Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
USO DE ÓLEO ESSENCIAL Zingiber officinale (OEZ) COMO ANESTÉSICO NATURAL EM LAMBARI
Curso Mestrado em Zootecnia
Tipo Dissertação
Data 22/03/2023
Área ZOOTECNIA
Orientador(es)
  • DELIANE CRISTINA COSTA
Orientando(s)
  • BRENDA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA
Banca
  • CRISTIANE FÁTIMA MELDAU DE CAMPOS AMARAL
  • DELIANE CRISTINA COSTA
  • THIAGO BERNARDES FERNANDES JORGE
Resumo
Download
    ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE PRODUTIVA DE GENÓTIPOS DE FEIJÃO-CAUPI EM MATO GROSSO DO SUL
    Curso Mestrado em Agronomia
    Tipo Dissertação
    Data 20/03/2023
    Área AGRONOMIA
    Orientador(es)
    • MAIELE LEANDRO DA SILVA
    Orientando(s)
    • STEFANIE BRAGA DUARTE ARGUELHO
    Banca
    • GESSÍ CECCON
    • MAIELE LEANDRO DA SILVA
    • PAULO EDUARDO TEODORO
    Resumo
    Download
      EFEITO DA SUBSTÂNCIA APAZIGUADORA BOVINA NA EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE NOVILHAS F1 ANGUS x NELORE CONFINADAS, DESAFIADAS PRECOCEMENTE
      Curso Mestrado em Zootecnia
      Tipo Dissertação
      Data 16/03/2023
      Área ZOOTECNIA
      Orientador(es)
      • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
      Orientando(s)
      • ALDAIR FÉLIX DA SILVA
      Banca
      • ANDRÉA ROBERTO DUARTE LOPES SOUZA
      • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
      • MARCELO VEDOVATTO
      Resumo
      Download
        ATIVIDADE INSETICIDA DE ÓLEOS ESSENCIAIS, EXTRATOS VEGETAIS NO CONTROLE AO PULGÃO
        Curso Mestrado em Agronomia
        Tipo Dissertação
        Data 14/03/2023
        Área AGRONOMIA
        Orientador(es)
        • GUSTAVO HARALAMPIDOU DA COSTA VIEIRA
        Orientando(s)
        • João Pedro Novais Queiroz Guimarães
        Banca
        • CÁSSIO DE CASTRO SERON
        • DIEGO OLIVEIRA RIBEIRO
        • GUSTAVO HARALAMPIDOU DA COSTA VIEIRA
        Resumo Com o passar dos anos, houve uma crescente necessidade, por métodos alternativos de controle de pragas, devido ao uso indiscriminado dos inseticidas convencionais, que oferecem e causam danos à saúde, assim como impactos ao meio ambiente. Os pulgões estão entre as pragas econômicas importantes, devido serem vetores de patógenos que causa danos em produções e consequentemente percas econômicas. O presente estudo objetivou-se em determinar os efeitos inseticidas de óleos essenciais, extratos vegetais, como uma proposta alternativa para manejo integrado de controle do pulgão, sendo estes produtos escolhidos em função do baixo impacto ao ambiente, em comparação aos métodos convencionais de controle. Os estudos foram conduzidos no laboratório de fitopatologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Cassilândia/MS, o delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 5x5 sendo as substâncias os óleos essenciais de alecrim, citronela, hortelã e os extratos hidroetanólico de alho e canela, nas concentrações (0, 10, 20, 40, 80 μl), cada tratamento foi composto por cinco repetições. Os óleos essenciais de citronela, alecrim e hortelã apresentaram resultados significativos em 24 horas, tendo ocasionado em média 90%, 80% e 62% de mortalidade dos pulgões. Já os extratos hidroetanólicos de alho, canela embora menores mortalidades observadas, houve o crescimento linear das mortalidades em ambos, conforme a dosagem era aumentada. Foi observado potencial afidicida nos óleos essenciais, e imprescindível um número mais expressivo de estudos em laboratórios e em campo que os avaliem, para recomendá-los para o programa MIP contra pulgões e outros insetos-praga, possibilitando a diminuição de inseticidas convencionais e seu uso constante no combate a pragas.
