TRILHANDO COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES COORDENADORES DE PRÁTICAS INOVADORAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/02/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- DJANIRES LAGEANO NETO DE JESUS
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Orientando(s) |
- ALESSANDRA LOPES DA ROCHA
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Banca |
- DJANIRES LAGEANO NETO DE JESUS
- FREDERICO FONSECA FERNANDES
- NEILA BARBOSA OSÓRIO
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Resumo |
O estudo teve como objetivo geral diagnosticar as competências digitais alcançadas e as
que poderiam ser aperfeiçoadas a partir das formações dos Professores Coordenadores
de Práticas Inovadoras (PCPIs), da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul
(REE-MS). A metodologia de investigação consistiu em um estudo de natureza empírica,
com abordagem mista quanti-qualitativa, descritiva e exploratória. O levantamento
teórico foi conduzido pela técnica do Estado do Conhecimento (EC), abrangendo o
período de 2018 a 2023, com suporte em bases como Scielo, Eric, Web of Science,
Oasisbr e Periódicos CAPES, aliado à pesquisa documental. Os passos investigativos
foram conduzidos pelos autores Morosini & Fernandes (2014); Silva, Souza e
Vasconcelos (2020); Morosini, Nascimento e Nez (2021); Kohls-Santos & Morosini
(2021); Oliveira & Vastio (2021) entre outros. A fundamentação teórica baseou-se nos
aportes construtivista de Piaget (1896-1980) e da autonomia de Freire (1921-1997), que
enfatizam a aprendizagem como processo ativo e interacionista. O estudo aplicou um
questionário baseado no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores
(DigCompEdu) a 137 PCPIs, cujos resultados evidenciaram competências digitais
variáveis, indicando a necessidade de formação continuada para aprimorar o uso
pedagógico das tecnologias digitais. Além disso, propôs-se um ecossistema digital
colaborativo para disseminação de práticas inovadoras. Os achados apontam que o
fortalecimento das competências digitais dos docentes requer integração entre políticas
públicas, formação continuada e práticas pedagógicas inovadoras. |
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E INTERGERACIONALIDADE: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E DAS PESSOAS IDOSAS EM MATO GROSSO DO SUL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/02/2025 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- DJANIRES LAGEANO NETO DE JESUS
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Orientando(s) |
- Maria Aparecida Rondis Nunes de Abreu
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Banca |
- DJANIRES LAGEANO NETO DE JESUS
- FREDERICO FONSECA FERNANDES
- NEILA BARBOSA OSÓRIO
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Resumo |
O avanço das tecnologias tem promovido uma integração crescente na sociedade e nas
instituições escolares, desempenhando um papel crucial no processo de construção do
conhecimento de professores e estudantes. As formações continuadas oferecem a oportunidade
de incorporar recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. O estudo propôs-
se analisar a formação continuada de professores com foco na compreensão e utilização de
avanços tecnológicos e recursos didáticos, bem como a introdução da educação intergeracional
na prática pedagógica voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a da Pessoa Idosa,
oferecido na modalidade de educação a distância (EAD) em Mato Grosso do Sul. A
metodologia adotada foi de natureza empírica, com abordagem quali-quantitativa, utilizando
pesquisa exploratória de campo, bibliográfica e documental. O referencial teórico inclui
contribuições de autores como Freire (1983), Moran (2000), Kenski (2008), Osório (2021),
entre outros. Além disso, utilizou-se o levantamento sistemático do Estado do Conhecimento
(EC) propostos por Morosini e Fernandes (2014). Os resultados parciais do estudo sinalizaram
que, do ponto de vista epistemológico, existe um vasto campo de oportunidades para
investigações na área que afeta a inclusão da Pessoa Idosa no contexto educacional. Além disso,
aponta os desafios na formação inicial e contínua dos professores para atuarem na EJA em
contextos intergeracionais. A pesquisa exploratória e aplicada analisou as competências digitais
e intergeracionais de professores da EJA em Mato Grosso do Sul, evidenciando a necessidade
de formação continuada e específica para promover a integração de tecnologias educacionais,
e a valorização da intergeracionalidade no ensino. Com base nos resultados, foi elaborada uma
proposta formativa que alia tecnologias educacionais à educação intergeracional, oferecendo
uma referência prática para a EJA na Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. |
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EDUCA+ MS: UMA PLATAFORMA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/11/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- FREDERICO FONSECA FERNANDES
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Orientando(s) |
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Banca |
- AGNALDO DE OLIVEIRA
- DJANIRES LAGEANO NETO DE JESUS
- FREDERICO FONSECA FERNANDES
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Resumo |
A pesquisa tem por objetivo identificar elementos e fundamentos, teóricos e tecnológicos,
para o desenvolvimento de uma plataforma digital, denominada Educa+ MS, para o
gerenciamento de ambientes virtuais, a partir do Modular Object-Oriented Dynamic Learning
