Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
RECONHECIMENTO FACIAL DE BOVINOS DA RAÇA NELORE POR MEIO DE VISÃO COMPUTACIONAL
Curso Mestrado em Zootecnia
Tipo Dissertação
Data 20/11/2023
Área ZOOTECNIA
Orientador(es)
  • VANESSA APARECIDA DE MORAES WEBER
Orientando(s)
  • PIETRO NAVARRO RODRIGUES CLAURE
Banca
  • ALEXANDRE DE OLIVEIRA BEZERRA
  • ANDRÉ ROZEMBERG PEIXOTO SIMÕES
  • VANESSA APARECIDA DE MORAES WEBER
Resumo
Download
    OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA PÚBLICA - UM DESAFIO PARA O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIO E FÍLMICO DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE
    Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
    Tipo Dissertação
    Data 03/10/2023
    Área LETRAS
    Orientador(es)
      Orientando(s)
        Banca
        • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
        Resumo
        Download
          OS MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA PÚBLICA - UM DESAFIO PARA O ENSINO DE LEITURA POR MEIO DE TEXTOS LITERÁRIO E FÍLMICO DE CONTOS DE EDGAR ALLAN POE
          Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
          Tipo Dissertação
          Data 03/10/2023
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
          Orientando(s)
          • Valkiria Gutierres dos Santos
          Banca
          • FLÁVIO AMORIM DA ROCHA
          • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
          • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
          Resumo
          Download
            CONTO DE TERROR: ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA
            Curso Mestrado em Letras em Rede Nacional
            Tipo Dissertação
            Data 02/10/2023
            Área LÍNGUA PORTUGUESA
            Orientador(es)
            • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
            Orientando(s)
            • ELISIANE NATIVIDADE DE SALES
            Banca
            • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
            • ELIANE APARECIDA MIQUELETTI
            • SANDRA ESPINDOLA MACENA
            Resumo
            Download
              DIVERSIFICAÇÃO DO USO DE COBERTURAS DE SOLO PARA O CULTIVO SOLTEIRO E CONSORCIADO DE ALFACE E RÚCULA
              Curso Mestrado em Agronomia
              Tipo Dissertação
              Data 22/09/2023
              Área AGRONOMIA
              Orientador(es)
              • MAIELE LEANDRO DA SILVA
              Orientando(s)
              • ISADORA LUCIANO DE ANDRADE
              Banca
              • FRANCISCO EDUARDO TORRES
              • MAIELE LEANDRO DA SILVA
              • PAULO CESAR FERREIRA LINHARES
              Resumo
              Download
                EZOOGNÓSIA DOS BOVINOS DA RAÇA PANTANEIRA
                Curso Mestrado em Zootecnia
                Tipo Dissertação
                Data 20/09/2023
                Área ZOOTECNIA
                Orientador(es)
                • MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
                Orientando(s)
                • RAÚL ESTUARDO SUCHINI MAYORGA
                Banca
                • CARLOS MIGUEL BECERRIL PÉREZ
                • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
                • MARCUS VINICIUS MORAIS DE OLIVEIRA
                • RAQUEL SOARES JULIANO
                Resumo
                Download
                  DESEMPENHO PRODUTIVO DE ANIMAIS NELORE EM SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO VISANDO UMA PECUÁRIA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO
                  Curso Mestrado em Zootecnia
                  Tipo Dissertação
                  Data 14/09/2023
                  Área ZOOTECNIA
                  Orientador(es)
                  • ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA
                  Orientando(s)
                  • LEONARDO MOREIRA FERNANDES
                  Banca
                  • PEDRO NELSON CESAR DO AMARAL
                  • ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA
                  • RODRIGO DA COSTA GOMES
                  Resumo
                  Download
                    REFLEXÕES CRÍTICAS E SEU DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 01/09/2023
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • THIAGO DONDA RODRIGUES
                    Orientando(s)
                    • FERNANDA CAROLINA PEREIRA DA SILVA
                    Banca
