EFEITOS DE CONDICIONADORES DE SOLO EM ATRIBUTOS DO SOLO E INFILTRAÇÃO DE ÁGUA |
|
Curso |
Doutorado em Agronomia |
Tipo |
Tese |
Data |
23/05/2025 |
Área |
AGRONOMIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- RONIEDISON DA SILVA MENEZES
|
Banca |
- CÉSAR MURILO DE ALBUQUERQUE CORREA
- DORLY SCARIOT PAVEI
- ELÓI PANACHUKI
- NORTON HAYD REGO
- WILK SAMPAIO DE ALMEIDA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
PEQUENA MEMÓRIA PARA UM TEMPO SEM MEMÓRIA: Contribuições da Sociologia para o Ensino do tema Ditadura Militar |
|
Curso |
Mestrado em Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio |
Tipo |
Trabalho de Conclusão de Curso |
Data |
30/04/2025 |
Área |
SOCIOLOGIA |
Orientador(es) |
- LUCIANA HENRIQUE DA SILVA
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Danyelle Nilin Gonçalves
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- LUCIANA HENRIQUE DA SILVA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
EXCETO, TALVEZ, (POR) UMA LATINO-AMÉRICA: HAROLDO DE CAMPOS E SUA EPISTEMOLOGIA (DES)CONSTELAR DA TRADUÇÃO |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/04/2025 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- RONY MÁRCIO CARDOSO FERREIRA
|
Orientando(s) |
- LUANA CAVALIERI DE ALENCAR DUTRA
|
Banca |
- ALTAMIR BOTOSO
- ÁLVARO SILVEIRA FALEIROS
- RONY MÁRCIO CARDOSO FERREIRA
|
Resumo |
A hipótese deste trabalho é investigar como, por meio de seus textos, o poeta, crítico, tradutor e teórico da tradução Haroldo de Campos (1929-2003) perlaborou uma epistemologia (des)constelar da tradução no Brasil, ultrapassando a imagem constelar do poeta francês Stéphane Mallarmé em “Um lance de dados” (1897) para uma teoria pensada a partir dos trópicos. Nosso objetivo geral seria, primeiramente, compreender no que consiste a desconstelização promovida por Campos, em especial a partir de seus textos sobre Mallarmé e a imagem da constelação. Em seguida, delineamos três objetivos específicos, organizados em três capítulos: 1) comprovar a releitura do acaso mallarmeano e europeu mobilizada por Campos; 2) reconstruir a noção de história sincrônico-constelar de Campos na sua epistemologia tradutória; 3) evidenciar a galáxia haroldiana, responsável por desconstelizar o estelário posto sobre a teoria da tradução no Brasil. Para tanto, serão relevantes, enquanto corpus da pesquisa, os livros Mallarmé (1991), organizado por Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, onde consta a tradução de Haroldo do “Lance de dados”; e Transcriação (2013), organizado por Marcelo Tápia e Thelma Médici Nóbrega, no qual encontram-se ensaios de Campos. Nossa metodologia será composta de três campos de estudo: a Crítica Literária; a Literatura Comparada; e os Estudos da Tradução. Nos valeremos, entre outros, das proposições de Jacques Derrida (2001; 2006; 2009; 2014), Walter Benjamin (1994; 2010) e Silviano Santiago (1976; 2000). |
Download |
|
|
DESCRIÇÃO DAS SENSILAS ANTENAIS DE Liogenys fusca BLANCHARD, 1851 E Liogenys bidenticeps MOSER, 1919 (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE: MELOLONTHINAE) |
|
Curso |
Mestrado em Agronomia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
16/04/2025 |
Área |
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- JOSÉ LUCAS PAIMEL DE OLIVEIRA
|
Banca |
- CRISTIANO MOREIRA
- FLÁVIO LEMES FERNANDES
- SERGIO ROBERTO RODRIGUES
|
Resumo |
Em adultos de Scarabaeidae as sensilas presentes nas antenas podem realizar funções de
auxílio na dispersão, localização de fontes de alimentos, identificação de feromônio sexual,
e encontro de locais de nidificação. O objetivo foi descrever as sensilas antenais de
Liogenys fusca e L. bidenticeps. Adultos foram coletados com uso de armadilha luminosa
instalada em uma área de mata em Cassilândia, MS e em uma área de campo em Camapuã,
MS, de setembro a dezembro de 2023. Os adultos coletados foram separados em machos e
fêmeas, e após a extração das antenas, foram separadas as lamelas proximal, mediana e
distal, as quais foram utilizadas para obtenção de imagens em microscopia eletrônica de
varredura. Nas antenas foram identificadas sensilas tricódeas, caéticas, placódeas tipos I e
II, coelocônicas tipos I e II, auricílicas e ampuláceas. Nos machos de L. fusca foram
quantificadas 4042 sensilas, das quais 3249 (80,38%) são sensilas placódeas, 462 (11,43%)
auricílicas e 331 (8,19%) coelocônicas. Nas fêmeas foram quantificadas 4107 sensilas, das
quais 3454 (84,10%) são sensilas placódeas, 326 (7,94%) auricílicas e 327 (7,96%)
coelocônicas. Em L. bidenticeps foram quantificadas nos machos 4469 sensilas, sendo
3442 (77,02%) sensilas placódeas, 674 (15,08%) auricílicas e 353 (7,90%) coelocônicas.
