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TRABALHO Ações
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E CONSTRUÇÃO DE VERDADES POR MEIO DO GÊNERO NOTÍCIA: LEITURA, INTERAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO 7º ANO
Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
Tipo Dissertação
Data 29/05/2024
Área LÍNGUA PORTUGUESA
Orientador(es)
  • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
Orientando(s)
  • LILIANY FERREIRA MENTE
Banca
  • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
  • CRISTIANE SCHMIDT
  • SANDRA ESPINDOLA MACENA
Resumo
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    ATRIBUTOS FÍSICOS-HÍDRICOS DO SOLO EM ÁREAS COM TRÁFEGO CONTROLADO E DIFERENTES COBERTURAS DO SOLO
    Curso Mestrado em Agronomia
    Tipo Dissertação
    Data 03/05/2024
    Área MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO
    Orientador(es)
    • WELLINGTHON DA SILVA GUIMARÃES JUNNYOR
    Orientando(s)
    • Murillo Ribeiro Freitas
    Banca
    • DIÓGENES MARTINS BARDIVIESSO
    • MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
    • WELLINGTHON DA SILVA GUIMARÃES JUNNYOR
    Resumo O uso dos resíduos culturais na superfície do solo, sem incorporação, juntamente com o tráfego controlado que vem sendo recomendado por pesquisadores desde a década de 60, trazem benefícios para as propriedades físicas e químicas do mesmo. Tendo isso em vista este trabalho tem como objetivo avaliar os atributos físicos-hídricos do solo em áreas com a associação de diferentes coberturas do solo e tráfego controlado de máquinas, e sugerir estratégias de manejo de tal maneira que possam minimizar os danos causados pelo tráfego durante o processo de produção da cultura da soja. O delineamento experimental foi adotado em faixas em parcelas subdivididas com 3 repetições. Os tratamentos consistiram em T1: TC+SP, T2: TC+M, T3: TC+B, T4: TC+MIX, T5: STC+MIX, T6: STC+B, T7: STC+M, T8: STC+SP, onde milheto (M); braquiária (B); milheto + braquiária (MIX); sem palhada (SP); com tráfego controlado (TC) e tráfego aleatório (STC). As avaliações de resistência à penetração foram obtidas com o auxílio de um penetrômetro automatizado da marca Falker. As avaliações de produtividade foram obtidas através da coleta de 2 metros centrais de cada parcela, contadas as vagens e os grãos, pesadas e extrapoladas para Sacos/ha. O mix de plantas de cobertura utilizando Brachiaria e Milheto é uma boa opção para minimizar os impactos do tráfego agrícola e promover incrementos na produtividade da soja. O tráfego controlado pode vir a reduzir a pressão dos pneus após tráfego, minimizando a compactação do solo.
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      DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO DA FRONTEIRA SUL-MATROGROSSENSE E A CIDADE DE DOURADOS-MS
      Curso Especialização em Segurança Pública e Fronteiras
      Tipo Artigo Científico
      Data 02/05/2024
      Área INTERDISCIPLINAR
      Orientador(es)
      • IARA DE OLIVEIRA RODRIGUES
      Orientando(s)
      • DOUGLAS DE SOUSA BRITO DA CRUZ
      Banca
      • ELEANDRO APARACIDO MIQUELETTI
      • IARA DE OLIVEIRA RODRIGUES
      • Jane Corrêa Alves Mendonça
      • ROGERIO TURELLA
      Resumo
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        ESTUDO DA QUALIDADE FÍSICA E DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS NA REGIÃO DE CERRADO
        Curso Doutorado em Agronomia
        Tipo Tese
        Data 18/04/2024
        Área AGRONOMIA
        Orientador(es)
        • LAÉRCIO ALVES DE CARVALHO
        Orientando(s)
        • THIARA DE AZEVEDO TEZOLIN
        Banca
        • CRISTINA GONÇALVES DE MENDONÇA
        • ELAINE NOVAK
        • ELÓI PANACHUKI
        • KARINA DOS SANTOS FALCÃO
        • LAÉRCIO ALVES DE CARVALHO
        Resumo
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          O ESTADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM ÁLVARES FLORENCE/SP
          Curso Mestrado em Educação
          Tipo Dissertação
          Data 17/04/2024
          Área EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
          Orientando(s)
          • MARCELO APARECIDO DA SILVA
          Banca
          • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
          • MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
          • REGINALDO PEIXOTO
          Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, formação de professores e diversidade” vinculada ao Grupo de Pesquisa “NEPEM/CNPq (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar)”. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as políticas públicas de formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Álvares Florence, situada no estado de São Paulo. Como objetivos específicos foram propostos: compreender de que forma as diretrizes nacionais foram
          adaptadas e aplicadas no âmbito local, oferecendo uma visão detalhada das dinâmicas educacionais em uma comunidade específica; descrever as políticas públicas educacionais atualmente em vigor em Álvares Florence, especificamente aquelas relacionadas à formação continuada de professores. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica qualitativa. Com a utilização dessa técnica bibliográfica, o estudo se respaldou em materiais já publicados com a intenção de fundamentá-lo, sendo feito um apanhado geral sobre os principais trabalhos de autores brasileiros. A fundamentação teórica contou com autores renomados na área, como: Tardif (2012), Imbernon (2018), Novoa (2018), Saviani (2018), dentre outros. Os resultados destacam os desafios identificados no cenário da formação continuada de professores no município. Questões como a disponibilidade de recursos, a adequação dos programas às necessidades reais dos educadores e a efetividade das
          estratégias implementadas se apresentam como áreas que requerem atenção especial. A análise das políticas públicas em vigor no Município de Álvares Florence/SP revela a importância de avaliar não apenas a quantidade de programas oferecidos, mas, principalmente, a efetividade
          de tais iniciativas. O impacto real na prática pedagógica, o engajamento dos professores e a promoção de práticas inovadoras tornam-se critérios essenciais para aferir o sucesso das políticas educacionais.
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          A RELAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PRIVADA DO NOROESTE PAULISTA NO PERÍODO DE 1988 A 2022
          Curso Mestrado em Educação
          Tipo Dissertação
          Data 17/04/2024
          Área EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
          Orientando(s)
          • JANAINA RODRIGUES REIS NASCIMENTO
          Banca
          • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
          • MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
          • REGINALDO PEIXOTO
          Resumo Apresentam-se nesta dissertação resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa: Currículo, formação docente e diversidade. O objetivo geral da pesquisa é relacionar algumas políticas educacionais aprovadas após a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com a formação continuada em serviço desenvolvida por uma escola privada no noroeste paulista. Os objetivos específicos visam: I) Resgatar, por meio de estudo documental e bibliográfico, a história da formação de professores no período de 1988 a 2022, baseandose nos marcos legais; II) Identificar, por meio de pesquisa documental, ações formativas proporcionadas aos professores de uma escola privada, comparando com as políticas educacionais que mais se destacaram no mesmo período; III) Conhecer as atribuições do formador da escola e os documentos internos que regulamentam a sua prática formativa. Tais objetivos foram traçados com a expectativa de responder à problemática sobre qual é a relação entre as políticas educacionais e a formação de professores de uma escola privada? A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, de procedimento documental e bibliográfico, amparada em estudos já realizados sobre formação continuada em serviço e políticas educacionais e os documentos da escola, que revelam o movimento formativo já realizado ao longo dos anos. O trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I traz um breve histórico das políticas educacionais que direcionaram a formação continuada de professores no Brasil, desde a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 até o ano de 2022. No capítulo II foi realizada uma análise documental,
          resgatando os movimentos formativos da escola em estudo no mesmo período estabelecido no primeiro capítulo e realizada a relação das formações com as políticas educacionais. O capítulo III apresenta um levantamento das atribuições do formador da escola e dos documentos internos que direcionam a sua prática, propondo melhoria na escola em estudo. As considerações finais revelam o quanto a formação continuada de professores, em alguns contextos, foi influenciada pelas políticas educacionais, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem da escola.
