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TRABALHO Ações
RACISMO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO CIENCIOMÉTRICA DO PERÍODO 2015-2024 NA PLATAFORMA SCOPUS
Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
Tipo Artigo Científico
Data 30/09/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARSIEL PACIFICO
Orientando(s)
  • Maria Aparecida Mendes de Oliveira
Banca
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
  • JOÃO GUILHERME DE CARVALHO GATTÁS TANNURI
  • MARSIEL PACIFICO
Resumo Esta pesquisa adota uma abordagem investigativa de natureza quantitativa, com o
intuito de delinear o perfil do tema em questão. O foco recai sobre o racismo e a educação
infantil, utilizando uma base cienciométrica para a análise. Os parâmetros estabelecidos
abrangem os termos “racism” e “early childhood education”, para publicações dos últimos dez anos, especificamente entre 2015 e 2024, indexadas na plataforma Scopus. Durante o
levantamento, foram identificados 308 documentos que abordam essas temáticas, o que
indica uma crescente produção acadêmica sobre a inclusão da criança negra no contexto
educacional e as práticas pedagógicas associadas. Este estudo busca, portanto, contribuir para
a compreensão e discussão dessas questões cruciais na educação contemporânea.
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    NARRATIVAS INDÍGENAS SOB PERSPETIVAS DE GÊNERO: SER MULHER TERENA
    Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
    Tipo Artigo Científico
    Data 18/09/2024
    Área TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
    Orientador(es)
    • NUBEA RODRIGUES XAVIER
    Orientando(s)
    • Maria do Socorro de Oliveira Araujo
    Banca
    • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
    • NUBEA RODRIGUES XAVIER
    • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
    Resumo A pesquisa se trata de uma análise das relações de poder sob perspectivas de gênero, a partir
    da narrativa de três mulheres indígenas terenas da aldeia Tereré de Sidrolândia, Mato Grosso
    do Sul. Como objetivo buscou-se compreender como ocorre os gradientes de equilíbrio de
    poder entre homens e mulheres, a partir de suas atuações e busca de defesa de seus territórios
    e direitos sociais. Para os pressupostos teóricos, a partir das narrativas indígenas, defendidas
    por Alberti, compreender como as mulheres conseguem a partir de uma coletividade, opor-se
    ao patriarcado, para análise dessas fontes orais, amparou-se em Cruz, Duarte, Lugones,
    Matos e em Elias para discorrer sobre as estratégias utilizadas pelas mulheres para manterem-
    se na balança de poder. Como resultados, evidenciar os tensionamentos múltiplos entre
    homens e mulheres, dialogando com discursos de diferentes lideranças indígenas que ocupam
    posição de protagonismo indígena na busca por direitos e visibilidade social.
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      ELAS CONTRA ELAS: UMA ANÁLISE DE COMO AS MULHERES REPRODUZEM O MACHISMO
      Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
      Tipo Artigo Científico
      Data 16/09/2024
      Área EDUCAÇÃO
      Orientador(es)
      • CINTIA SANTOS DIALLO
      Orientando(s)
      • Adriana Feliciano
      Banca
      • CINTIA SANTOS DIALLO
      • NUBEA RODRIGUES XAVIER
      • WILKER SOLIDADE DA SILVA
      Resumo Com o objetivo compreender de que modo e de que forma as mulheres propagam o discurso
      machista ao criticarem outras mulheres nas redes sociais, esta pesquisa partiu de uma
      investigação bibliográfica e descritiva, para depois dar prosseguimento à etnografia virtual.
      Para alcançar o objetivo proposto, será inicialmente analisada, por meio de estudos
      bibliográficos, a origem do patriarcado, machismo, misoginia e sexismo e, posteriormente,
      por meio do levantamento de dados, as suas consequências na atualidade. Foram analisadas 4
      publicações de mulheres diferentes, das quais foram coletados 3 comentários com algum teor
      machista para serem analisados. Dentre os pontos a serem analisados e apresentados,
      destacam-se: os fatores históricos e socioculturais que levam à desigualdade entre gêneros; a
      relação entre o patriarcado e o assujeitamento da mulher; a associação entre a violência
      contra a mulher; a sua luta por transformações. Identificamos os discursos intolerantes; e
      descrevemos a construção desses discursos, tendo em vista os atos de fala e os contratos e
      estratégias de discurso. Por fim, esta reflexão é fundamental para os estudos de gênero, mais
      especificamente, violência de gênero.