Nas fêmeas foram quantificadas 3887 sensilas, sendo 3211 (82,61%) placódeas, 429
(11,04%) auricílicas e 247 (6,35%) coelocônicas. |
Download |
|
|
USO DE ADUBOS VERDES NA REDUÇÃO DA PODRIDÃO DE ESCLERÓCIO |
|
Curso |
Doutorado em Agronomia |
Tipo |
Tese |
Data |
10/04/2025 |
Área |
AGRONOMIA |
Orientador(es) |
- FELIPE ANDRÉ SGANZERLA GRAICHEN
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- CELINA DE MEDEIROS RAGALZI
- CRISTIANE GONÇALVES DE MENDONÇA
- CRISTINA GONÇALVES DE MENDONÇA
- FELIPE ANDRÉ SGANZERLA GRAICHEN
- NEDER HENRIQUE MARTINEZ BLANCO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
Novas Linguagens para o Ensino de história: Trabalhando podcasts com estudantes da escola estadual Lino Villacha (2024) |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
31/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- EMERSON APARECIDO SOUZA SILVA
|
Banca |
- ALINE VANESSA LOCASTRE
- CYNTIA SIMIONE FRANÇA
- RODRIGO BIANCHINI CRACCO
|
Resumo |
Este estudo examina o potencial pedagógico dos podcasts enquanto uma das novas linguagens aplicáveis ao ensino de história no âmbito do ensino médio. A dissertação delineia um projeto de mestrado cuja finalidade é a elaboração de um guia didático destinado a professores, com enfoque na produção e na implementação de podcasts no ambiente da sala de aula. Analisa-se a relação entre as tecnologias digitais, o ensino de história e a construção da consciência histórica dos estudantes. Ademais, a investigação aborda os desafios e as possibilidades decorrentes da integração de recursos como os podcasts às práticas pedagógicas, considerando-se o contexto da cultura digital e as demandas educacionais contemporâneas. Por fim, são apresentados planejamentos bimestrais que exemplificam, de maneira prática, a utilização de tecnologias digitais, incluindo a produção de podcasts, no desenvolvimento de aulas de história.
|
Download |
|
|
TODOS OS TEMPOS DA ALEGRIA: O SURGIMENTO DO BLOCO CORDÃO VALU NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI EM CAMPO GRANDE/MS |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- DANILO ALVES BEZERRA
- LEANDRO HECKO
- RODRIGO BIANCHINI CRACCO
|
Resumo |
Neste trabalho são investigados o início e a expansão de nova etapa na história do Carnaval de rua em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a partir da criação do bloco Cordão Valu, em 2007, que trouxe novamente o festejo popular para o centro da cidade, possibilitando a ocupação inédita do espaço público em determinadas áreas, com desdobramentos que excedem o período carnavalesco. Questionamentos sobre a participação das camadas populares nesse processo ou quais agentes mobilizaram seus interesses em torno da ação contra a mercantilização do Carnaval estão na base desta pesquisa. O recorte temporal atravessa as três últimas décadas e também abre a discussão sobre elementos da história e da cultura locais. A metodologia/teorização utilizada encontra postulados originários da História dos Conceitos, História do Tempo Presente e Estudos Culturais, que servem como ponto de reflexão para problemáticas que surgem dos levantamentos de fontes e da investigação da cobertura jornalística dos acontecimentos, com as falas dos principais envolvidos na construção de novo cenário dessa festa popular, que ainda passa por tensões e ressignificações. O tema serve ainda de base para formulação de proposta de Itinerário Formativo que possa ser desenvolvida no primeiro ano do Ensino Médio, enfocando aspectos referentes à cultura popular, ao patrimônio e à memória.