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          UMA ANÁLISE DO CUMPRIMENTO DE PENA COMO POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE CRIMES TRANSFRONTEIRIÇOS EM MATO GROSSO DO SUL
          Curso Especialização em Segurança Pública e Fronteiras
          Tipo Artigo Científico
          Data 12/04/2024
          Área INTERDISCIPLINAR
          Orientador(es)
            Orientando(s)
              Banca
              • LUCIO FLAVIO JOICHI SUNAKOZAWA
              • Mônica Pinto Leimgruber
              • ROGERIO TURELLA
              Resumo
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                Ensino de Óptica Geométrica com Introdução à Ondulatória, possibilidades de construção de recursos adaptados para inclusão de alunos com deficiência visual no processo de aprendizagem
                Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                Tipo Dissertação
                Data 09/04/2024
                Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                Orientador(es)
                • PAULO SOUZA DA SILVA
                Orientando(s)
                • ANDRÉIA APARECIDA DA SILVA
                Banca
                • AIRES DA CONCEIÇÃO SILVA
                • ELIANE CERDAS
                • PAULO SOUZA DA SILVA
                Resumo
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                  QUALIDADE E SECAGEM DA MADEIRA DE Cordia glabrata NO PANTANAL
                  Curso Mestrado em Agronomia
                  Tipo Dissertação
                  Data 26/03/2024
                  Área AGRONOMIA
                  Orientador(es)
                  • MICHELY TOMAZI
                  Orientando(s)
                  • Isabeli Moraes de Oliveira
                  Banca
                  • DIEGO PIERRE DE ALMEIDA
                  • MICHELY TOMAZI
                  • Thiago Campos Monteiro
                  Resumo
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                    QUALIDADE E DINÂMICA DE SECAGEM DA MADEIRA DE CORDIA GLABRATA NO PANTANAL
                    Curso Mestrado em Agronomia
                    Tipo Dissertação
                    Data 26/03/2024
                    Área AGRONOMIA
                    Orientador(es)
                      Orientando(s)
                        Banca
                        • DIEGO PIERRE DE ALMEIDA
                        • MICHELY TOMAZI
                        Resumo
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                          IMPACTO DA ADOÇÃO DE compost barns NO DESEMPENHO TÉCNICO E ECONÔMICO DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO DE LEITE EM MINAS GERAIS
                          Curso Mestrado em Zootecnia
                          Tipo Dissertação
                          Data 14/03/2024
                          Área ZOOTECNIA
                          Orientador(es)
                          • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
                          Orientando(s)
                          • ANA PAULA DE JESUS GODOY
                          Banca
                          • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
                          • FERENC ISTVAN BANKUTI
                          • Rafael Faria de Abreu Campos
                          Resumo
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                            Leitura e produção textual no ensino fundamental II: uma proposta de sequência didática a partir do gênero textual conto.
                            Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 12/03/2024
                            Área LÍNGUA PORTUGUESA
                            Orientador(es)
                            • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
                            Orientando(s)
                            • SHEILA MARQUES OLIVEIRA
                            Banca
                            • ANAILTON DE SOUZA GAMA
                            • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
                            • ROSANGELA VILLA DA SILVA
                            Resumo
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                              EFEITO DOS SISTEMAS DE CULTIVO NAS PERDAS POR EROSÃO HÍDRICA E NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA EM AQUIDAUANA - MS
                              Curso Doutorado em Agronomia
                              Tipo Tese
                              Data 07/03/2024
                              Área AGRONOMIA
                              Orientador(es)
                              • ELÓI PANACHUKI
                              Orientando(s)
                              • MAYARA DOS SANTOS SIMÕES
                              Banca
                              • ADRIANO DA SILVA LOPES
                              • ELÓI PANACHUKI
                              • FÁBIO RÉGIS DE SOUZA
                              • NORTON HAYD REGO
                              • WILK SAMPAIO DE ALMEIDA
                              Resumo
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                                PRODUÇÃO E QUALIDADE DE FRUTOS DE MELÃO SOB QUANTIDADES DE SILÍCIO NO MATO GROSSO DO SUL
                                Curso Mestrado em Agronomia
                                Tipo Dissertação
                                Data 06/03/2024
                                Área AGRONOMIA
                                Orientador(es)
                                • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                                Orientando(s)
                                • ALBERTO RENATO ALLEGRETTI NETO
                                Banca
                                • ADRIANA DE CASTRO CORREIA DA SILVA
                                • FERNANDA BAPTISTELLA HERNANDES
                                • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                                Resumo
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                                  A FERTIRRIGAÇÃO TEM EFEITO SOBRE A MARCHA DE ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES?
                                  Curso Mestrado em Agronomia
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 06/03/2024
                                  Área AGRONOMIA
                                  Orientador(es)
                                  • MARCOS ANTONIO CAMACHO DA SILVA
                                  Orientando(s)
                                  • LUIZ ANDERSON ABDALLA DE OLIVEIRA
                                  Banca
                                  • DANIEL MAKOTO KUSANO
                                  • LAÍS THOMÁZ LARANJEIRA
                                  • MARCOS ANTONIO CAMACHO DA SILVA
                                  Resumo
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                                    A FERTIRRIGAÇÃO TEM EFEITO SOBRE A MARCHA DE ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES?
