RECONHECIMENTO FACIAL DE BOVINOS DA RAÇA NELORE POR MEIO DE VISÃO COMPUTACIONAL |
|
Curso |
Mestrado em Zootecnia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/11/2023 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
- VANESSA APARECIDA DE MORAES WEBER
|
Orientando(s) |
- PIETRO NAVARRO RODRIGUES CLAURE
|
Banca |
- ALEXANDRE DE OLIVEIRA BEZERRA
- ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
- VANESSA APARECIDA DE MORAES WEBER
|
Resumo |
|
Download |
|
|
OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA PÚBLICA - UM DESAFIO PARA O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIO E FÍLMICO DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE |
|
Curso |
Mestrado em Letras em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/10/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
|
Resumo |
|
Download |
|
|
OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA PÚBLICA - UM DESAFIO PARA O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIO E FÍLMICO DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE |
|
Curso |
Mestrado em Letras em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/10/2023 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
|
Orientando(s) |
- Valkiria Gutierres dos Santos
|
Banca |
- FLÁVIO AMORIM DA ROCHA
- NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
- NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
|
Resumo |
|
Download |
|
|
CONTO DE TERROR: ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA |
|
Curso |
Mestrado em Letras em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/10/2023 |
Área |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Orientador(es) |
- CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
|
Orientando(s) |
- ELISIANE NATIVIDADE DE SALES
|
Banca |
- CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
- ELIANE APARECIDA MIQUELETTI
- SANDRA ESPINDOLA MACENA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
DIVERSIFICAÇÃO DO USO DE COBERTURAS DE SOLO PARA O CULTIVO SOLTEIRO E CONSORCIADO DE ALFACE E RÚCULA |
|
Curso |
Mestrado em Agronomia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/09/2023 |
Área |
AGRONOMIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- ISADORA LUCIANO DE ANDRADE
|
Banca |
- FRANCISCO EDUARDO TORRES
- MAIELE LEANDRO DA SILVA
- PAULO CESAR FERREIRA LINHARES
|
Resumo |
|
Download |
|
|
EZOOGNÓSIA DOS BOVINOS DA RAÇA PANTANEIRA |
|
Curso |
Mestrado em Zootecnia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/09/2023 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
- MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
|
Orientando(s) |
- RAÚL ESTUARDO SUCHINI MAYORGA
|
Banca |
- CARLOS MIGUEL BECERRIL PÉREZ
- FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
- MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
- RAQUEL SOARES JULIANO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
DESEMPENHO PRODUTIVO DE ANIMAIS NELORE EM SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO VISANDO UMA PECUÁRIA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO |
|
Curso |
Mestrado em Zootecnia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
14/09/2023 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- LEONARDO MOREIRA FERNANDES
|
Banca |
- PEDRO NELSON CESAR DO AMARAL
- ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA
- RODRIGO DA COSTA GOMES
|
Resumo |
|
Download |
|
|
REFLEXÕES CRÍTICAS E SEU DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/09/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- FERNANDA CAROLINA PEREIRA DA SILVA
|
Banca |
- KLINGER TEODORO CIRÍACO
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
- THIAGO DONDA RODRIGUES
|
Resumo |
A presente dissertação, desenvolvida no programa de Mestrado em Educação juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade”, tem por objetivo geral investigar as possibilidades e dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática em trabalhar questões sociais a partir de uma abordagem crítica em suas aulas, através das perspectivas dos professores entrevistados. Apontamos o tema como relevante para o campo da Educação Matemática, pois buscamos as perspectivas de alguns professores de Matemática sobre o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de Matemática, trazendo suas concepções, realidades enfrentadas e dificuldades. Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido a partir da perspectiva da pesquisa qualitativa e optamos pela entrevista semiestruturada como procedimento para produção de dados. Para a análise dos resultados obtidos através das tratativas, utilizamos a Análise Temática, por entendermos a necessidade de certa flexibilidade na escolha dos temas a serem analisados, que foram surgindo com o desenvolvimento dos diálogos. As entrevistas foram realizadas com três professores de Matemática que atuam nas redes estaduais e municipais de ensino do município de Paranaíba/MS, buscando entender as concepções desses professores sobre questões sociais e o pensamento crítico, e as possibilidades e dificuldades dessa abordagem em sala de aula. Através das análises realizadas conseguimos chegar a algumas conclusões ligadas a dificuldades do desenvolvimento do pensamento crítico em relação às questões sociais de nossa sociedade, sendo algumas delas: ligadas a questões curriculares, ao despreparo em relação a estas temáticas para o desenvolvimento no ensino de Matemática, o ensino de Matemática focado em conteúdos e baseado em repetições e memorizações, sendo estas algumas das dificuldades apresentadas pelos entrevistados desta pesquisa. |