|
Download |
|
|
Trabalho: ALÉM DA REVOLTA DA CHIBATA: REFLEXÕES SOBRE CIDADANIA, RESISTÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL NA REPÚBLICA BRASILEIRA NO PÓS-ABOLIÇÃO |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- José Augusto Pimentel de Freitas
|
Banca |
- MANUELA AREIAS COSTA
- PRISCILA MIRAZ DE FREITAS GRECCO
- RODRIGO BIANCHINI CRACCO
|
Resumo |
A presente pesquisa tem como objeto o ensino sobre a Revolta da Chibata, por meio de uma
perspectiva crítica, na qual serão abordados subtemas como a Proclamação da República, as
teorias raciais e a política de branqueamento da população brasileira. Pretende-se deste modo,
contemplar os objetos de conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular
(2017), documento normativo curricular oficial da educação, buscando subsídios teóricos,
científicos, que fujam do convencional livro didático. Para tanto, foram elencados os seguintes
objetivos específicos: compreender em qual contexto da Proclamação da República estavam
inseridos os descendentes de ex-escravizados (por serem grande parte membros da Marinha);
investigar as condições sociais, físicas e econômicas as quais estavam inseridos esses
trabalhadores e os motivos que levaram a revolta; analisar o que a literatura educacional aborda
sobre a temática e sobre os recursos que podem ser utilizados em sala de aula, para o ensino da
temática e a construção do produto final, após o levantamento, análise das fontes e
desenvolvimento da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem documental
e bibliográfica, na qual o percurso metodológico consiste no levantamento e na análise crítica
de fontes primárias e secundárias. Dentre os documentos analisados, destacam-se as
Constituições brasileiras e demais legislações pertinentes, além de projetos e ementas que
permitam compreender o contexto histórico e jurídico da Revolta da Chibata. Dentre esse
material, consta também uma gama significativa de documentos cedidos pela Diretoria do
Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), entre eles o Manifesto dos
Marinheiros Insurgentes (1910). O estudo também abarca literatura educacional para subsidiar
a construção de estratégias pedagógicas voltadas ao ensino da temática. O produto foi pensado
a partir da didática crítica de Paulo Freire, Libâneo e Zabala, na qual o estudante é agente ativo
na construção do conhecimento, mediado pelo professor, com o uso de recursos didáticos
diversos. |
Download |
|
|
CELSO FURTADO NO CONTEXTO DESENVOLVIMENTISTA BRASILEIRO: A BIOGRAFIA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA. |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
28/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
|
Orientando(s) |
- Alex Sandro Giraldelo dos Santos
|
Banca |
- BRAZ BATISTA VAZ
- FABRICIO ANTONIO DEFFACCI
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
|
Resumo |
Esta dissertação tem como objetivo compreender, a partir de alguns aspectos da biografia de Celso Furtado o processo de elaboração do desenvolvimento social e econômico para o Brasil no período de 1945 a 1964. Pretendemos evidenciar a abordagem biográfica como possibilidade didático-metodológica para o ensino de História, ao propor a análise do cenário desenvolvimentista no Brasil (1945-1964), a partir da biografia do economista Celso Furtado. Considerado um dos mais relevantes intelectuais do século XX no Brasil, Celso Furtado foi também parte fundamental da política desenvolvimentista no país, dessa forma, suas contribuições se estendem para além das proposições teóricas, materializando-se em políticas públicas em prol do desenvolvimento econômico do Brasil, no entanto, sua visão de desenvolvimentismo não representa a totalidade de concepções desenvolvimentistas à época, o que pretende-se demonstrar nesta pesquisa.