Environment (MOODLE). Essa plataforma poderá ser utilizada por gestores e professores da
Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul ou demais redes de ensino, de maneira a
proporcionar espaços virtuais de diálogo sobre metodologias de ensino e compartilhamento de
propostas e práticas de uso de recursos pedagógicos, planos de aula, atividades/tarefas,
projetos de ensino, entre outros. O referencial metodológico seguiu uma abordagem
qualitativa, com elementos da pesquisa bibliográfica e aplicada. O referencial teórico se
constitui a partir de três eixos articulados: (a) prática docente, formação continuada e
formação continuada em serviço; (b) construção de uma plataforma virtual que permita a
interação, produção e compartilhamento em diferentes linguagens digitais; (c) perspectivas de
um ambiente virtual de interação em um formato colaborativo entre professores/gestores.
Considerando o desenvolvimento de uma plataforma digital para a proposição de espaços
virtuais de formação continuada em serviço, foram identificados e apresentados os processos
de desenvolvimento, personalização, estruturação, organização e gerenciamento de uma
plataforma virtual, bem como algumas funcionalidades e possibilidades de uso de recursos
digitais que possibilitam a interação, a produção e o compartilhamento de informações em
espaços virtuais, organizados a partir do contexto de estrutura e organização da Rede Estadual
de Educação de Mato Grosso do Sul, propondo uma plataforma virtual que favorece a
interação entre equipe gestora e professores em propostas de formação continuada a partir do
compartilhamento de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidade dessa ação e
contribuindo com a formação e qualificação do profissional.
Palavras-chave: Formação Continuada em Serviço. Ambientes Virtuais. Plataformas Virtuais.
Colaboração. |
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A Hermenêutica Objetiva na Educação: Análise Crítica e Emancipatória |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- ARTIERES ESTEVÃO ROMEIRO
- GEOVANE FERREIRA GOMES
- MARSIEL PACIFICO
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Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo realizar uma análise da aplicação da metodologia de pesquisa social qualitativa conhecida como "hermenêutica objetiva," desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann, em material didático no contexto do ensino técnico profissionalizante de nível médio. A investigação busca compreender como essa abordagem metodológica pode contribuir para a emancipação dos alunos, alinhada à perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. O termo "hermenêutica objetiva" é utilizado neste estudo como uma metodologia de pesquisa qualitativa, baseada na interpretação de significados presentes em fontes de dados como o conteúdo de material didático utilizado em sala de aula. Além disso, busca-se compreender de que maneira a análise, influenciada pelos resultados, pode efetivamente contribuir para a promoção da emancipação dos alunos através de uma educação no ambiente da sala de aula. O problema do ambiente educacional é evidente, pois muitas vezes adota uma abordagem excludente, focando na transmissão conceitual de conteúdo, em detrimento do desenvolvimento do pensamento crítico e independente dos alunos. Ao trazer a hermenêutica objetiva para o ambiente escolar, a presente pesquisa visa analisar e interpretar o contexto do conteúdo do material didático, de maneira crítica e informada, rompendo com a mera reprodução de conteúdo com uma análise na perspectiva de uma educação com conhecimento mais significativo e emancipatório. Portanto, os resultados desta pesquisa indicam que a análise da aplicação da Hermenêutica Objetiva no material didático utilizado no ensino técnico profissionalizante de nível médio revelou potencial significativo para promover a emancipação dos alunos. A abordagem metodológica mostrou-se valiosa para estimular o pensamento crítico e a autonomia, favorecendo práticas pedagógicas mais inclusivas e reflexivas. Essa perspectiva sugere que, ao integrar a Hermenêutica Objetiva ao contexto educacional, é possível contribuir de maneira substancial para a formação de cidadãos mais críticos e engajados com a transformação social. |
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FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS CORUMBÁ DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (2017-2022) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
09/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
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Banca |
- CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
- JAQUELINE DANIELA BASSO
- MARSIEL PACIFICO
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Resumo |
O funcionamento das unidades educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul é
subordinado à administração do Ministério da Educação, e seu financiamento assegurado em
conjunto com os recursos destinados ao Ensino Público Federal, sendo, portanto, associados
aos recursos destinados às Universidades Federais. Com o intuito de ofertar educação técnica e
tecnológica em nível médio e superior, assim como as universidades, os Institutos Federais
promovem a formação por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse contexto, objetiva-
se compreender o processo de financiamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão do
Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2017 e 2022.