                                    Curso Mestrado em Agronomia
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 06/03/2024
                                    Área AGRONOMIA
                                    Orientador(es)
                                      Orientando(s)
                                        Banca
                                          Resumo
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                                            OS USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo sobre o trabalho docente com o ensino remoto na Unidade Universitária de Paranaíba - UEMS
                                            Curso Mestrado em Educação
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 04/03/2024
                                            Área EDUCAÇÃO
                                            Orientador(es)
                                            • JULIANA DO PRADO
                                            Orientando(s)
                                            • EVERTON RODRIGUES MARTINS
                                            Banca
                                            • ISABELLA FERNANDA FERREIRA
                                            • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
                                            • JULIANA DO PRADO
                                            Resumo Nesta dissertação, apresentam-se os resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Linguagem, Educação e Cultura”. A presente pesquisa consistiu em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes na educação superior em tempos de pandemia e explorou a questão a partir da Universidade Estadual do estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, de modo que, o cenário pandêmico impôs as instituições de ensino a migrar-se repentinamente do ensino presencial para aulas por meio das tecnologias digitais.
                                            Justifica-se o presente estudo em virtude de que, desde a suspensão das atividades presenciais, as aulas por meio dos usos das mídias digitais transpuseram mudanças significativas no campo da educação e exigiu uma nova postura do professor frente ao ensino remoto emergencial.
                                            Assim, o objetivo derivou em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes da educação superior com o ensino remoto emergencial, de modo a revelar os desafios e as experiências vividas pelos professores. A partir de um questionário semiestruturado a investigação se
                                            constituiu a partir de três eixos: análise do perfil dos professores dos cursos de licenciatura – pedagogia e ciências sociais; os usos das mídias digitais pelos docentes; e os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Para a análise do presente estudo a metodologia
                                            adotada foi de ordem exploratória e qualitativa, utilizando-se de pano de fundo autores e estudiosos da temática, para que, assim, a partir de um recorte exploratório sobre a instituição de ensino pré-selecionada, pudéssemos examinar um conjunto de informações, tais como: os
                                            desafios e experiências adquiridas pelos docentes com os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Partindo deste movimento analítico abrangendo os usos das mídias digitais, os resultados indicaram que as mudanças estão ocorrendo de forma acelerada na
                                            sociedade e nem todos estão preparados para acompanhá-las, de modo a exercer efeitos concreto na atuação dos professores, impactando, principalmente, no ensino e na aprendizagem dos estudantes.
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                                            BIOINSUMO COM BASE DE EXTRATO DE PELLETS DE TABACO NA FORMAÇÃO DE MUDAS DE PIMENTEIRA
                                            Curso Mestrado em Agronomia
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 01/03/2024
                                            Área MANEJO E TRATOS CULTURAIS
                                            Orientador(es)
                                            • FLAVIO FERREIRA DA SILVA BINOTTI
                                            Orientando(s)
                                            • Fausto Antonio Coli Neto
                                            Banca
                                            • CHARLINE ZARATIN ALVES
                                            • EDILSON COSTA
                                            • FLAVIO FERREIRA DA SILVA BINOTTI
                                            • JOSIANE SOUZA SALLES
                                            Resumo O uso de alternativas sustentáveis na agricultura vem crescendo cada vez mais no cenário agronômico visando diminuir os impactos ambientais e recuperar recursos e ecossistemas esgotados. O objetivo do trabalho foi analisar a possibilidade do uso de pellets de tabaco como bioinsumo para produção de mudas de pimenteira. O experimento foi realizado em DIC e foi composto por sete tratamentos formados pela mistura de extrato de pellets de tabaco a 10% (ET), oxidação por ozônio (OZ), adição de bioinsumo de microalgas (MA) e adição de vitaminas do complexo B3 (VT). Os tratamentos formados foram: T1 (Controle); T2 (ET); T3 (ET+OZ); T4 (ET+MA); T5 (ET+MA+VT); T6 (ET+OZ+MA); T7 (ET+OZ+MA+VT); Na semeadura foi aplicado o bioinsumo diretamente no substrato, 6 mL por célula de cada um dos tratamentos. As avaliações foram realizadas com 42 dias após, semeadura e foram coletados os dados referentes à altura de mudas (AP), diâmetro do colo (DC), área foliar (AF), comprimento da raiz principal (CR), massa seca da parte aérea (MSPA), massa seca das raízes (MSR) e massa seca total (MST). Ainda foram realizadas as avaliações biométricas de crescimento referentes a razão de área foliar por massa seca total (RAF), relação altura de planta pelo diâmetro do colo (RAD), relação massa seca da parte aérea e massa seca do sistema radicular (RRFA), relação altura de planta e massa seca da parte aérea (RALPA) e índice de qualidade Dickson (IQD). Para todas as variáveis morfológicas analisadas os tratamentos T6 e T7 obtiveram resultados positivos, evidênciando serem uma boa indicação para produção de mudas de pimenteira. A oxidação por ozônio, a presença das vitaminas B3 e a adição da microalga foram importantes para o incrementando os ganhos de AP, DC, AF, CR, MSPA, MSR e MST, tornando o IQD das plantas desses dois tratamentos mais altos que o restante dos tratamentos. Assim, a utilização de pellets de tabaco para formação de bioinsumo é uma boa alternativa para produção de mudas de pimenta, podendo ser melhor explorada.