Download |
|
|
ZALINA ROLIM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA REVISTA DO JARDIM DA INFÂNCIA DA ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS EM SÃO PAULO (1896-1897) |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
01/09/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ADRIANA APARECIDA PINTO
- ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
- SILVANE APARECIDA DE FREITAS
|
Resumo |
Nesta investigação apresentam-se os resultados da pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa História, Sociedade e Educação. O objetivo foi pesquisar as contribuições dos textos de Zalina Rolim (1869-1961) na educação de crianças paulistas, por meio do estudo sobre as produções de sua autoria publicadas na Revista do Jardim da Infância entre 1896 e 1897. Seus textos pedagógicos tiveram a merecida importância a partir de suas narrações nas aulas de linguagem, bem como suas atividades realizadas por intermédio de versos ritmados e musicalizados. O contexto vivido no período de suas obras e textos reflete uma política nacional que desejou fazer diferença na educação das crianças e fazer delas cidadãos de bem, sendo a criança um ser cultural e passivo das mudanças que ocorriam no decorrer da história. Ademais, descrevemos toda a trajetória e vida da poetisa Zalina Rolim e suas contribuições para a educação na infância. Optou-se pela metodologia bibliográfica e analisamos documentos, periódicos, jornais e revistas da época com a finalidade de constatar as contribuições dos textos publicados na Revista do Jardim da Infância (1896-1897). A investigação apontou que a linguagem e a musicalidade usadas nos versos escritos por Zalina Rolim colaboraram com o ser em desenvolvimento, na construção do ser social e cultural na educação da infância. A partir dos estudos e análises dos textos publicados na revista, compreendeu-se que suas produções foram relevantes para o desenvolvimento pleno da criança, contribuindo para a formação do homem ideal para o país, civilizando-o para que se tornasse um futuro cidadão brasileiro exemplar. A revista é um exemplo e parte desse cenário que insere a criança na escola e cuida do seu desenvolvimento. |
Download |
|
|
USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NO CONTROLE DO FUNGO Aspergillus flavus |
|
Curso |
Mestrado em Agronomia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
30/08/2023 |
Área |
AGRONOMIA |
Orientador(es) |
- GUSTAVO HARALAMPIDOU DA COSTA VIEIRA
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ARIANA BERTOLA CARNEVALE
- EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
- GUSTAVO HARALAMPIDOU DA COSTA VIEIRA
|
Resumo |
O gênero Aspergillus é um grupo de fungos comum em grãos de armazenamento, podendo produzir metabólitos secundários tóxicos que contaminam alimentos e rações. Composto por mais de 300 espécies, divididas em 19 seções, algumas são benéficas para a agricultura, biotecnologia, indústria alimentícia e saúde humana, enquanto outras deterioram produtos agrícolas e produzem micotoxinas prejudiciais, como o A. flavus. A indústria utiliza antifúngicos para combater o crescimento do fungo, mas isso levou ao aumento da resistência aos antifúngicos e preocupações com a segurança alimentar. O uso de pesticidas químicos sintéticos e o alto custo para sua produção levam à busca de métodos alternativos. Assim, o objetivo do presente estudo é elucidar, por meio de uma revisão de literatura, as principais e mais atuais abordagens profiláticas, contra A. flavus em grãos armazenados, por meio do uso de óleos essenciais. Portanto, os óleos essenciais se destacam como uma abordagem viável no controle de fungos, podendo representar uma importante estratégia para promover a segurança alimentar e a saúde pública. Ao continuar a explorar suas propriedades antimicrobianas e aperfeiçoar sua aplicação, podemos almejar uma solução mais sustentável e eficaz para proteger nossos alimentos dos desafios causados por microrganismos indesejados. |
Download |
|
|
MULHERES E DIREÇÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE FERNANDÓPOLIS-S.P. (DÉCADAS DE 1970/1990) |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2023 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- ELLEN CLAUDIA CARDOSO MARTINEZ DORETTO
|
Banca |
- ADEMILSON BATISTA PAES
- CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
- REGINALDO PEIXOTO
|
Resumo |
