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TRABALHO Ações
CARACTERES AGRONÔMICOS DO MILHO (Zea mays, L.) CULTIVADO EM SUCESSÃO A DIFERENTES PLANTAS DE COBERTURA, DOSES DE NITROGÊNIO E INOCULAÇÃO COM Azospirillum brasilense
Curso Doutorado em Agronomia
Tipo Tese
Data 16/09/2022
Área AGRONOMIA
Orientador(es)
  • FRANCISCO EDUARDO TORRES
Orientando(s)
  • ALEXANDRE ALONSO DE OLIVEIRA
Banca
  • ALFREDO RAUL ABOT
  • FRANCISCO EDUARDO TORRES
  • GUTIERRES NELSON SILVA
  • JOLIMAR ANTONIO SCHIAVO
  • MUNIR MAUAD
Resumo
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    CAUSAS DE MORTALIDADE DE BEZERROS DE CORTE DE 0 A 8 MESES DE IDADE EM SISTEMA DE PRODUÇÃO EXTENSIVO
    Curso Mestrado em Zootecnia
    Tipo Dissertação
    Data 09/09/2022
    Área ZOOTECNIA
    Orientador(es)
    • URBANO GOMES PINTO DE ABREU
    Orientando(s)
    • LIDIANE DA SILVA FLORES
    Banca
    • GRAZIELA CACERES CARPEJANI
    • PEDRO NELSON CESAR DO AMARAL
    • URBANO GOMES PINTO DE ABREU
    Resumo
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      ANÁLISES UNIVARIADA E MULTIVARIADA NA DIVERSIDADE GENÉTICA DO FEIJOEIRO
      Curso Mestrado em Agronomia
      Tipo Dissertação
      Data 09/09/2022
      Área AGRONOMIA
      Orientador(es)
      • MAIELE LEANDRO DA SILVA
      Orientando(s)
      • ANA CAROLINE MELLO AREVALO KRAESKI
      Banca
      • ADRIANA DE CASTRO CORREIA DA SILVA
      • MAIELE LEANDRO DA SILVA
      • PAULO EDUARDO TEODORO
      Resumo
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        ASPECTOS FISIOLÓGICOS, REPRODUTIVOS E COMPORTAMENTAIS DE VACAS NELORE EM AMBIENTE TROPICAL
        Curso Mestrado em Zootecnia
        Tipo Dissertação
        Data 03/09/2022
        Área ZOOTECNIA
        Orientador(es)
        • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
        Orientando(s)
        • ARACY GARCIA TRAVASSOS DOS SANTOS
        Banca
        • ELIANE VIANNA DA COSTA E SILVA
        • FABIANA DE ANDRADE MELO STERZA
        • REÍSSA ALVES VILELA
        Resumo
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          CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE PORTA-ENXERTOS DE SERINGUEIRA PRODUZIDOS EM TUBETES COM CAPACIDADE VOLUMÉTRICA REDUZIDA E DIFERENTES ÉPOCAS DE TRANSPLANTIO
          Curso Mestrado em Agronomia
          Tipo Dissertação
          Data 01/09/2022
          Área AGRONOMIA
          Orientador(es)
          • ERIVALDO JOSÉ SCALOPPI JUNIOR
          Orientando(s)
          • MARINA FOLETTO
          Banca
          • EDILSON COSTA
          • ERIVALDO JOSÉ SCALOPPI JUNIOR
          • GLAUCE TAÍS DE OLIVEIRA SOUSA AZEVEDO
          Resumo A qualidade de mudas porta-enxertos de seringueira é fundamental para as etapas subsequentes de condução e produtividade. Com a crescente modernização dos viveiros, o uso de tecnologias para aprimorar a qualidade das mudas, como a determinação do recipiente de cultivo e a época adequada para transplante são primordiais para se obter êxito. Neste sentido, objetivou-se estudar o crescimento e desenvolvimento de porta-enxertos de seringueira do clone GT1, sob recipientes de capacidade reduzida e épocas de transplante para recipientes plásticos de maior volume. O experimento foi conduzido no Instituto Agronômico de Campinas em Votuporanga, SP, em ambiente protegido no sistema de bancadas suspensas, num delineamento de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas no tempo 3x5 (três volumes de tubetes x cinco épocas de transplantio). Avaliou-se tubetes com capacidades de 115, 180 e 280 mL, e cinco épocas de transplantio aos 60, 120, 240, 360 dias e ST (sem transplantio) após a semeadura (DAS). Foram determinadas as características morfológicas de crescimento como altura, diâmetro, área foliar e fitomassas e relações biométricas, quociente de robustez, taxa de crescimento absoluto e índice de qualidade de Dickson. Em todos os volumes utilizados as mudas apresentaram diâmetro acima de 12 mm, dos quais o tubete com 180 mL produziu porta-enxertos com maiores espessuras, as melhores épocas para transplante foram aos 60 e 120 DAS. Mudas com maior massa radicular foram observadas nos tubetes de 180 e 280 mL e transplantio aos 120 DAS. Aos 120 DAS as mudas apresentaram alturas superiores a 145 cm nos tubetes de 180 e 280 mL. Aos 120 e 240 DAS foram obtidos porta-enxertos com maior índice de qualidade, independente do volume do tubete. A rede de correlação de Pearson e componentes principais complementaram a viabilidade dos três recipientes, conduzidos até o período máximo de 240 dias. Recomenda-se o emprego de tubetes com capacidade de 180 mL e transplantio aos 120 DAS para recipientes de maior capacidade volumétrica.