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                                            VIVÊNCIAS E MEMÓRIAS DA ESCOLA REUNIDA TAMANDARÉ EM PARANAÍBA/MS: ORIGEM E INSERÇÃO SOCIAL NA ROTINA DOS MORADORES DO DISTRITO TAMANDARÉ (1969-1982)
                                            Curso Mestrado em Educação
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 29/02/2024
                                            Área EDUCAÇÃO
                                            Orientador(es)
                                            • ADEMILSON BATISTA PAES
                                            Orientando(s)
                                            • MARIA ÂNGELA PEREIRA PEDROSO
                                            Banca
                                            • ADEMILSON BATISTA PAES
                                            • ALESSANDRA CRISTINA FURTADO
                                            • DIOGO DA SILVA ROIZ
                                            Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar o cenário do ensino rural primário no Sul do antigo Mato Grosso (MT), que passou a Mato Grosso do Sul (MS), e suas contribuições para o ensino rural primáriono município de Paranaíba (MS), privilegiando a compreensão das representações da cultura escolar e memória da Escola Reunida Tamandaré, situada no distrito Tamandaré, localizada a 90 km da área urbana do município de Paranaíba/MS. A delimitação do período em estudo se constitui entre 1969 a 1982; isso se justifica pela implantação da escola e a permanência do professor Januário Ricardo de Lima nesta instituição de ensino, da qual foium dos primeiros professores. A temática aborda aspectos da História e Historiografia da Educação Rural, apresentando os dados documentais de como a educação rural no Estado de Mato Grosso (MT) e, depois, durante a transição para o Mato Grosso do Sul (MS), tem se organizado ao longodo período que se pretende investigar. Essa pesquisa busca respostas para as seguintes questões: qual a importância e contribuição da criação e da instalação da Escola Reunida Tamandaré para a comunidade local? Quem foram os primeiros professores e alunos dessa escola? Qual era a formação dos primeiros professores? Quais as representações de cultura escolar presentes nas memórias do ex-professor, ex-professora, ex-alunos e antigos moradores no período de 1969 a 1982? Buscando responder à indagação e alcançar os objetivos propostos, a pesquisa teve abordagem teórica fundamentada na História Cultural, valendo-se da história oral como metodologia para produção de dados, juntamente com a análise de fontes documentais provenientes de leis, decretos e resoluções que dispõem sobre organização do estado e o funcionamento das escolas rurais no município de Paranaíba/MS. Tais fontes foram encontradas no arquivo da Secretaria Municipal de Educação– SEMED, na Prefeitura Municipal de Paranaíba, na base de dados do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira/GEPHEB/UEMS, nos documentos preservados pela escola em questão, nos acervos pessoais de ex-professores, ex-alunos e em entrevistas com antigos moradores do distrito, os quais reviveram suas memórias e contribuíram, assim, com a cultura local e regional. Na perspectiva da história oral, foram realizadas entrevistas com o professor Januário Ricardo de Lima, com ex-alunos e com uma ex-professora, os quais vivenciaram experiências de um período histórico; alguns atualmente ainda residem no Distrito Tamandaré. Isso torna suas falas em relatos de memórias que contribuem, antes de tudo, para o diálogo do presente com o passado. Assim, o almejado foi, a partir dos benefícios da história do tempo presente, cooperar com os estudos historiográficos sobre instituições educativas rurais, corroborando a importância da experiência histórica dos sujeitos que vivem em zonas rurais, do corpo docente e dos gestores públicos na construção de uma proposta de ação educativa comprometida com uma educação de qualidade.
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                                            ATRIBUTOS MICROBIOLOGICOS EM DIFERENTES SISTEMAS DE USO E MANEJO DO SOLO
                                            Curso Mestrado em Agronomia
                                            Tipo Dissertação
                                            Data 28/02/2024
                                            Área AGRONOMIA
                                            Orientador(es)
                                            • ELÓI PANACHUKI
                                            Orientando(s)
                                            • LETHÍCIA FERNANDES NUNES
                                            Banca
                                            • ELÓI PANACHUKI
                                            • NORTON HAYD REGO
                                            • WILK SAMPAIO DE ALMEIDA
                                            Resumo
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