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        Relações Étnico-Raciais e Identidade: perspectivas a partir de políticas de reconhecimento e valorização
        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
        Tipo Artigo Científico
        Data 13/09/2024
        Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
        Orientador(es)
        • WILKER SOLIDADE DA SILVA
        Orientando(s)
        • Paula Marcelli Arêvalos Medina
        Banca
        • KELLY LETICIA DA SILVA SAKATA
        • NUBEA RODRIGUES XAVIER
        • WILKER SOLIDADE DA SILVA
        Resumo O presente trabalho visa contribuir para a valorização e o fortalecimento da temática das relações étnico-raciais, com um foco especial no município de Maracaju/MS. Esta pesquisa está estruturada em uma revisão bibliográfica sobre o tema, e utiliza também a pesquisa documental para interpretar os encaminhamentos legais que orientam as relações étnico-raciais no Brasil, especialmente no que se refere à valorização e ao reconhecimento da identidade negra. O objetivo é explorar os movimentos existentes no município e identificar como esses movimentos contribuem para as políticas públicas, a educação e a cultura. A partir da reflexão sobre os encaminhamentos atuais em Maracaju/MS relacionados à identidade negra, ficou evidente a necessidade do reconhecimento e da valorização das diversas identidades étnico-raciais, já que essa estrutura, a longo prazo, possibilita o avanço rumo a uma sociedade mais justa e plural, onde todos os indivíduos possam expressar e celebrar suas identidades de maneira plena e digna.
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          Formação Continuada sobre a Temática das Relações Étnico-Raciais: reflexões a partir da bibliografia na área
          Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
          Tipo Artigo Científico
          Data 12/09/2024
          Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
          Orientador(es)
          • WILKER SOLIDADE DA SILVA
          Orientando(s)
          • Mariele Aparecida Santos Barbosa
          Banca
          • CINTIA SANTOS DIALLO
          • Maysa Ferreira da Silva
          • WILKER SOLIDADE DA SILVA
          Resumo Ao analisar a formação continuada para professores da Educação Básica sobre a temática das relações étnico-raciais, se propôs como problema de pesquisa: O que dizem as produções acadêmicas atuais sobre a formação continuada voltada para professores da Educação Básica com o recorte temático de valorização das identidades étnico-raciais brasileiras? Como objetivo geral deste estudo, foi realizado um levantamento sobre as produções bibliográficas, a partir do BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). utilizando a metodologia estado do conhecimento. Com base nas análises realizadas evidencia-se a importância dos movimentos sociais, principalmente do Movimento Negro, para reivindicar direitos e tonar visível a desigualdade racial ainda presente na sociedade brasileira, destaca-se a importância e a constante necessidade da formação continuada para Educação da Relações Étnico-Raciais, que se constituam como espaços de discussão e reflexão crítica, possibilitando a transformação dos profissionais docentes, para que possam desenvolver suas práticas pautadas no respeito e valorização.
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            IMPACTO DO USO DE UM DISPOSITIVO ANTISSUCÇÃO DE ABA NASAL EM COMBINAÇÃO COM SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA DURANTE A DESMAMA NO DESEMPENHO
            Curso Mestrado em Zootecnia
            Tipo Dissertação
            Data 11/09/2024
            Área ZOOTECNIA
            Orientador(es)
            • MARCELO VEDOVATTO
            Orientando(s)
            • MARIANA SANTOS
            Banca
            • GUMERCINDO LORIANO FRANCO
            • HENRIQUE JORGE FERNANDES
            • MARCELO VEDOVATTO
            Resumo
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              RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LEI 10 639/03: AVANÇOS OU RETROCESSOS?
              Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
              Tipo Artigo Científico
              Data 06/09/2024
              Área SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
              Orientador(es)
              • NUBEA RODRIGUES XAVIER
              Orientando(s)
              • Vitória Francieli Siqueira Mascarenha
              Banca
              • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
              • NUBEA RODRIGUES XAVIER
              • WILKER SOLIDADE DA SILVA
              Resumo A pesquisa de cunho científico tem como objetivo de analisar as posturas e práticas
              pedagógicas acerca das relações étnico-raciais, verificando a aplicabilidade da Lei
              10.639/03, por meio de formação continuada de professores de séries iniciais da
              educação básica das cidades de Maracaju e Sidrolândia, estado de Mato Grosso do Sul.
              Essa pesquisa se justifica pela curiosidade em saber se os professores que atuam nas
              redes de ensino presenciam o racismo em seu cotidiano escolar, por tanto nossa
              problemática é como tem se dado as relações étnico-raciais em sala de aula, entre
              adulto/criança e entre criança/criança. Como embasamento teórico nos apoiamos em
              autores: Gomes, Cardoso, Luiz, Pereira e Cordeiro, além de legislação 10.639/03 que
              traz como premissa, história da identidade negra e afro-descendentes, para discussão
              da formação continuada nos pautamos em autoras como, Teixeira e no autor Fusari.
              Como forma de investigação enviamos questionários aos professores da educação
              infantil e anos iniciais do ensino fundamental que atuam nas redes de ensino. Como
              resultados, observamos que ainda falta implementação ao que tange a Lei 10639/03 e
              que os professores sentem-se inseguros em realizar práticas antirracista em ambiente
              escolar.
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                IMPACTO DA MAMADA CONTROLADA E DA APLICAÇÃO DE UM ANÁLOGO DE SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA NA REDUÇÃO DO ESTRESSE CAUSADO PELA DESMAMA DE BEZERROS DE CORTE
                Curso Mestrado em Zootecnia
                Tipo Dissertação
                Data 06/09/2024
                Área ZOOTECNIA
                Orientador(es)
                • ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
                Orientando(s)
                • DENISE EURIDSE MUSSALAFO
                Banca
                • ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
                • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
                • Felicidade Margarida Macome
                Resumo
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                  ENQUANTO O ÔNIBUS NÃO CHEGA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DA ZONA RURAL SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NA ESCOLA URBANA
                  Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                  Tipo Artigo Científico
                  Data 05/09/2024
                  Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                  Orientador(es)
                  • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                  Orientando(s)
                  • JOZECLEIA FERREIRA CARVALHO
                  Banca
                  • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
                  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                  • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                  Resumo Esta pesquisa teve por objetivo principal deslindar o processo de inclusão de
                  estudantes da zona rural em escolas urbanas. A partir do problema: como se dá a inclusão
                  escolar dos estudantes da zona rural que utilizam o transporte escolar para se deslocar as
                  escolas urbanas? Foram coletadas narrativas autobiográficas da pesquisadora e de três
                  estudantes que moram na zona rural para compreender estas vivências, desde o uso do
                  transporte público escolar como meio de locomoção da zona rural para a zona urbana, como
                  suas impressões sobre sentirem-se incluídos. Como objetivos específicos buscamos: a)
                  verificar aspectos da inclusão de estudantes por meio de mapeamento da produção acadêmica
                  no Banco de Teses e Dissertações- BDTD e b) analisar aspectos sobre a inclusão por meio
                  das narrativas. Como metodologia foi utilizada entrevista narrativa autobiográfica apoiada
                  por um roteiro, construído a partir de teses e dissertações que discutem a temática em tela.
                  Em relação ao mapeamento da produção acadêmica, constatamos que a falta de escolas nas
                  áreas rurais culminou numa política de transporte escolar e que dificultou inclusão escolar
                  dos estudantes da zona rural. As narrativas evidenciaram o cotidiano dos estudantes da zona
                  rural e seu percurso até as escolas da área urbana e seus anseios. As perspectivas narradas que
                  sugerem um trabalho que vise a inclusão escolar efetiva para estes estudantes.
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                    A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM TDAH: O QUE APONTAM AS PRODUCÕES ACADÊMICAS NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD?
                    Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                    Tipo Artigo Científico
                    Data 05/09/2024
                    Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                    Orientando(s)
                    • Marcelly Jarcem Ferreira
                    Banca
                    • CLAUDEMIR DANTES DA SILVA
                    • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                    • SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
                    Resumo O presente trabalho tem por objetivo analisar a inclusão de crianças com Transtorno de
                    Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) desde a educação infantil no ambiente escolar.