                    • KLINGER TEODORO CIRÍACO
                    • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
                    • THIAGO DONDA RODRIGUES
                    Resumo A presente dissertação, desenvolvida no programa de Mestrado em Educação juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade”, tem por objetivo geral investigar as possibilidades e dificuldades enfrentadas pelo professor de Matemática em trabalhar questões sociais a partir de uma abordagem crítica em suas aulas, através das perspectivas dos professores entrevistados. Apontamos o tema como relevante para o campo da Educação Matemática, pois buscamos as perspectivas de alguns professores de Matemática sobre o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de Matemática, trazendo suas concepções, realidades enfrentadas e dificuldades. Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido a partir da perspectiva da pesquisa qualitativa e optamos pela entrevista semiestruturada como procedimento para produção de dados. Para a análise dos resultados obtidos através das tratativas, utilizamos a Análise Temática, por entendermos a necessidade de certa flexibilidade na escolha dos temas a serem analisados, que foram surgindo com o desenvolvimento dos diálogos. As entrevistas foram realizadas com três professores de Matemática que atuam nas redes estaduais e municipais de ensino do município de Paranaíba/MS, buscando entender as concepções desses professores sobre questões sociais e o pensamento crítico, e as possibilidades e dificuldades dessa abordagem em sala de aula. Através das análises realizadas conseguimos chegar a algumas conclusões ligadas a dificuldades do desenvolvimento do pensamento crítico em relação às questões sociais de nossa sociedade, sendo algumas delas: ligadas a questões curriculares, ao despreparo em relação a estas temáticas para o desenvolvimento no ensino de Matemática, o ensino de Matemática focado em conteúdos e baseado em repetições e memorizações, sendo estas algumas das dificuldades apresentadas pelos entrevistados desta pesquisa.
                    Download
                    ZALINA ROLIM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS NA REVISTA DO JARDIM DA INFÂNCIA DA ESCOLA NORMAL CAETANO DE CAMPOS EM SÃO PAULO (1896-1897)
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 01/09/2023
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
                    Orientando(s)
                    • REGINA ALVES SÃO MARCOS
                    Banca
                    • ADRIANA APARECIDA PINTO
                    • ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
                    • SILVANE APARECIDA DE FREITAS
                    Resumo Nesta investigação apresentam-se os resultados da pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa História, Sociedade e Educação. O objetivo foi pesquisar as contribuições dos textos de Zalina Rolim (1869-1961) na educação de crianças paulistas, por meio do estudo sobre as produções de sua autoria publicadas na Revista do Jardim da Infância entre 1896 e 1897. Seus textos pedagógicos tiveram a merecida importância a partir de suas narrações nas aulas de linguagem, bem como suas atividades realizadas por intermédio de versos ritmados e musicalizados. O contexto vivido no período de suas obras e textos reflete uma política nacional que desejou fazer diferença na educação das crianças e fazer delas cidadãos de bem, sendo a criança um ser cultural e passivo das mudanças que ocorriam no decorrer da história. Ademais, descrevemos toda a trajetória e vida da poetisa Zalina Rolim e suas contribuições para a educação na infância. Optou-se pela metodologia bibliográfica e analisamos documentos, periódicos, jornais e revistas da época com a finalidade de constatar as contribuições dos textos publicados na Revista do Jardim da Infância (1896-1897). A investigação apontou que a linguagem e a musicalidade usadas nos versos escritos por Zalina Rolim colaboraram com o ser em desenvolvimento, na construção do ser social e cultural na educação da infância. A partir dos estudos e análises dos textos publicados na revista, compreendeu-se que suas produções foram relevantes para o desenvolvimento pleno da criança, contribuindo para a formação do homem ideal para o país, civilizando-o para que se tornasse um futuro cidadão brasileiro exemplar. A revista é um exemplo e parte desse cenário que insere a criança na escola e cuida do seu desenvolvimento.
