO COM BASE DE EXTRATO DE PELLETS DE TABACO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DE PIMENTEIRA
                                                Curso Mestrado em Agronomia
                                                Tipo Dissertação
                                                Data 01/03/2024
                                                Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
                                                Orientador(es)
                                                • FLAVIO FERREIRA DA SILVA BINOTTI
                                                Orientando(s)
                                                • Fausto Antonio Coli Neto
                                                Banca
                                                • CHARLINE ZARATIN ALVES
                                                • EDILSON COSTA
                                                • FLAVIO FERREIRA DA SILVA BINOTTI
                                                • JOSIANE SOUZA SALLES
                                                Resumo O uso de alternativas sustentáveis na agricultura vem crescendo cada vez mais no cenário agronômico visando diminuir os impactos ambientais e recuperar recursos e ecossistemas esgotados. O objetivo do trabalho foi analisar a possibilidade do uso de pellets de tabaco como bioinsumo para produção de mudas de pimenteira. O experimento foi realizado em DIC e foi composto por sete tratamentos formados pela mistura de extrato de pellets de tabaco a 10% (ET), oxidação por ozônio (OZ), adição de bioinsumo de microalgas (MA) e adição de vitaminas do complexo B3 (VT). Os tratamentos formados foram: T1 (Controle); T2 (ET); T3 (ET+OZ); T4 (ET+MA); T5 (ET+MA+VT); T6 (ET+OZ+MA); T7 (ET+OZ+MA+VT); Na semeadura foi aplicado o bioinsumo diretamente no substrato, 6 mL por célula de cada um dos tratamentos. As avaliações foram realizadas com 42 dias após, semeadura e foram coletados os dados referentes à altura de mudas (AP), diâmetro do colo (DC), área foliar (AF), comprimento da raiz principal (CR), massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca das raízes (MSR) e massa seca total (MST). Ainda foram realizadas as avaliações biométricas de crescimento referentes a razão de área foliar por massa seca total (RAF), relação altura de planta pelo diâmetro do colo (RAD), relação massa seca da parte aérea e massa seca do sistema radicular (RRFA), relação altura de planta e massa seca da parte aérea (RALPA) e índice de qualidade Dickson (IQD). Para todas as variáveis morfológicas analisadas os tratamentos T6 e T7 obtiveram resultados positivos, evidênciando serem uma boa indicação para produção de mudas de pimenteira. A oxidação por ozônio, a presença das vitaminas B3 e a adição da microalga foram importantes para o incrementando os ganhos de AP, DC, AF, CR, MSPA, MSR e MST, tornando o IQD das plantas desses dois tratamentos mais altos que o restante dos tratamentos. Assim, a utilização de pellets de tabaco para formação de bioinsumo é uma boa alternativa para produção de mudas de pimenta, podendo ser melhor explorada.
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