                    Como metodologia realizamos um mapeamento da produção acadêmica na BibliotecaDigital
                    BrasileiradeTesese Dissertações –BDTD.A partir do seguinte problema: o que apontam as
                    produções acadêmicassobre a inclusão de crianças com TDHD no ambiente escolar, desde a
                    educação infantil? Fizemos um mapeamento da produção acadêmica dos últimos quinze anos,
                    2009-2024, para isso utilizamos os descritores: inclusão, TDHA e educação infantil. Após
                    mapear as teses e dissertações, fizemos a leitura dos resumos para verificar aquelas as que
                    mais se aproximavam do objetivo da pesquisa e aprofundar as leituras. Como resultados, os
                    trabalhos apontaram queo TDHA é visto como desamparo à criança e sua rede de apoio, o
                    excessivo uso dos aparelhos eletrônicos tem desencadeado o surgimento de problemas
                    comportamentais, como a hiperatividade e a desatenção. A família ocupa posição central na
                    formação afetiva e moral da criança, pois a estrutura familiar proporciona melhorias no
                    desenvolvimento psicológico, como segurança, controle emocional e autoestima e por fim é
                    necessário superar as explicações biológicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem. Os
                    discursos acerca do TDAH no ambiente escolar destoam do discurso médico.
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                      PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS(AS) PROFISSIONAIS
                      Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                      Tipo Artigo Científico
                      Data 05/09/2024
                      Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                      Orientador(es)
                      • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                      Orientando(s)
                      • MARIA REGINA ARCANJO DE OLIVEIRA
                      Banca
                      • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
                      • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                      • SHIRLEY FERREIRA MARINHO SILVA
                      Resumo Uma educação inclusiva que atenda às especificidades de cada criança com ou sem
                      deficiência deve favorecer à sua inclusão na educação infantil. Nesse sentido, o objetivo
                      principal do presente estudo foi desvelar aspectos das práticas pedagógicas inclusivas no
                      trabalho entre profissionais da educação infantil. Para tanto, foi realizado um mapeamento
                      bibliográfico, onde foram consultadas produções científicas dos últimos 05 anos (2019-2023)
                      no portal google acadêmico. A análise realizada, a partir do mapeamento da produção
                      acadêmica, apontou que trabalhar colaborativamente é uma proposta viabilizada em diversas
                      todas as etapas de ensino, mas pouco explorada na educação infantil. No entanto, as
                      produções específicas demostram que os(as) profissionais da educação infantil devem
                      desenvolver estratégias para efetivar a inclusão escolar e valorizar seus saberes cotidianos
                      advindos da prática pedagógica.
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                        NARRATIVAS DE ESTUDANTES SURDAS SOBRE O PERCURSO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
                        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                        Tipo Artigo Científico
                        Data 05/09/2024
                        Área TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
                        Orientador(es)
                        • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                        Orientando(s)
                        • Maria Luiza Dos Santos Pellin
                        Banca
                        • BRUNA CAROLINE CAMARGO
                        • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                        • ROSANE TOEBE ZEN
                        Resumo Este trabalho tem por objetivo analisar narrativas de formação estudantes surdas do curso de
                        Pedagogia. A partir do seguinte problema de pesquisa: Quais foram os saberes adquiridos
                        durante o percurso de formação? a) buscamos refletir sobre a inclusão de professoras surdas
                        na docência; b) analisar as perspectivas das acadêmicas através das narrativas sobre o
                        percurso formativo, com ênfase no estágio supervisionado. Como metodologia foram
                        utilizadas entrevistas narrativas a partir de um roteiro e mapeamento da produção na BDTD.
                        Como resultados identificamos que há poucos registros de trabalhos que abrangem a
                        formação de professores surdos, o que justifica e necessidade de mais trabalhos empíricos. As
                        narrativas de formação das estudantes surdas revelaram que há um atraso na oferta um
                        ambiente inclusivo para formação de professores surdos, inexistência de adaptações nos
                        materiais didáticos para surdez, falta de profissionais surdos qualificados nas unidades
                        escolares e pouca oferta de recursos pedagógicos que favoreçam os estudantes surdos na
                        formação acadêmica.