                    Download
                    USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS NO CONTROLE DO FUNGO Aspergillus flavus
                    Curso Mestrado em Agronomia
                    Tipo Dissertação
                    Data 30/08/2023
                    Área AGRONOMIA
                    Orientador(es)
                    • GUSTAVO HARALAMPIDOU DA COSTA VIEIRA
                    Orientando(s)
                    • Gabriel Brom Vilela
                    Banca
                    • ARIANA BERTOLA CARNEVALE
                    • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
                    • GUSTAVO HARALAMPIDOU DA COSTA VIEIRA
                    Resumo O gênero Aspergillus é um grupo de fungos comum em grãos de armazenamento, podendo produzir metabólitos secundários tóxicos que contaminam alimentos e rações. Composto por mais de 300 espécies, divididas em 19 seções, algumas são benéficas para a agricultura, biotecnologia, indústria alimentícia e saúde humana, enquanto outras deterioram produtos agrícolas e produzem micotoxinas prejudiciais, como o A. flavus. A indústria utiliza antifúngicos para combater o crescimento do fungo, mas isso levou ao aumento da resistência aos antifúngicos e preocupações com a segurança alimentar. O uso de pesticidas químicos sintéticos e o alto custo para sua produção levam à busca de métodos alternativos. Assim, o objetivo do presente estudo é elucidar, por meio de uma revisão de literatura, as principais e mais atuais abordagens profiláticas, contra A. flavus em grãos armazenados, por meio do uso de óleos essenciais. Portanto, os óleos essenciais se destacam como uma abordagem viável no controle de fungos, podendo representar uma importante estratégia para promover a segurança alimentar e a saúde pública. Ao continuar a explorar suas propriedades antimicrobianas e aperfeiçoar sua aplicação, podemos almejar uma solução mais sustentável e eficaz para proteger nossos alimentos dos desafios causados por microrganismos indesejados.
                    Download
                    MULHERES E DIREÇÃO ESCOLAR: TRAJETÓRIAS NA EDUCAÇÃO DE FERNANDÓPOLIS-S.P. (DÉCADAS DE 1970/1990)
                    Curso Mestrado em Educação
                    Tipo Dissertação
                    Data 24/08/2023
                    Área EDUCAÇÃO
                    Orientador(es)
                    • ADEMILSON BATISTA PAES
                    Orientando(s)
                    • ELLEN CLAUDIA CARDOSO MARTINEZ DORETTO
                    Banca
                    • ADEMILSON BATISTA PAES
                    • CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
                    • REGINALDO PEIXOTO
                    Resumo Nesta dissertação são apresentados resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Formação Docente e Diversidade”, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Diversidade (GEPHIS)”. O objetivo da pesquisa foi resgatar as memórias, lembranças e/ou esquecimentos das diretoras escolares pertencentes à rede pública estadual do município de Fernandópolis (SP), nas décadas de 70 a 90. Trata-se de um período de mudanças políticas, desde uma ditadura até a redemocratização; no campo educacional, houve a normatização dos 1º e 2º graus, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a reorganização das escolas estaduais e a Progressão Continuada, vigente até os dias de hoje. O estudo é baseado no método de História Oral Temática, gênero narrativa, mediante entrevistas e questionários de cinco diretoras aposentadas, suas visões e versões dos âmbitos administrativo e pedagógico das escolas estaduais do município, e as ações desempenhadas mediante a legislação (decretos, resoluções, leis, pareceres) do contexto educacional. Para tanto, houve necessidade de retratar a importância do gênero feminino na formação histórica, um novo olhar que enriqueceu a pesquisa. Dentre os resultados alcançados, pode-se sintetizar que a falta de troca de experiências entre as escolas e entre as diretoras das instituições escolares de Fernandópolis proporciona a descontinuidade das ações pedagógicas e administrativas; portanto, conclui-se que as questões pedagógicas e administrativas ainda se encontram repletas de lacunas, como a falta de diálogos entre os diretores, a não realização de troca de experiências, e as descontinuidades de alguns programas dos governos que não favorecem as ações das diretoras e sua divulgação dentro da história do município.