Nesta dissertação são apresentados resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Formação Docente e Diversidade”, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Diversidade (GEPHIS)”. O objetivo da pesquisa foi resgatar as memórias, lembranças e/ou esquecimentos das diretoras escolares pertencentes à rede pública estadual do município de Fernandópolis (SP), nas décadas de 70 a 90. Trata-se de um período de mudanças políticas, desde uma ditadura até a redemocratização; no campo educacional, houve a normatização dos 1º e 2º graus, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a reorganização das escolas estaduais e a Progressão Continuada, vigente até os dias de hoje. O estudo é baseado no método de História Oral Temática, gênero narrativa, mediante entrevistas e questionários de cinco diretoras aposentadas, suas visões e versões dos âmbitos administrativo e pedagógico das escolas estaduais do município, e as ações desempenhadas mediante a legislação (decretos, resoluções, leis, pareceres) do contexto educacional. Para tanto, houve necessidade de retratar a importância do gênero feminino na formação histórica, um novo olhar que enriqueceu a pesquisa. Dentre os resultados alcançados, pode-se sintetizar que a falta de troca de experiências entre as escolas e entre as diretoras das instituições escolares de Fernandópolis proporciona a descontinuidade das ações pedagógicas e administrativas; portanto, conclui-se que as questões pedagógicas e administrativas ainda se encontram repletas de lacunas, como a falta de diálogos entre os diretores, a não realização de troca de experiências, e as descontinuidades de alguns programas dos governos que não favorecem as ações das diretoras e sua divulgação dentro da história do município. |
Download |
|
|
ANÁLISE DE MANUAL DIDÁTICO PARAGUAIO À LUZ DO MODELO TEÓRICO MTSK |
|
Curso |
Mestrado em Educação Científica e Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/08/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ANTONIO SALES
- EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
- SONNER ARFUX DE FIGUEIREDO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
SISTEMA DE CULTIVO DE ALFACE E CEBOLINHA ASSOCIADOS A COBERTURAS DO SOLO |
|
Curso |
Doutorado em Agronomia |
Tipo |
Tese |
Data |
17/08/2023 |
Área |
AGRONOMIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- FERNANDA BAPTISTELLA HERNANDES
|
Banca |
- JAILMA SUERDA SILVA DE LIMA
- MAIELE LEANDRO DA SILVA
- NEDER HENRIQUE MARTINEZ BLANCO
- PAULO CESAR FERREIRA LINHARES
- ROGÉRIO FERREIRA DA SILVA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A formação de professores da Educação Infantil por meio da literatura para o ensino de medidas de massa |
|
Curso |
Mestrado em Educação Científica e Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/08/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
|
Orientando(s) |
- ROSEMARY BORIN CAVALHEIRO
|
Banca |
- EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
- MARCELO SALLES BATARCE
- THAISE DA SILVA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
RELATÓRIO TÉCNICO - GÊNERO, SEXUALIDADE E TERCEIRA IDADE: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA A TERCEIRA IDADE |
|
Curso |
Mestrado em Ensino em Saúde |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/08/2023 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- RODRIGO DOMINGOS DE SOUZA
|
Banca |
- CASSIA BARBOSA REIS
- CÁTIA PARANHOS
- MARCIA MARIA DE MEDEIROS
|
Resumo |
|
Download |
|
|
O jogo didático como suporte pedagógico para a educação ambiental a partir dos conteúdos de ciências |
|
Curso |
Mestrado em Educação Científica e Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/08/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- LILIAN GIACOMINI CRUZ ZUCCHINI
|
Orientando(s) |
- AMANDA NOBRE BARBOZA DE SOUZA
|
Banca |
- AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
- CAROLINA BUSO DORNFELD
- LILIAN GIACOMINI CRUZ ZUCCHINI
- MARCELA DE MORAES AGUDO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
O Ensino de Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A Construção de uma Sequência Didática Contextualizada |
|
Curso |
Mestrado em Educação Científica e Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/08/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Camila de Araújo Cabral
- HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
- LUCELIO FERREIRA SIMIÃO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A teoria e a prática docente: formação inicial e continuada de pedagogos/as e o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
|
Curso |
Mestrado em Educação Científica e Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
04/08/2023 |
Área |
ENSINO |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Elisangela Camargo Nantes Alves
|
Banca |
- GILMAR PRAXEDES DANIEL
- HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
- WELLINGTON PEREIRA DE QUEIRÓS
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Formação de professores dos primeiros anos do ensino fundamental para uma perspectiva crítica da educação ambiental |
|
Curso |
Mestrado em Educação Científica e Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
03/08/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
- VANESSA DAIANA PEDRANCINI
|
Orientando(s) |
- Claudia Regina de Oliveira e Silva Souza
|
Banca |
- ELIANE CERDAS
- JOSEANA STECCA FAREZIM KNAPP
- VANESSA DAIANA PEDRANCINI
|
Resumo |
|
Download |
|
|
CÉLULA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
|
Curso |
Mestrado em Educação Científica e Matemática |
Tipo |
Dissertação |
Data |
02/08/2023 |
Área |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- MIRIAN XAVIER
- REGIANI MAGALHÃES DE OLIVEIRA YAMAZAKI
- VANESSA DAIANA PEDRANCINI
|
Resumo |
|
Download |
|
|