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                          Apontamentos bibliográficos sobre a permanência de estudantes travestis e transexuais na educação básica
                          Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 04/09/2024
                          Área FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
                          Orientador(es)
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          Orientando(s)
                          • Juciara Pizarro da Silva Henriques
                          Banca
                          • EDER JUNIO DA SILVA
                          • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                          • HELLEN THAIS DOS SANTOS
                          Resumo A educação é um direito fundamental para todos/todas/todes, mas travestis e transexuais enfrentam desafios significativos no sistema de educação básica, incluindo discriminação explícita e falta de políticas escolares inclusivas, o que afeta sua experiência e desempenho. Este estudo visa compreender esses
                          obstáculos específicos e como as políticas escolares influenciam a evasão dessas estudantes, explorando o impacto dos documentos de gestão escolar na exclusão de travestis e transexuais e a importância de espaços juvenis inclusivos para a criação de novas formas de sociabilidade e inclusão. Utilizando abordagens pós-críticas por meio de uma pesquisa bibliográfica focada em estudos educacionais e
                          trabalhos de intelectuais trans, o estudo revela a necessidade urgente de transformar as práticas pedagógicas e as estruturas de poder que permeiam o ambiente escolar. A análise das contribuições teóricas e metodológicas dessas abordagens destaca como a falta de políticas inclusivas e a presença de normativas restritivas contribuem significativamente para a evasão escolar e o comprometimento do bem-estar emocional e psicológico dessas estudantes. Além disso, a criação e manutenção de espaços seguros e afirmativos são cruciais para a inclusão e o bem-estar das jovens transexuais, promovendo sua autoaceitação e autoestima. Ao integrar essas perspectivas, observar como apontamento conclusivo
                          a necessidade de criar uma educação verdadeiramente democrática e equitativa, onde todos/todas/todes estudantes, independentemente de sua identidade de gênero e/ou de sexualidades possam prosperar e se desenvolver plenamente.
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                            ÁFRICA ANTIGA EM SALA DE AULA: Possibilidades Didáticas
                            Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                            Tipo Dissertação
                            Data 02/09/2024
                            Área HISTÓRIA
                            Orientador(es)
                            • LEANDRO HECKO
                            Orientando(s)
                            • LUIS FELIPE MESQUISTA GRANJA
                            Banca
                            • CARLOS EDUARDO DA COSTA CAMPOS
                            • LEANDRO HECKO
                            • MARIA CELMA BORGES
                            Resumo
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                              Negros e indígenas na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870): as aulas de História Regional na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS.
                              Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                              Tipo Dissertação
                              Data 02/09/2024
                              Área HISTÓRIA
                              Orientador(es)
                              • ROGÉRIO DA PALMA
                              Orientando(s)
                              • EMÍLIO PAULINO DA ROCHA NETO
                              Banca
                              • Dilza Porto Gonçalves
                              • MANUELA AREIAS COSTA
                              • ROGÉRIO DA PALMA
                              Resumo O objetivo deste trabalho é investigar a invisibilidade histórica que os negros e os povos indígenas enfrentam nas narrativas históricas sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), especialmente no que diz respeito às aulas da disciplina de História Regional da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS (REME) Para tanto, pesquisaremos referenciais curriculares do município, livros didáticos adotados, produções historiográficas e entrevistas com professores que atuam na disciplina e/ou que lecionam história regional. Para a elaboração do produto final, pretendemos desenvolver um e-book que atenda à demanda contemporânea de um regime historiográfico de ampla circulação a partir do campo estabelecido pela História Pública. Dessa forma, este recurso pretende auxiliar profissionais da área e fornecer uma fonte de pesquisa histórica que analise a “Guerra Grande” sob a perspectiva decolonial, evidenciando o papel relevante de negros e indígenas no conflito.