        Download
          APLICAÇÃO EXÓGENA DE VITAMINAS PARA A AMENIZAÇÃO DE ESTRESSES ABIÓTICOS EM CAFEEIRO
          Curso Mestrado em Agronomia
          Tipo Dissertação
          Data 09/03/2023
          Área AGRONOMIA
          Orientador(es)
          • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
          Orientando(s)
          • Maria Ingrid de Souza
          Banca
          • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
          • JOSIANE SOUZA SALLES
          • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
          • SEBASTIÃO FERREIRA DE LIMA
          Resumo O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo, por possuir um clima que propicia a produção de grãos com alta qualidade, mas com o aumento das mudanças climáticas a cultura do café vem sofrendo com os efeitos causados pelos estresses abióticos, e a utilização de vitaminas para mitigar esses efeitos está apresentando resultados positivos sobre o desenvolvimento e atividade fisiológica de plantas. Com base na hipótese de que a aplicação de vitaminas contribui no incremento das características fisiológicas de cafeeiros cultivados em regiões com diferentes condições climáticas e tipos de solo, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação de tiamina e piridoxina em cultivares de cafeeiros arábica em clima quente e solo arenoso. Para tanto avaliou-se a combinação entre quatro cultivares de café (Acaia, Araras, Catucaí 24/137, Catucaí 2SL) e a aplicação de três tratamentos foliares (água destilada, 100 mg L-1 tiamina e 100 mg L-1 piridoxina). Avaliaram-se as características relacionadas à troca gasosa nas plantas, índice relativo de clorofila, incremento em altura e diâmetro do caule. Constataram-se ganhos significativos sobre as características fisiológicas relacionadas às atividades de trocas gasosas, assim como para os teores relativos de clorofila para todas as cultivares de cafeeiro. Desta maneira, conclui-se que aplicação de vitaminas contribuiu para o incremento da atividade fisiológica de plantas de cafeeiro cultivadas em clima quente e solo arenoso, aumentando significativamente a capacidade fotossintética e o teor de clorofila das cultivares testadas.
          Download
            DESEMPENHO AGRONÔMICO DE GENÓTIPOS DE AMENDOIM NA REGIÃO DO BOLSÃO SUL-MATO-GROSSENSE
            Curso Mestrado em Agronomia
            Tipo Dissertação
            Data 03/03/2023
            Área AGRONOMIA
            Orientador(es)
            • CÁSSIO DE CASTRO SERON
            Orientando(s)
            • Mennes Vieira da Silva
            Banca
            • ÁLVARO HENRIQUE CÂNDIDO DE SOUZA
            • CÁSSIO DE CASTRO SERON
            • FERNANDA PACHECO DE ALMEIDA PRADO BORTOLHEIRO
            • MURILO BATTISTUZZI MARTINS
            Resumo Estudos de validação agronômica vêm sendo realizados no estado do Mato Grosso do Sul devido suas características edafoclimáticas serem favoráveis para a produção da cultura do amendoim. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar o desempenho agronômico de genótipos de amendoim nas condições edafoclimáticas da Região do Bolsão Sul-mato-grossense em dois ciclos produtivos. Os experimentos foram conduzidos na Fazenda experimental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, localizada no município de Cassilândia – MS, no ano agrícola 2020/21 e 2021/22. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Os tratamentos consistiam no cultivo de dez genótipos de amendoim em 2 anos agrícolas. As parcelas eram constituídas por duas linhas de três metros de comprimento, com espaçamento entre linhas de 0,90 m, as avaliações ocorreram nas duas linhas, porém foi descartado 0,50 m no início e final da linha como bordadura. As variáveis avaliadas foram severidade de Nothopassalora personata (pinta preta), massa de 100 grãos e produtividade de vagens. Os genótipos BRS 421 OL, BRS 423 OL e 2010 OL que foi registrada como BRS 425 OL, demonstraram melhor adaptação agronômica nos 2 ciclos de cultivo nas condições edafoclimáticas da região do Bolsão Sul-mato-grossense e juntamente com outros campos experimentais pelo Brasil cultivados com os mesmos genótipos que também obtiveram melhor adaptação e foram lançados como cultivares comerciais.