|
Download |
|
|
CENTRO DE MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: RESSIGNIFICANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA QUE “NASCEU NO CORAÇÃO E NOS BRAÇOS DO POVO” |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
- Olivia M. M. de Medeiros
|
Resumo |
A Escola Estadual Lino Villachá, situada na cidade de Campo Grande no atual Estado de Mato Grosso do Sul, construída em regime de mutirão, tem sua história relacionada à questão da hanseníase, ao estigma e à luta da comunidade por direitos a cidadania social. Esta pesquisa tem como objetivo reconhecer a importância de se estruturar um centro de memória nessa instituição, identificando sua contribuição para o ensino de História e suas múltiplas possibilidades para a preservação das memórias e história da sociedade que a construiu. Além de abranger a estruturação e organização desse espaço ao longo dos anos, essa dissertação aborda parte da história da hanseníase e o papel do Hospital São Julião nesse processo, bem como sua relação com o Bairro Nova Lima e a vida do poeta Lino Villachá. Tendo como linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, a metodologia será exploratória por meio de estudo de caso e pesquisa bibliográfica em documentos presentes na própria instituição, nos projetos desenvolvidos, nas reportagens da mídia local, bem como em artigos que envolvem as temáticas. Discussões historiográficas relacionadas à memória, à identidade, a história local, ao trabalho com fontes históricas e possibilidades de interdisciplinaridade no ensino de História marcarão esse processo objetivando um projeto para a construção de um espaço de preservação da memória, como uma forma de resistência.
|
Download |
|
|
As representações sociais das populações negras no livro didático de História: processos de invisibilidade e subalternização. |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- Fábio Gomes de Sousa dos Santos
|
Banca |
- CINTIA SANTOS DIALLO
- Maria Aparecida Lima dos Santos
- SIRLEY LIZOTT TEDESCHI
|
Resumo |
O projeto de pesquisa intitulado As representações sociais das populações negras no livro
didático de História: processos de invisibilidade e subalternização, está vinculado ao
Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de História -
PROFHISTÓRIA, e a linha de Pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar, da
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS. Tem como objetivo analisar como
as populações negras são representadas no livro didático de História do Projeto Araribá,
utilizado com a turma do 8o ano do Ensino Fundamental, referente ao Programa Nacional
do Livro Didático/PNLD 2020/2023, e as implicações nas abordagens das questões
raciais no Ensino de História. Para a análise desta temática, buscamos aporte teórico na
historiografia, com destaque para os estudos de Roger Chartier, afim de compreender o
conceito de representação associado à ideia das relações entre as representações coletivas
e as práticas sociais; nos estudos sobre educação para as relações étnico-raciais e nos
estudos decoloniais para problematizar o processo de construção histórica do racismo no
Brasil a partir do século XIX, compreendendo como a educação, ao reproduzir o
pensamento da época, acabou ecoando o racismo e a subalternização do negro em sua
constituição, inclusive no Ensino de História. Para a produção dos dados da pesquisa
realizamos uma análise do referido livro didático para compreender como as populações
negras são representadas nesse documento. Desta forma, pretendemos contribuir com as
discussões relacionadas as populações negras, em questões como educação, direito,
cidadania e reparação histórica, contribuindo para a superação de todas as tentativas de
invisibilidade e subalternização dessas populações. Os livros didáticos são valiosos
instrumentos de democratização do saber e exercem papel fundamental na formação
escolar do/a aluno/a, importa compreender como esse material pode ser utilizado para
construção de um processo educacional plural e livre de todas as estratégias de exclusão.