O recorte temporal inicial justifica-se pela promulgação da Emenda Constitucional n. 95/ 2016
que impactou a política de gastos públicos, e o final pela disponibilidade de dados. Para alcance
dos objetivos propostos, realizou-se pesquisa de cunho descritivo e analítico, empregando como
procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise de
indicadores estatísticos oficiais disponibilizados pelo MEC, IBGE, MDIC, INEP e IFMS.
Verificou-se que, diante da política de austeridade fiscal em curso no financiamento da
educação brasileira, sobremaneira após a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016,
entre os anos de 2017 e 2022, embora o IFMS não tenha vivenciado cortes drásticos dos
recursos destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão, o incremente orçamentário,
na maioria dos anos, foi abaixo do IPCA. Na prática, essa política representa retração no
potencial de investimento, uma vez que, naquele mesmo período, ocorreu a ampliação de
matrículas (presenciais e EaD) e de projetos de pesquisa, sem o devido incremento de pessoal
e ampliação das instalações, o que evidencia a intensificação do trabalho dos profissionais
técnicos e docentes, bem como dá indícios da precarização das condições da educação
oferecida. |
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O CURRÍCULO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE ESTADUAL EM CAMPO GRANDE-MS (2017-2022) |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
05/09/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Fernanda Alves Bucallon Serafim
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Banca |
- CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
- IARA AUGUSTA DA SILVA
- JAQUELINE DANIELA BASSO
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Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da organização do currículo proposto na
Reforma do Ensino Médio, na Escola Estadual Prof. Emygdio Campos Widal de tempo
integral de Ensino Médio, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que atende
exclusivamente alunos do Ensino Médio. Dessa forma, a pesquisa realizou-se na Escola
Estadual Prof. Emygdio Campos Widal, em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do
Sul, delimitando o período em que a escola passou a ofertar apenas a etapa de Ensino Médio
em tempo integral, concomitante com a implementação da reforma do Ensino Médio. O
período, 2017 – 2022, favorece uma análise das mudanças implementadas pela rede estadual
de ensino em suas escolas de Ensino Médio em tempo integral, pois transpassa pelo ciclo de
atuação dos institutos privados nestas escolas, bem como posteriormente pelas mudanças
impostas pela nova legislação para esta etapa de ensino. A Lei N.o 13.415, de 16 de fevereiro
de 2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei N.o 9.394, de 20
de dezembro de 1996, estabelecendo mudanças na estrutura do Ensino Médio, como aumento
da carga horária do estudante na escola e uma nova organização curricular. Tais mudanças
causaram profundas e significativas alterações em toda organização da escola. Para realização
desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, utilizando de pesquisa documental,
bibliográfica e pesquisa empírica cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas em
instrumento semiestruturado na EE Prof. Emygdio Campos Widal. Será realizada entrevista
com um professor de cada área de conhecimentos, da base nacional curricular, que
obrigatoriamente esteja lotado no ano de 2023, quanto em uma disciplina da base nacional
curricular, e também em uma disciplina da parte diversificada da matriz curricular da rede
estadual do corrente ano. O trabalho foi respaldado em uma perspectiva Histórica, buscando
realizar a análise do contexto histórico e social em que as reformas foram implementadas no
ensino médio. Para isso, serão utilizadas obras de Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto,
Celso João Ferretti, entre outros. Bem como, artigos científicos e a produção acadêmica
acerca da temática, e ainda, a legislação nacional e estadual vigente. Contatou-se que a
reforma não apresenta soluções comprovadas para os problemas que se propõe corrigir, bem
como não promoveu junto à sociedade, um amplo espaço para discussões, nem tão pouco
realizou a capacitação necessária aos professores, para atuarem na formulação apresentada. |