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          BIOFERTILIZANTE DERIVADO DE DEJETOS SUÍNOS NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE Cedrela fissilis Vell
          Curso Mestrado em Agronomia
          Tipo Dissertação
          Data 29/08/2022
          Área AGRONOMIA
          Orientador(es)
          • MARCOS ANTONIO CAMACHO DA SILVA
          Orientando(s)
          • MARINA FERREIRA SOARES PINHEIRO
          Banca
          • GISLAYNE DE ARAUJO BITENCOURT
          • MARCOS ANTONIO CAMACHO DA SILVA
          • THIAGO WOICIECHOWSKI
          Resumo
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            SEMENTES COM E SEM INOCULAÇÃO E APLICAÇÃO FOLIAR DE VITAMINAS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E FISIOLÓGICAS DA CULTURA DA SOJA
            Curso Mestrado em Agronomia
            Tipo Dissertação
            Data 26/08/2022
            Área AGRONOMIA
            Orientador(es)
            • ROGÉRIO SOARES DE FREITAS
            Orientando(s)
            • ALEXANDRE HENRIQUE FREITAS DE LIMA
            Banca
            • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
            • ROGÉRIO SOARES DE FREITAS
            • SEBASTIÃO FERREIRA DE LIMA
            Resumo A inoculação de bactérias na cultura da soja promove aumento considerável de produtividade, mas como a cultura tem grande expressividade econômica mundial, há necessidade de pesquisas que otimizem ainda mais sua produção. Estudos recentes com aplicação exógena de vitaminas, vêm demonstrando potencial para o crescimento e o rendimento de grãos, pois atuam diretamente no metabolismo e fisiologia das plantas. Neste sentido, objetivou-se analisar o efeito da aplicação das vitaminas, Tiamina e Niacina, isoladas e associadas, em plantas de soja com ausência e presença de inoculação com Bradyrhizobium japonicum sobre as características agronômicas e fisiológicas da cultura. O experimento foi desenvolvido em delineamento inteiramente casualizados, em esquema fatorial 2x4, com 5 repetições, 2 tratamentos com inoculação de bactérias, presença e ausência, e 4 aplicações de vitamina via foliar, controle (água), tiamina (0,1 g), niacina (0,1 g) e Tiamina+Niacina (0,05+0,05 g), conduzido em casa de vegetação em vasos. Realizou-se a inoculação das sementes no momento da semeadura e a aplicação das vitaminas no estádio V2. Foram avaliados características morfológicas, trocas gasosas (fotossíntese) e rendimento de grãos. A aplicação de tiamina e inoculação promoveram maior crescimento em diâmetro, vagens por planta, grãos por planta e produção. A inoculação favorece maior teor de clorofila, eficiência de carboxilação e fotossíntese liquida. A associação da vitamina tiamina com a inoculação incrementou a massa de 100 grãos, atributo que promoveu maior produção final. Por meio da rede de correlação e variáveis canônicas foi possível verificar o efeito combinado das trocas gasosas e sua influência nos parâmetros de crescimento e produção. Conclui-se que o emprego de vitaminas não pode superar os efeitos benéficos da inoculação, sendo a tiamina alternativa complementar a inoculação para promover maior produção de grãos de soja.