Os resultados da pesquisa mostram, por um lado, que o livro analisado ainda carrega as
marcas da perspectiva da colonialidade. Os processos envolvendo as populações negras
são apresentadas, em grande medida, a partir do viés dos dominadores, os negros são
subalternizados e guetizados. Por outro lado, existem indícios de decolonialidade quando
o livro apresenta movimentos de resistência dos negros ao regime escravocrata, embora
essa perspectiva seja incipiente. Assim, no livro didático de História analisado,
predominam as representações das populações negras de maneira estereotipada,
caracterizando essas populações como subalternas, como serviçais associados aos
processos de escravidão. A partir dos resultados da pesquisa, produzimos cinco propostas
de planos de aula de história para o 8o ano do Ensino Fundamental II, que serão
disponibilizados para os/as professores/as, como uma possibilidade, dentre tantas outras,
de contribuir com as reflexões que envolvem o combate ao racismo e a segregação, e
fomentar a valorização da população negra. |
Download |
|
|
Sobá: cultura e ensino de história |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- MARCELO DE SOUZA MAGALHÃES
- MARINETE APARECIDA ZACHARIAS RODRIGUES
- RODRIGO BIANCHINI CRACCO
|
Resumo |
A presente pesquisa tem como objeto a história do sobá, alimento reconhecido como Patrimônio Cultural e amplamente consumido pela população sul-mato-grossense. O objetivo central consiste em demonstrar como e em que medida o sobá, enquanto manifestação cultural registrada como patrimônio imaterial de Campo Grande, pode ser integrado às práticas didáticas para abordar a História Regional. Entre os objetivos específicos, destacam-se: a) analisar o conceito de patrimônio imaterial e cultura, bem como as teorias que sustentam sua relação com a construção de identidades locais; b) examinar o processo migratório japonês e a formação da comunidade okinawana em Campo Grande - MS, identificando a introdução do sobá como expressão gastronômica típica; e c) desenvolver uma sequência didática que articule os conhecimentos levantados para aplicação em sala de aula e a apresentação do produto, fruto da pesquisa, para sua aplicação na prática escolar. O percurso metodológico inclui revisão bibliográfica e análise documental, abrangendo legislações, referenciais normativos educacionais, o processo de registro do sobá como patrimônio e a historiografia local. O referencial teórico fundamenta-se nos conceitos de representação, memória e operação historiográfica. Como resultado, apresenta-se um álbum em formato de e-book, também disponível em formato impresso, concebido como instrumento didático para o ensino de História Regional. Esse material abordará o sobá como eixo central, explorando temas correlatos, como migração, patrimonialização e a história da alimentação. |
Download |
|
|
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A LEI 10.639/03: DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E ARTE EM CAMPO GRANDE – MS |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MICHELLE APARECIDA SILVESTRE SILVA
|
Banca |
- CINTIA SANTOS DIALLO
- JUÇARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
- ROGÉRIO DA PALMA
|
Resumo |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é um reflexo de um histórico de exclusão social, com impacto significativo na população negra. A promulgação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, representa um avanço importante na busca por equidade racial na educação. No entanto, a implementação dessa lei ainda enfrenta diversos desafios, especialmente na EJA, onde a cultura afro-brasileira é frequentemente invisibilizada no currículo e a falta de formação adequada para os docentes dificulta a efetivação da legislação. Este estudo tem como objetivo investigar a aplicação da Lei 10.639/2003 na EJA e explorar como as disciplinas de História e Arte podem promover a valorização da cultura afro-brasileira nesse ambiente. A pesquisa parte da hipótese de que a carência de ações pedagógicas eficazes e a resistência institucional prejudicam a aplicação da lei, perpetuando práticas educacionais que desconsideram a diversidade cultural. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada na análise documental e em entrevistas com educadores da EJA, com o intuito de entender suas percepções e os obstáculos enfrentados na implementação da legislação. O estudo também dialoga com autores como Munanga (2001), Santos (2022) e Almeida (2018), que abordam o racismo estrutural e a relevância de práticas pedagógicas antirracistas. Espera-se que esta pesquisa contribua para fortalecer a identidade cultural dos estudantes negros, promovendo um ensino mais inclusivo e uma sociedade mais justa.
|
Download |
|
|
O CORTA-JACA E A PRIMEIRA REPÚBLICA: MÚSICA POPULAR E ENSINO DE HISTÓRIA |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- ALINE RAFAELA PORTÍLIO LEMES
|
Banca |
- Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
- JULIANA DA CONCEIÇÃO PEREIRA
- MANUELA AREIAS COSTA
|
Resumo |
A pesquisa propõe refletir sobre as contribuições da música popular como fonte para a pesquisa
e o ensino sobre o Rio de Janeiro da Belle Époque. Por um lado, observa-se que a música se
constitui como uma linguagem potente para a aprendizagem histórica. Por outro lado, pode
contribuir para uma compreensão polifônica sobre a atuação popular no início da República. A
investigação terá como foco a trajetória do Gaúcho, tango brasileiro popularmente conhecido
como o Corta-jaca, composto por Chiquinha Gonzaga para finalizar o terceiro ato da opereta
burlesca Zizinha Maxixe, em 1895. A composição transitou pelos teatros, carnavais, chopes-
berrantes e sociedades dançantes da época com sucesso, mas gerou polêmica ao adentrar o
Palácio do Catete pelas mãos da então primeira-dama Nair de Teffé, que executou a peça ao
violão em uma recepção presidencial em 26 de agosto de 1914. Seus detratores consideraram a
música “imoral”, “grosseira”, “lasciva”, “chula” e “selvagem”. O fato de se tratar de um gênero
musical e dançante de origem afro-brasileira, marcado por síncopes e por requebros, indica que
os juízos de valor emitidos a respeito do Corta-jaca carregam em si questões relativas a raça,
gênero e projetos de nação, em um contexto marcado pela difusão do ideário cientificista e seus
projetos higienistas. Entusiastas da música popular, no entanto, valorizaram o tango brasileiro e
seus correlatos (maxixe, choro, fado, etc.) justamente por serem gêneros musicais populares,
portanto, portadores de nacionalidade. A trajetória de Chiquinha Gonzaga e os debates em torno
da utilização de ritmos afro-brasileiros, do teor nacional e popular de sua obra são pontos
estratégicos para se pensar a construção da nação brasileira e suas fissuras. Para investigar as
questões acima delineadas será analisada a partitura do Gaúcho que, apesar das limitações de
registro gráfico, nos permite obter informações a respeito da melodia, do ritmo e da tonalidade.