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A TEORIA DA MODIFICABILIDADE COGNITIVA DE REUVEN FEUERSTEIN: UMA ANÁLISE SOBRE A APLICAÇÃO DO PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL BÁSICO (PEI-B) EM ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/07/2024 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- Mayara Kelly Queiróz dos Santos
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Banca |
- ALEXANDRA AYACH ANACHE
- CELI CORRÊA NERES
- MARSIEL PACIFICO
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Resumo |
RESUMO
O presente estudo teve como foco a Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Reuven
Feuerstein. Feuerstein, um professor e psicólogo judeu-israelense nascido na Romênia,
desenvolveu a Teoria da Modificabilidade Cognitiva e o Programa de Enriquecimento
Instrumental (PEI) com o propósito de aprimorar as habilidades cognitivas de crianças, jovens
e adultos que enfrentaram dificuldades de aprendizagem no período pós-Segunda Guerra
Mundial. Sua pesquisa, considerada relativamente recente, contribui para a escassez de estudos
sobre sua metodologia no Brasil. Portanto, o objetivo central deste estudo foi realizar uma
análise introdutória e exploratória da aplicação do PEI, em nível básico, em estudantes com
paralisia cerebral, buscando examinar as potencialidades de aplicação de um dos instrumentos
do programa.Para isso, foi utilizado o instrumento "Organização de Pontos" como uma amostra,
devido à sua facilidade de adaptação para minimizar demandas motoras, focando em
habilidades cognitivas como percepção visual e organização espacial, que não dependem tanto
de habilidades verbais ou motoras finas. O percurso metodológico incluiu: a) treinamento da
pesquisadora para a aplicação dos instrumentos, seguido pelas intervenções com o material de
Feuerstein; b) observação e coleta de dados durante as intervenções do PEI; e c) revisão
bibliográfica para compreender a Teoria da Modificabilidade Cognitiva e o processo do
Programa. As análises foram conduzidas com base nos resultados das aplicações do instrumento
selecionado. O referencial teórico principal utilizado foi a Teoria da Modificabilidade Cognitiva
Estrutural de Reuven Feuerstein. A partir da análise, a teoria de Feuerstein é considerada uma
ferramenta valiosa para promover o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem em crianças
com paralisia cerebral. Apesar dos desafios inerentes à aplicação do PEI nesses estudantes, seu
potencial para fomentar o desenvolvimento cognitivo, a independência e a participação ativa na
vida escolar a torna uma abordagem promissora. Como resultados, foram identificadas diversas
potencialidades para o uso do PEI com estudantes com paralisia cerebral. No entanto, destaca-
se a necessidade de investimentos na formação de professores e na disponibilização de materiais
para a aplicação do programa de Feuerstein como um impedimento relevante. Diante disso,
propõe-se um projeto de intervenção para a formação continuada de professores, visando
apresentar a Teoria da Modificabilidade Cognitiva de Feuerstein como uma estratégia de
ensino-aprendizagem para crianças com paralisia cerebral.
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EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL MONTE AZUL E EUTRÓPICA GOMES PEDROSO, CORUMBÁ-MS |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
07/12/2017 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
- KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO FIGUEIRA
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Orientando(s) |
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Banca |
- KÁTIA CRISTINA NASCIMENTO FIGUEIRA
- NEDINA ROSELI MARTINS STEIN
- ODIMAR JOÃO PERIPOLI
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Resumo |
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Download |
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A CONTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR: UMA ABORDAGEM PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO |
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Curso |
Mestrado em Educação |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/11/2017 |
Área |
EDUCAÇÃO |
Orientador(es) |
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Orientando(s) |
- GISELE FERREIRA DA SILVA DE OLIVEIRA
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Banca |
- DORA DE ANDRADE SILVA
- MARIA HELENA DA SILVA ANDRADE
- ROBERTO ORTIZ PAIXÃO
- WALTER GUEDES DA SILVA
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Resumo |
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