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            CRUZAMENTOS DIALÉLICOS F1 EM PEPINO E A RESPONSIVIDADE AO MANEJO DE NITROGÊNIO
            Curso Mestrado em Agronomia
            Tipo Dissertação
            Data 12/08/2022
            Área AGRONOMIA
            Orientador(es)
            • TIAGO ZOZ
            Orientando(s)
            • LEANDRA CARDOSO MOREIRA
            Banca
            • MÁRCIA REGINA DA COSTA
            • SEBASTIÃO SOARES DE OLIVEIRA NETO
            • TIAGO ZOZ
            Resumo O pepino é uma espécie que não expressa perda de vigor em função da endogamia, porém, apresenta heterose. Nesse sentido, a produção de híbridos se torna uma opção viável para o aumento da produção da cultura sem causar impactos ambientais. Ademais, o nitrogênio também é um fator importante para a produtividade da cultura. Nesse contexto, a busca por híbridos mais eficientes no uso deste nutriente se torna essencial, principalmente considerando o cenário mundial em que a escassez e o custo elevado dos fertilizantes são assuntos de destaque. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi gerar informações genéticas sobre híbridos F1 de pepino em condições de cultivo com diferentes manejos de nitrogênio. O experimento foi conduzido em condições de campo sob o delineamento experimental de blocos casualizados com três repetições, em esquema fatorial 10x2. Quatro cultivares de pepino (Aodai – A; Caipira – C; Verde Comprido – VC; Wisconsin - W) e os seis híbridos F1 obtidos a partir das combinações entre os cultivares comerciais (AC, AVC, AW, CVC, CW e VCW) foram avaliados sob cultivo com dois manejos de nitrogênio. Em um manejo, adotou-se a dose recomendada de nitrogênio em cobertura (84 kg ha-1) para o cultivo de pepino, e no outro manejo, adotou-se 50% da dose recomendada de nitrogênio em cobertura (42 kg ha-1). Existe variabilidade genética entre os genótipos estudados (genitores e os F1s). Para o genótipo CW, foram verificadas as maiores médias quanto ao número, massa, diâmetro, comprimento e produtividade de frutos sob manejo adequado de nitrogênio. As estimativas da capacidade geral de combinação foram relativamente superiores para os genitores Caipira e Wisconsin sob manejo adequado e em déficit de nitrogênio. O genótipo Wisconsin tem potencial para ser selecionado para programas de melhoramento genético, gerando novas populações e possibilitando maiores ganhos nos ciclos de seleção. A produção de híbridos entre os genitores estudados é viável tanto para o cultivo com fornecimento de nitrogênio adequado quanto para cultivo com déficit de nitrogênio, uma vez que foi constatado manifestação de heterose nos genótipos F1. O híbrido proveniente do cruzamento entre os genitores Verde Comprido e Wisconsin é promissor para produção de pepino.
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              BIOFORTIFICAÇÃO DE FITOQUÍMICOS E CRESCIMENTO DE MICROGREEN DE COUVE COM USO DE RADIAÇÃO FOTOSSINTETICAMENTE ATIVA E SUBSTRATO COM NUTRIENTES
              Curso Mestrado em Agronomia
              Tipo Dissertação
              Data 12/08/2022
              Área AGRONOMIA
              Orientador(es)
              • FLAVIO FERREIRA DA SILVA BINOTTI
              Orientando(s)
              • João Batista Medeiros Silva
              Banca
              • CLEITON GREDSON SABIN BENETT
              • EDILSON COSTA
              • EDUARDO PRADI VENDRUSCOLO
              • FLAVIO FERREIRA DA SILVA BINOTTI
              Resumo O presente trabalho tem por objetivo determinar crescimento e biofortificação com carotenoides (fitoquímico), em microgreen de couve em função de ambientes de cultivos com suplementação de radiação fotossinteticamente ativa (casa de vegetação) e câmara de crescimento artificial, além de substrato de cultivo mineral e organomineral. O trabalho foi composto por dois experimentos num delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 2 x 5, constituído por dois substratos de cultivo (mineral e organomineral) e cinco ambientes de cultivo (casa de vegetação climatizada, com três intensidades de suplementação de radiação fotossinteticamente ativa por LED, além do controle e câmara de cultivo artificial). Sendo que no experimento aos 12 dias após a semeadura (DAS) a tela sob o filme de polietileno da casa de vegetação estava recolhida , no outro a tela estava distendida e foi avaliado aos 20 DAS. Uso de substrato organomineral é necessário para o cultivo de migrogreens de couve em casa de vegetação. O ambiente de cultivo artificial apresentou estiolamento dos microgreens, com menor crescimento, evidenciando um necessidade de radiação fotossinteticamente ativa maior que 83 µmol m-2 s-1 . Pode-se produzir migrogreens de couve biofortificados com fitoquímico (carotenoide), com uso tela termorefletora aluminizada em casa de vegetação com suplementação de radiação fotossinteticamente ativa média de 468 micromol.m-².s-¹.