Por meio da ferramenta de busca da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional será
realizado um levantamento sobre Chiquinha Gonzaga e sobre o “corta-jaca”, objetivando
caracterizar os jogos de força que atuaram na construção da música popular entre o final do
século XIX e o início do século XX. Por fim, propõe-se uma série de quatro oficinas pedagógicas
sobre “Música e História”, que podem ser trabalhadas de forma isolada ou articuladas pelos
professores e professoras em sala de aula. |
Download |
|
|
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO CONTINUADA A CAMINHO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA? |
|
Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/03/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
|
Orientando(s) |
- JÉSSICA ANGÉLICA DE MELO BORGES
|
Banca |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
- MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
- REGINALDO PEIXOTO
|
Resumo |
O racismo é estrutural e permanece profundamente enraizado na sociedade brasileira, impactando negativamente na vida de uma parcela da população, esta negra. Com isso, influencia diretamente na identidade dos sujeitos, pois reflete diretamente em como a pessoa compreende a si mesma e o outro. Em consequência disso, atinge a criança negra, pois ela adota um padrão homogêneo que invisibiliza sua cultura e história afro-brasileira. Diante desta problemática, a pesquisa visa: compreender a constituição de formação continuada com enfoque na efetividade da Lei n. 10.639/2003 para a contribuição à formação da identidade da criança negra na Educação Infantil dracenense. Nesta proposta, temos como objetivos específicos. Entender a concepção dos/as participantes à vista das legislações como à lei n.º 10.639/2003. Analisar a concepção dos/as participantes à vista do racismo na etapa da Educação Infantil, no que tange à constituição da identidade da criança negra. Identificar como se dá o processo formativo dos/as participantes, a partir da formação continuada voltada para as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Os sujeitos da pesquisa são onze professoras e um professor de Educação Infantil que atende crianças de 3 a 5 anos idade no ano de 2023, da escola municipal de ensino fundamental e infantil- EMEFI Guilherme Tammerik e da escola de educação infantil-EMEI Lar Infantil. Tendo como aporte teórico estudos de Almeida (2019), Gomes (2010), Dias (2012), Cavalleiro (2012), Hall (2006), Munanga (2012), Fanon (2008), Gatti (2008), Nóvoa (1992), Garcia (1999) e outros autores/as delimitados conforme o levantamento de referencial teórico que discutam a respeito do racismo, identidade negra, formação continuada e Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos por meio de uma pesquisa exploratória com foco qualitativo, de tipo estudo de caso. Como instrumento de recolha de dados de questionários semiestruturados. Espera-se que com este estudo ofereça análises de relevância no campo da Educação Infantil, principalmente, como forma de compreender como os/as professores/as de Educação Infantil entende a formação continuada de professores/as para a prática pedagógica, à garantia de direitos da criança negra pequena na promoção da igualdade racial a fim de disseminar o respeito à diferença e contribuir para a constituição da identidade da criança negra. |
Download |
|
|
DOCUMENTÁRIOS E ENSINO DE HISTÓRIA: UM EXERCÍCIO A PARTIR DE TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- CARLOS GILBERTO BARROSO MAIA
|
Banca |
- Andrey Minin Martin
- LEANDRO HECKO
- MARIA CELMA BORGES
|
Resumo |
A dissertação investiga a interseção entre cinema e ensino de História, com ênfase nos documentários como fontes históricas e ferramentas pedagógicas no ensino da história regional de Mato Grosso do Sul. O estudo tem como objetivo explorar o potencial dos documentários para enriquecer o aprendizado histórico, conectar passado e presente e fomentar debates críticos. A pesquisa observa o documentário CAÁ – a força da erva (2005) e sua abordagem em sala de aula, e divide-se em três capítulos. O primeiro aborda as interfaces teóricas entre cinema, história e ensino, demonstrando como o cinema, particularmente os documentários, transcende