                    Download
                    ANÁLISE DE MANUAL DIDÁTICO PARAGUAIO À LUZ DO MODELO TEÓRICO MTSK
                    Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                    Tipo Dissertação
                    Data 18/08/2023
                    Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                    Orientador(es)
                    • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
                    Orientando(s)
                    • MARCUS VINICIUS DA COSTA
                    Banca
                    • ANTONIO SALES
                    • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
                    • SONNER ARFUX DE FIGUEIREDO
                    Resumo
                    Download
                      SISTEMA DE CULTIVO DE ALFACE E CEBOLINHA ASSOCIADOS A COBERTURAS DO SOLO
                      Curso Doutorado em Agronomia
                      Tipo Tese
                      Data 17/08/2023
                      Área AGRONOMIA
                      Orientador(es)
                      • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                      Orientando(s)
                      • FERNANDA BAPTISTELLA HERNANDES
                      Banca
                      • JAILMA SUERDA SILVA DE LIMA
                      • MAIELE LEANDRO DA SILVA
                      • NEDER HENRIQUE MARTINEZ BLANCO
                      • PAULO CESAR FERREIRA LINHARES
                      • ROGÉRIO FERREIRA DA SILVA
                      Resumo
                      Download
                        A formação de professores da Educação Infantil por meio da literatura para o ensino de medidas de massa
                        Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                        Tipo Dissertação
                        Data 16/08/2023
                        Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                        Orientador(es)
                        • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
                        Orientando(s)
                        • ROSEMARY BORIN CAVALHEIRO
                        Banca
                        • EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
                        • MARCELO SALLES BATARCE
                        • THAISE DA SILVA
                        Resumo
                        Download
                          RELATÓRIO TÉCNICO - GÊNERO, SEXUALIDADE E TERCEIRA IDADE: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA A TERCEIRA IDADE
                          Curso Mestrado em Ensino em Saúde
                          Tipo Dissertação
                          Data 16/08/2023
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                          • MARCIA MARIA DE MEDEIROS
                          Orientando(s)
                          • RODRIGO DOMINGOS DE SOUZA
                          Banca
                          • CASSIA BARBOSA REIS
                          • CÁTIA PARANHOS
                          • MARCIA MARIA DE MEDEIROS
                          Resumo
                          Download
                            O jogo didático como suporte pedagógico para a educação ambiental a partir dos conteúdos de ciências
                            Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                            Tipo Dissertação
                            Data 04/08/2023
                            Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                            Orientador(es)
                            • LILIAN GIACOMINI CRUZ ZUCCHINI
                            Orientando(s)
                            • AMANDA NOBRE BARBOZA DE SOUZA
                            Banca
                            • AFRÂNIO JOSÉ SORIANO SOARES
                            • CAROLINA BUSO DORNFELD
                            • LILIAN GIACOMINI CRUZ ZUCCHINI
                            • MARCELA DE MORAES AGUDO
                            Resumo
                            Download
                              O Ensino de Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental: A Construção de uma Sequência Didática Contextualizada
                              Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                              Tipo Dissertação
                              Data 04/08/2023
                              Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                              Orientador(es)
                              • LUCELIO FERREIRA SIMIÃO
                              Orientando(s)
                              • Neuza da Rocha Carrion
                              Banca
                              • Camila de Araújo Cabral
                              • HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
                              • LUCELIO FERREIRA SIMIÃO
                              Resumo
                              Download
                                A teoria e a prática docente: formação inicial e continuada de pedagogos/as e o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
                                Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                                Tipo Dissertação
                                Data 04/08/2023
                                Área ENSINO
                                Orientador(es)
                                • GILMAR PRAXEDES DANIEL
                                Orientando(s)
                                • Elisangela Camargo Nantes Alves
                                Banca
                                • GILMAR PRAXEDES DANIEL
                                • HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
                                • WELLINGTON PEREIRA DE QUEIRÓS
                                Resumo
                                Download
                                  Formação de professores dos primeiros anos do ensino fundamental para uma perspectiva crítica da educação ambiental
                                  Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                                  Tipo Dissertação
                                  Data 03/08/2023
                                  Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                                  Orientador(es)
                                  • VANESSA DAIANA PEDRANCINI
                                  Orientando(s)
                                  • Claudia Regina de Oliveira e Silva Souza
                                  Banca
                                  • ELIANE CERDAS
                                  • JOSEANA STECCA FAREZIM KNAPP
                                  • VANESSA DAIANA PEDRANCINI
                                  Resumo
                                  Download
                                    CÉLULA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
                                    Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                                    Tipo Dissertação
                                    Data 02/08/2023
                                    Área ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
                                    Orientador(es)
                                    • MIRIAN XAVIER
                                    Orientando(s)
                                    • MARA DOS SANTOS MARQUES
                                    Banca
                                    • MIRIAN XAVIER
                                    • REGIANI MAGALHÃES DE OLIVEIRA YAMAZAKI
                                    • VANESSA DAIANA PEDRANCINI
                                    Resumo
                                    Download
                                      Página 1 de 30 (20 de 583 registros).