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              Etnomatemática presente na cultura e na cosmologia Kaiowá da Aldeia Panambizinho/MS.
              Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
              Tipo Dissertação
              Data 08/08/2022
              Área ENSINO
              Orientador(es)
              • HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
              Orientando(s)
              • Ivanuza da Silva Pedro
              Banca
              • HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
              • MARIA APARECIDA MENDES OLIVEIRA
              • SONNER ARFUX DE FIGUEIREDO
              Resumo
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                Jogando com a Matemática, Aquarius: um Minecraft game PUZZLE
                Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                Tipo Dissertação
                Data 08/08/2022
                Área ENSINO
                Orientador(es)
                • SONNER ARFUX DE FIGUEIREDO
                Orientando(s)
                • VITOR DE SOUZA LICHOTI
                Banca
                • CLAUDIO ZARATE SANAVRIA
                • HELENA ALESSANDRA SCAVAZZA LEME
                • SONNER ARFUX DE FIGUEIREDO
                Resumo
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                  Os Três Momentos Pedagógicos no Ensino da Teoria da Relatividade
                  Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                  Tipo Dissertação
                  Data 05/08/2022
                  Área ENSINO
                  Orientador(es)
                  • SERGIO CHOITI YAMAZAKI
                  Orientando(s)
                  • WESLEY SARATI COELHO
                  Banca
                  • FERNANDO CESAR FERREIRA
                  • REGIANI MAGALHÃES DE OLIVEIRA YAMAZAKI
                  • SERGIO CHOITI YAMAZAKI
                  Resumo
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                    Atividades experimentais por meio de recurso audiovisual para a determinação do teor de etanol na gasolina com o uso de instrumentos seguindo a perspectiva de Vygotsky
                    Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                    Tipo Dissertação
                    Data 05/08/2022
                    Área ENSINO
                    Orientador(es)
                    • ANTONIO ROGÉRIO FIORUCCI
                    Orientando(s)
                    • JULIANA RODRIGUES FERRAZ
                    Banca
                    • ADEMIR DE SOUZA PEREIRA
                    • ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA
                    • ANTONIO ROGÉRIO FIORUCCI
                    Resumo
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                      Astronomia na Educação Infantil? Algumas possibilidades
                      Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                      Tipo Dissertação
                      Data 02/08/2022
                      Área ENSINO
                      Orientador(es)
                      • EDMILSON DE SOUZA
                      Orientando(s)
                      • Bruna Ortega Andreassa
                      Banca
                      • EDMILSON DE SOUZA
                      • ELIANE CERDAS
                      • ROSINEI BATISTA RIBEIRO
                      Resumo
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                        A inserção da Música nos primeiros anos do Ensino Fundamental e sua contribuição para a aprendizagem da Matemática
                        Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                        Tipo Dissertação
                        Data 01/08/2022
                        Área ENSINO
                        Orientador(es)
                        • ELIANE CERDAS
                        Orientando(s)
                        • DELSON ROBERDO
                        Banca
                        • ELIANE CERDAS
                        • MARCELO SALLES BATARCE
                        • MARLON DANTAS TREVISAN
                        Resumo
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                          APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA TRIGONOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – O PROCESSO ENSINO APRENDIZADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
                          Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                          Tipo Dissertação
                          Data 01/08/2022
                          Área ENSINO
                          Orientador(es)
                          • MARCELO SALLES BATARCE
                          Orientando(s)
                          • Cleiton Ramos de Souza
                          Banca
                          • MARCELO SALLES BATARCE
                          • MÁRCIO UREL RODRIGUES
                          • MIRIAN XAVIER
                          Resumo