o entretenimento para se tornar recurso educacional que promove aprendizagens críticas e significativas. O segundo capítulo enfoca os desafios e abordagens no ensino de história regional, destacando as especificidades e as narrativas locais de Mato Grosso do Sul como componentes essenciais para a formação cidadã e a valorização da identidade regional. O terceiro apresenta uma aplicação prática, propondo um catálogo curatorial de documentários sobre Mato Grosso do Sul e uma sequência didática para uso em sala de aula, integrando teoria e prática pedagógica. A metodologia combina análise de filmes, revisão bibliográfica e desenvolvimento de propostas que podem ser aplicadas. As conclusões apontam que os documentários oferecem uma abordagem inovadora e acessível para trabalhar a diversidade cultural, social e ambiental de Mato Grosso do Sul, promovendo uma aprendizagem histórica contextualizada e interdisciplinar. O produto da pesquisa é um catálogo curatorial de documentários e uma sequência didática, ilustrando como esses recursos podem tornar o ensino de História mais dinâmico, crítico e conectado à realidade dos estudantes. A dissertação reforça a importância de integrar narrativas regionais no ensino de História, valorizando a memória local e estimulando a construção de uma consciência histórica crítica e cidadã.
|
Download |
|
|
A história vivida na rua: o ensino da história local em Nova Andradina/MS como prática emancipatória |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
|
Orientando(s) |
- RAFAEL SAMPAIO DE QUEIROZ
|
Banca |
- CELIA MARIA FOSTER SILVESTRE
- Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
- NOEMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA
|
Resumo |
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do ensino de história, do livro didático e das possibilidades com o ensino de história local em uma perspectiva da História Vista de Baixo e a História à Contrapelo. O conteúdo apresentado, discorre nas perspectivas de Walter Benjamin, com a ideia da “História à Contrapelo”, em que o mesmo tece uma crítica para uma história que ele considera como “tradicional e linear”, haja vista que ele argumenta contra essa ideia de progresso e diz que a mesma é uma construção que serve para os interesses de uma “classe dominante”, nesse contexto, Benjamin, sugere que haja espaços para novas narrativas, de forma mais crítica e reflexiva, fornecendo espaços para as vozes que foram silenciadas no decorrer dos tempos, e vozes estas, das pessoas comuns, ou seja, fazer uma história à contrapelo. Não obstante ao pensamento de Benjamin, este trabalho também se apoia no pensamento de Rüsen a respeito do ensino de história, de forma que torna-se possível compreender uma familiaridade entre as principais ideias apresentadas anteriormente, (por Benjamin), e em Rüsen, é possível perceber que o mesmo defende que a história seja ensinada de forma crítica/reflexiva, em que a aula não seja uma simples transmissão de fatos e datas. Rüsen argumenta que o ensino da história deve se comprometer a desenvolver/estimular a capacidade de pensar crítica e historicamente e não um trabalho de memorização de fatos e datas de maneira cronológica, a aula para esta teoria precisa ter foco na interpretação, no desenvolvimento crítico e na conexão dos conteúdos com a experiência humana, vivida no cotidiano e que são trazidas por cada aluno(a) em sala de aula. No tocante ao livro didático, a perspectiva de Circe Bittencourt acompanha as ideias apresentadas em Benjamin e Rüsen, quando ela apresenta uma crítica para as abordagens dos livros didáticos que também trazem uma história linear e progressista, e que muitas vezes os livros didáticos trazem um conteúdo “tradicional”, voltado a nomes e eventos, o que pode trazer uma visão distorcida da história e ignora grupos marginalizados pela sociedade. O material didático disponível para as escolas sobre a história de Nova Andradina/MS foi analisado e, por fim, o texto traz possibilidades de trabalhos didáticos voltados à professores(as) do ensino fundamental II e do ensino médio, apresentando algumas sequências de textos e atividades que são disponibilizadas como subsídio para serem utilizadas em aulas com a temática da história local.