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                                GÊNERO E ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
                                Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                                Tipo Dissertação
                                Data 02/09/2024
                                Área HISTÓRIA
                                Orientador(es)
                                • DENI IRENEU ALFARO RUBBO
                                Orientando(s)
                                • THIAGO DE SOUZA BOBEDA
                                Banca
                                • Claudia Regina Nichnig
                                • DENI IRENEU ALFARO RUBBO
                                • SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
                                Resumo
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                                  POR OUTROS MODOS DE SER E RE-EXISTIR: CONTRIBUIÇÕES DAS LUTAS DAS MULHERES KAIOWÁ E GUARANI NA KUNHANGUE ATY GUASU PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL
                                  Curso Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 31/08/2024
                                  Área HISTÓRIA
                                  Orientador(es)
                                  • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
                                  Orientando(s)
                                  • MARIELLE DE ARRUDA RIBEIRO
                                  Banca
                                  • BEATRIZ DOS SANTOS LANDA
                                  • CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
                                  • DANIELLE TEGA
                                  Resumo A proposta deste estudo surge a partir das vivências acumuladas ao longo de dez anos de
                                  docência, durante os quais se constatou que, apesar da Lei 11.645/2008, que estabelece a
                                  obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena no Brasil, e de Mato Grosso do Sul ser o terceiro estado com maior população indígena, a presença desses povos não se reflete nos conteúdos escolares. A ausência dos indígenas na História ensinada aos alunos tornou-se um ponto de incômodo crescente. A dificuldade em encontrar materiais didáticos que não
                                  estereotipem, subalternizem, omitam ou invisibilizem os povos indígenas no processo
                                  histórico do país é uma constante na vida do professor em Mato Grosso do Sul, grupo ao qual me incluo. Esta pesquisa problematiza as possíveis causas da sub-representação dos indígenas
                                  no ensino de História. Além disso, será estudada a constituição e as lutas contemporâneas do coletivo de mulheres indígenas Kaiowá e Guarani, conhecido como Kuñangue Aty Guasu.
                                  Através de uma revisão bibliográfica sobre os Kaiowá e Guarani, busco compreender seus
                                  modos de ser e viver, bem como suas lutas e demandas. Utilizei o método de pesquisa
                                  exploratória, com ênfase na pesquisa bibliográfica e documental, e busquei uma perspectiva
                                  decolonial para entender epistemologias alternativas às impostas pelo Norte Global, que têm
                                  levado a apagamentos no ensino de História que devem ser revisados. Além das referências
                                  bibliográficas, analisei os Projetos Pedagógicos dos Cursos de História das universidades
                                  públicas do estado e imer-mei no site da Kuñangue Aty Guasu para compreender a construção deste importante coletivo de mulheres, que se mobiliza não apenas em pautas de gênero, mas também nas lutas pela garantia dos direitos dos povos Kaiowá e Guarani. O coletivo organizou diversos encontros com lideranças indígenas e representantes políticos, e uma rica documentação foi produzida. A partir da análise dessa documentação, proponho a elaboração de um material didático que inclua a narrativa dessas mulheres sobre si mesmas, seu povo e suas lutas. Assim, professores e alunos terão a oportunidade de conhecer a História dessas Kuña, que, embora reconheçam as especificidades de gênero, transcendem essas questões ao buscar conquistas para o povo Kaiowá e Guarani.
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                                    AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
                                    Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                                    Tipo Artigo Científico
                                    Data 31/08/2024
                                    Área EDUCAÇÃO ESPECIAL
                                    Orientador(es)
                                    • ROSANE TOEBE ZEN
                                    Orientando(s)
                                    • Oldekeila Fernandes Pereira Rojas
                                    Banca
                                    • Ana Paula da Silva Leonel
                                    • ELIANE TEREZINHA TULIO FERRONATTO
                                    • ROSANE TOEBE ZEN
                                    Resumo Este artigo aborda a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especificamente nos anos iniciais do ensino fundamental, na escola de ensino regular, com o objetivo de compreender os avanços assegurados pelas políticas públicas de inclusão e os desafios encontrados pelos estudantes autistas para a efetivação dos seus direitos. De forma específica, o estudo se dedica à compreensão da história do autismo, das primeiras investigações às referências adotadas para orientar o diagnóstico nos dias de hoje; estuda a importância da inclusão de estudantes com TEA; assim como, investiga os desafios da efetivação do aprendizado destes estudantes nas turmas do ciclo de alfabetização. A realização desta pesquisa tem abordagem qualitativa, bibliográfica e documental. Por meio deste estudo, busca-se compreender a condição do TEA, como o transtorno afeta o funcionamento neurológico, que propicia rupturas nas habilidades sociais, de comunicação e comportamentais, exigindo, para a adequação em contexto educacional, suporte individualizado. Como resultados, identificou-se que a inclusão dos estudantes TEA nas escolas regulares é parte fundamental do acesso a oportunidades educacionais de qualidade. A legislação brasileira estabelece a inclusão escolar como um direito de todos os alunos, independentemente de suas diferenças. No entanto, na prática, muitas escolas enfrentam desafios na implementação dessa política. É importante que os educadores recebam formação adequada e que as escolas disponham de recursos para atender às necessidades individuais dos alunos com TEA.