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                            Limites e possibilidades na construção de agentes transformadores: análise de uma prática de educação ambiental crítica na educação infantil
                            Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                            Tipo Dissertação
                            Data 29/07/2022
                            Área ENSINO
                            Orientador(es)
                            • VANESSA DAIANA PEDRANCINI
                            Orientando(s)
                            • Katiucia Cristina Pegorari da Silva
                            Banca
                            • DEBORA DE BARROS SILVEIRA
                            • MIRIAN XAVIER
                            • VANESSA DAIANA PEDRANCINI
                            Resumo
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                              ESTIMATIVA DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA BOVINOCULTURA DE CORTE DO MATO GROSSO DO SUL
                              Curso Mestrado em Zootecnia
                              Tipo Dissertação
                              Data 29/07/2022
                              Área ZOOTECNIA
                              Orientador(es)
                              • HENRIQUE JORGE FERNANDES
                              Orientando(s)
                              • WILLIAM BRITEZ FELICIANO
                              Banca
                              • CAMILA FERNANDES DOMINGUES DUARTE
                              • ESTELLA ROSSETO JANUSCKIEWICZ
                              • HENRIQUE JORGE FERNANDES
                              Resumo
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                                ULTRAESTRUTURA ANTENAL DE GYMNETIS MACLEAY, 1819 (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE: CETONIINAE)
                                Curso Mestrado em Agronomia
                                Tipo Dissertação
                                Data 15/07/2022
                                Área AGRONOMIA
                                Orientador(es)
                                • SERGIO ROBERTO RODRIGUES
                                Orientando(s)
                                • RAYANNE SOEIRO DA SILVA
                                Banca
                                • GISELLE FELICIANI BARBOSA
                                • GISLANE DA SILVA LOPES
                                • SERGIO ROBERTO RODRIGUES
                                Resumo Cetoniinae é uma subfamília de Scarabaeidae (Coleoptera: Scarabaeoidae), a qual o gênero Gymnetis pertence, e são conhecidos comumente como coleópteros dos frutos e pólen. A forma de comunicação entre os indivíduos é realizada por meio dos feromônios que são percebidos pelas antenas e suas microestruturas denominadas sensilas antenais. O presente estudo apresenta como objetivo caracterizar a morfologia e a distribuição das sensilas antenais, suas possíveis variações e classificações entre os sexos de Gymnetis holosericea e Gymnetis rufilateris. Os insetos adultos de Gymnetis foram coletados na Fazenda Escola de São Luís, pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, unidade Paulo VI/São Luís, MA, no período de maio de 2021 a janeiro de 2022. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, os adultos foram separados em machos e fêmeas e as lamelas antenais foram extraídas, para obtenção de imagens das sensilas através do microscópio eletrônico de varredura (MEV). Foram identificadas as sensilas caéticas e tricódeas nas lamelas distal e proximal externa e na lamela mediana nas regiões de bordas, os quais possuem funções mecanorreceptoras, e sensilas placódeas (tipo I e II) e coelocônicas (Tipo I e II) estavam presente nas lamelas distal, mediana e proximal, e possuem função receptora de semioquimicos. Em fêmeas de G. holosericea foram encontradas 19.956 sensilas e nos machos 23.192 sensilas, enquanto que em fêmeas de G. rufilateris foram encontradas 16.633 sensilas e nos machos 21.184 sensilas. As sensilas placódeas são mais abundantes em machos e fêmeas de G. holosericea (22.217 e 19.411 respectivamente) e G. rufilateris (20.586 e 16.026 respectivamente).
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                                Aulas Remotas em Tempos de Pandemia: As contribuições de uma Sequência Didática em Ecologia
                                Curso Mestrado em Educação Científica e Matemática
                                Tipo Dissertação
                                Data 15/07/2022
                                Área ENSINO
                                Orientador(es)
                                • MIRIAN XAVIER
                                Orientando(s)
                                • SABRINA BIGATÃO VALERIO ORTIZ
                                Banca
                                • ELIANE CERDAS
                                • MIRIAN XAVIER
                                • VERA DE MATTOS MACHADO
                                Resumo
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