|
Download |
|
|
PELOS TRILHOS (VIRTUAIS) DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM CAMPO GRANDE - MS |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- GISLAINE OLIVEIRA KLITZKE
|
Banca |
- Andrey Minin Martin
- EDUARDO ROMERO DE OLIVEIRA
- MANUELA AREIAS COSTA
|
Resumo |
O objetivo deste trabalho é analisar o patrimônio ferroviário de Campo Grande e seus usos a
partir do ensino de História na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental II,
centralizada na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli. Tendo como objetivo
investigar as percepções dos alunos dos oitavos e nonos anos ante o patrimônio ferroviário
como parte do seu cotidiano, buscamos entender a relação entre o conhecimento histórico e a compreensão do tema e propor estratégias para aumentar a consciência e conservação deste patrimônio. Dada a negligência observada e a frequente demolição destes bens patrimoniais em nome da transformação urbana, o estudo levanta a necessidade de reconhecer e valorizar estes elementos através da educação patrimonial como parte integrante da história e identidade da cidade. Utilizando métodos qualitativos, procuramos captar as vozes e experiências dos alunos, por meio da utilização de questionários semiabertos e fontes documentais sobre a memória ferroviária local, (legislações, fotografias e documentos Iphan).Os resultados esperados incluem não só a identificação de possíveis lacunas no ensino desta temática, mas também recomendações para a sua integração mais eficaz nos currículos escolares. Foi enfatizada a importância de promover uma educação patrimonial mais ampla e inclusiva entre os estudantes, com o objetivo de melhor valorizar o patrimônio cultural de Campo Grande e sua conservação para as gerações futuras. |
Download |
|
|
Ritmo, Resistência e Educação: O Papel do Rap no Ensino de História |
|
Curso |
Mestrado em Ensino de História em Rede Nacional |
Tipo |
Dissertação |
Data |
17/03/2025 |
Área |
HISTÓRIA |
Orientador(es) |
- ANNA CAROLINA HORSTMANN AMORIM
|
Orientando(s) |
- Cristiele Aparecida da Silva Franco
|
Banca |
- ANNA CAROLINA HORSTMANN AMORIM
- DILZA PORTO GONÇALVES
- MANUELA AREIAS COSTA
|
Resumo |
A presente dissertação analisa o Rap como uma manifestação cultural e pedagógica, desde
suas origens nas periferias urbanas brasileiras até sua incorporação no ensino de História.
O estudo investiga o impacto sociocultural do Rap nacional, abordando sua contribuição na
construção de identidades, sua função como instrumento de resistência política e seu
potencial enquanto ferramenta didática. A pesquisa é desenvolvida a partir de uma
abordagem interdisciplinar, dialogando com história, sociologia, antropologia, educação e
estudos culturais. O primeiro capítulo examina a ascensão do Rap nacional entre 1990 e
2010, destacando sua relação com a identidade negra e as transformações estilísticas e
temáticas do gênero. O segundo capítulo investiga o Rap contemporâneo, enfatizando seu
impacto social, suas contradições e seu diálogo com diferentes públicos e estruturas
mercadológicas. Já o terceiro capítulo apresenta estratégias para a utilização do Rap no
ensino de História, demonstrando como suas letras podem ser empregadas para promover
reflexões críticas sobre desigualdades sociais e identidade cultural. Conclui-se que o Rap,
além de seu valor artístico, representa um instrumento pedagógico potente, capaz de
aproximar estudantes da realidade histórica e social brasileira. |
Download |
|
|
COMBINAÇÃO DA INJEÇÃO DE CLORETO DE CÁLCIO E DO CONGELAMENTO PRÉVIO À MATURAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA CARNE DE VACAS DE DESCARTE |
|
Curso |
Mestrado em Zootecnia |
Tipo |
Dissertação |
Data |
14/03/2025 |
Área |
ZOOTECNIA |
Orientador(es) |
- DALTON MENDES DE OLIVEIRA
|
Orientando(s) |
- JULIANO CESAR CASTRO BELMONTE
|
Banca |
- AYLPY RENAN DUTRA SANTOS
- DALTON MENDES DE OLIVEIRA
- PRISCILLA DUTRA TEIXEIRA
|
Resumo |
|
Download |
|
|