            Download
              COINOCULAÇÃO DA SOJA COM BRADYRHIZOBIUM JAPONICUM E BACTÉRIAS PROMOTORAS DO CRESCIMENTO
              Curso Mestrado em Agronomia
              Tipo Dissertação
              Data 02/03/2023
              Área AGRONOMIA
              Orientador(es)
              • TIAGO ZOZ
              Orientando(s)
              • RAFAELLA DE PAULA PACHECO NORONHA
              Banca
              • CÁSSIO DE CASTRO SERON
              • SEBASTIÃO SOARES DE OLIVEIRA NETO
              • TIAGO ZOZ
              Resumo O aumento dos preços dos fertilizantes nitrogenados intensificou a busca por alternativas que possam substituir total ou parcialmente o uso dos fertilizantes tradicionais, a fim de reduzir os custos da produção agrícola. A coinoculação de Bradyrhizobium japonicum com outros microrganismos promotores de crescimento das plantas pode ser uma alternativa para reduzir o uso de fertilizantes. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da coinoculação de Bradyrhizobium japonicum com bactérias promotoras de crescimento (Azospirillum brasilense, Bacillus subtilis, e Pseudomonas fluorescens) sobre as características fisiológicas e a produtividade da soja. Foram conduzidos dois experimentos em regiões agrícolas distintas. Um experimento foi conduzido em Selvíria, Mato Grosso do Sul, região Centro-Oeste do Brasil, e o outro experimento foi conduzido em Maripá, PR, região Sul do Brasil, ambos na safra 2020/2021. O delineamento experimental utilizado em ambos os experimentos foi em blocos ao acaso com cinco repetições, em esquema fatorial 5x2. O primeiro fator foi constituído pela inoculação e coinoculações (controle -não inoculado, Bradyrhizobium japonicum, B. japonicum + Azospirillum brasilense, B. japonicum + Bacillus subtilis e B. japonicum + Pseudomonas fluorescens). O segundo fator foi constituído por dois níveis de adubação, sendo a adubação recomendada para soja, com base na análise de solo e recomendações técnicas para a cultura da soja (300 kg ha-1 da formulação NPK 02-20-20) e uma dose inferior a dose recomendada, equivalente a 200 kg ha-1 da formulação NPK 02-20-20. Os 45 dias após a emergência foram realizadas avaliações de número e massa seca de nódulos e trocas gasosas. Na fase de colheita foram realizadas avaliações de componentes de produção e produtividade. Também foram analisadas o acúmulo de NPK na palhada e nos grãos. A coinoculação de B. japonicum com A. brasilense, B. subtilis e P. fluorescens tem potencial para elevar a produtividade de grãos da soja se comparada com a inoculação com B. japonicum. A coinoculação de B. japonicum com A. brasilense e P. fluorescens é capaz de compensar a redução da adubação e manter produtividades de grãos da soja similares as plantas que recebem a adubação adequada.

              Download
                ESTOQUE DE CARBONO, AGREGAÇÃO DO SOLO E EMISSÃO DE C-CO2 EM SISTEMAS MANEJADOS E ÁREA EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL
                Curso Mestrado em Agronomia
                Tipo Dissertação
                Data 02/03/2023
                Área AGRONOMIA
                Orientador(es)
                • JEAN SÉRGIO ROSSET
                Orientando(s)
                • ISABELA NEVES
                Banca
                • AUGUSTINHO BORSOI
                • JEAN SÉRGIO ROSSET
                • LEANDRO FLECK
                Resumo
                Download
                  Por que produzir a deficiência? Uma análise dos discursos médico, social e biopsicossocial
                  Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                  Tipo Artigo Científico
                  Data 01/03/2023
                  Área DIREITO
                  Orientador(es)
                  • WASHINGTON CÉSAR SHOITI NOZU
                  Orientando(s)
                  • Fernanda Martins Castro Rodrigues
                  Banca
                  • Eduardo Adão Ribeiro
                  • Leonardo Santos Amâncio Cabral
                  • WASHINGTON CÉSAR SHOITI NOZU
                  Resumo
                  Download
                    Análise dos Fundamentos Norteadores do Direito Ambiental em Contraste aos Altos Índices de Uso de Agrotóxicosno Cenário Agrobrasileiro
                    Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                    Tipo Artigo Científico
                    Data 01/03/2023
                    Área DIREITO
                    Orientador(es)
                    • GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA
                    Orientando(s)
                    • FERNANDO DO NASCIMENTO BEZERRA
                    Banca
                    • ELIOTÉRIO FACHIN DIAS
                    • FELIPE PEREIRA MATOSO
                    • GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA
                    Resumo
                    Download
                      ESTOQUE DE CARBONO, SUBSTÂNCIAS HÚMICAS E AGREGAÇÃO DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO E EM ÁREA SOB PROCESSO DE REGENERAÇÃO NATURAL
                      Curso Mestrado em Agronomia
                      Tipo Dissertação
                      Data 01/03/2023
                      Área AGRONOMIA
                      Orientador(es)
                      • JEAN SÉRGIO ROSSET
                      Orientando(s)
                      • LAIZA COELHO DE ALCÂNTARA
                      Banca
                      • AUGUSTINHO BORSOI
                      • JEAN SÉRGIO ROSSET
                      • TIAGO ZOZ
                      Resumo
                      Download
                        EMENDA 97: EFEITOS E APLICABILIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DIFUSAS E COLETIVAS NA CÂMARA DE VEREADORES DE NOVA ANDRADINA-MS
                        Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                        Tipo Artigo Científico
                        Data 01/03/2023
                        Área DIREITO
                        Orientador(es)
                        • ROGERIO TURELLA
                        Orientando(s)
                        • MARCOS DANIEL SANTI
                        Banca
                        • CLAUDINEI ARAÚJO DOS SANTOS
                        • ROGERIO TURELLA
                        • WANDER MATOS DE AGUIAR
                        Resumo
                        Download
                          Judicialização do direito à saúde: o judiciário como garantidor de direitos humanos
                          Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                          Tipo Artigo Científico
                          Data 01/03/2023
                          Área DIREITO