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                                      Jaceguara Dantas: Gênero e raça na literatura infantil
                                      Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                                      Tipo Artigo Científico
                                      Data 30/08/2024
                                      Área EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
                                      Orientador(es)
                                      • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                                      Orientando(s)
                                      • Ana Claudia Araújo Matos Krul
                                      Banca
                                      • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                                      • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
                                      • NUBEA RODRIGUES XAVIER
                                      Resumo A pesquisa objetiva a participação social e literária da mulher sul-mato-grossense a partir da perspectiva de gênero e raça por meio das produções literárias, com ênfase na mulher negra. A sua realização justifica-se pela pouca visibilidade acerca da literatura e poesia feminina, ao que concerne à produção voltada à infância negra. Dentro do embasamento teórico, tomamos como princípio a perspectiva interseccional que permite compreender a mulher pelo viés de gênero, étnico-racial, classe social, permitindo discorrer sobre autoras negras como Maria Firmina Dos Reis a primeira romancista negra e Conceição Evaristo, a mulher negra mais influente da literatura brasileira contemporânea, elaborando aproximações com a escritora sul-mato-grossense Jaceguara Dantas. Para o pressuposto metodológico, utilizamos como ferramenta, a entrevista quali-quantitativa, tendo como objeto de análise e subjetivação, a obra “Os Sonhos de Àgatha”, que se destina aproximar a literatura negra como espaço de empoderamento, em contraponto com a cultura patriarcal, permeada por discursos dominantes na sociedade moderna. Nesse contexto, acerca da visibilidade feminina negra, tivemos equilíbrio de reflexão, as potencialidades da identificação afrodescendente, como forma de valorização e reconhecimento da mulher preta como protagonista na construção de uma sociedade mais igualitária, em favor da cultura negra sul-mato-grossense.
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                                        O TEATRO DO GÊNERO NAS PRÁTICAS DA PROFISSÃO DOCENTE EM CRECHES: DISCUSSÕES SOBRE A VIGILÂNCIA DO GÊNERO NA CRECHE
                                        Curso Especialização em Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação em Diversidades e Inclusão Políticas, Currículos e Práticas Pedagógicas
                                        Tipo Artigo Científico
                                        Data 28/08/2024
                                        Área EDUCAÇÃO
                                        Orientador(es)
                                        • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                                        Orientando(s)
                                        • Augusto César Henriques
                                        Banca
                                        • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
                                        • Márcio de Oliveira
                                        • REGINALDO PEIXOTO
                                        Resumo A pesquisa analisou como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem influenciar na construção da identidade de gênero das crianças. Para isso, analisou o discurso de uma professora, relevando que o ambiente escolar e as relações de poder podem moldar as percepções de gênero. É preciso repensar as práticas pedagógicas visando promover o respeito
                                        à diversidade. É crucial que os educadores estejam atentos aos estereótipos de gênero e busquem desconstruí-los. O diálogo com as famílias e a formação continuada dos professores, apesar de desafiador, são fundamentais para criar ambientes inclusivos. A pesquisa destaca a abordagem das questões de gênero de forma adequada à faixa etária, promovendo a construção de identidades autênticas e livres de estereótipos. Esta pesquisa tenta contribuir para o campo
                                        da educação, evidenciando a necessidade de uma abordagem crítica e reflexiva sobre as práticas pedagógicas, visando promover a igualdade de gênero desde a primeira infância.
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