                          Orientador(es)
                          • HASSAN HAJJ
                          Orientando(s)
                          • Cássia Cavalcante de Oliveira Nogueira
                          Banca
                          • HASSAN HAJJ
                          • MARCOS ALCARÁ
                          • PAULO DIAS GUIMARÃES
                          Resumo
                          Download
                            A Importância do PROCON no Direito do Consumidor
                            Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                            Tipo Artigo Científico
                            Data 01/03/2023
                            Área DIREITO
                            Orientador(es)
                            • HASSAN HAJJ
                            Orientando(s)
                            • Sandra Maria de Lima
                            Banca
                            • HASSAN HAJJ
                            • MARCOS ALCARÁ
                            • PAULO DIAS GUIMARÃES
                            Resumo
                            Download
                              Implicações da Audiência de Legislação Específica que Regulamente o Trabalho Prisional
                              Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                              Tipo Artigo Científico
                              Data 28/02/2023
                              Área DIREITO
                              Orientador(es)
                              • HASSAN HAJJ
                              Orientando(s)
                              • Bianca Pivetta Sabino
                              Banca
                              • HASSAN HAJJ
                              • MARCOS ALCARÁ
                              • PAULO DIAS GUIMARÃES
                              Resumo
                              Download
                                A EVOLUÇÃO DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E AS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
                                Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                                Tipo Artigo Científico
                                Data 28/02/2023
                                Área DIREITO
                                Orientador(es)
                                • LÉIA COMAR RIVA
                                Orientando(s)
                                • Suéllen Karen do Carmo Aquino Ogura
                                Banca
                                • GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA
                                • LÉIA COMAR RIVA
                                • RODRIGO COGO
                                Resumo
                                Download
                                  O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIANTE DO APRISIONAMENTO DOS SEUS RESPONSÁVEIS
                                  Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                                  Tipo Artigo Científico
                                  Data 28/02/2023
                                  Área DIREITO
                                  Orientador(es)
                                  • LÉIA COMAR RIVA
                                  Orientando(s)
                                  • Gabriela Zeola Kanno
                                  Banca
                                  • GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA
                                  • ISAEL JOSÉ SANTANA
                                  • LÉIA COMAR RIVA
                                  Resumo
                                  Download
                                    O DOLO NA NOVA LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
                                    Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                                    Tipo Artigo Científico
                                    Data 27/02/2023
                                    Área DIREITO
                                    Orientador(es)
                                    • JOAQUIM CARLOS KLEIN DE ALENCAR
                                    Orientando(s)
                                    • Nayara da Silva Santos
                                    Banca
                                    • HASSAN HAJJ
                                    • JOAQUIM CARLOS KLEIN DE ALENCAR
                                    • VANIA MARA BASILIO GARABINI
                                    Resumo
                                    Download
                                      DANO MORAL COLETIVO POR EXPOSIÇÃO DOS TRABALHADORES À SOBREJORNADA: ANÁLISE E JURISPRUDÊNCIA
                                      Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                                      Tipo Artigo Científico
                                      Data 27/02/2023
                                      Área DIREITO
                                      Orientador(es)
                                      • WANDER MATOS DE AGUIAR
                                      Orientando(s)
                                      • Isadora Santos Bicudo
                                      Banca
                                      • CARLOS EDUARDO MALINOWSKI
                                      • VANIA MARA BASILIO GARABINI
                                      • WANDER MATOS DE AGUIAR
                                      Resumo
                                      Download
                                        Tríplice Responsabilidade ambiental: a responsabilidade civil do Estado por dano ambiental
                                        Curso Especialização em Direitos Difusos e Coletivos
                                        Tipo Artigo Científico
                                        Data 27/02/2023
                                        Área DIREITO
                                        Orientador(es)
                                        • GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA
                                        Orientando(s)
                                        • Débora Luiz de Lima
                                        Banca
                                        • ELIOTÉRIO FACHIN DIAS
                                        • FELIPE PEREIRA MATOSO
                                        • GABRIEL LUIS BONORA VIDRIH FERREIRA
                                        Resumo
                                        Download
                                          Página 1 de 23 (20 de 448 registros).