Mestrado em Letras

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TRABALHO Ações
O PAJUBÁ FALADO NO PROGRAMA DRAG RACE BRASIL
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 27/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
Orientando(s)
  • RAUL SILVESTRE BENITEZ AGUILERA
Banca
  • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
  • DANIE MARCELO DE JESUS
  • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
Resumo O objetivo principal é definir a palavra quanto à sua língua de origem, contextualizando-a a uma determinada fala da comunidade LGBTQIAPN+, com base nas expressões utilizadas pelos participantes no uso das lexias, apontando mais uma forma de variedade da língua, com fatos linguísticos que podem ser interpretados como características da fala de determinado grupo dentro da comunidade gay. Este estudo propõe reflexões sobre o léxico utilizado entre os gays masculinos, com idade entre 22 e 46 anos do programa reality show Drag Race, versão brasileira, utilizando uma amostragem da fala dos participantes na configuração de um falar gay para a construção do corpus. A hipótese levantada nesta pesquisa é a de que a fala utilizada por gays masculinos é uma marca social e de sexualidade, havendo necessidade de descrever os dados linguísticos usados por pessoas desse programa televisivo. O trabalho se estrutura a partir do estudo de variação e mudança linguística, em uma perspectiva a partir de Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]), seguindo pela apresentação da variedade linguística em nível lexical (Biderman, 2001), além de um percurso histórico pela estruturação do movimento LGBTQIAPN+ no Brasil (Green, 2019), perpassando a influência desse dialeto na mídia atualmente. O modo de fala de determinados grupos de homossexuais é sinal de resistência e identificação social. Os gays que fizeram parte desta pesquisa se destacam socialmente pela forma que se expressam, e são avaliados no ato de suas falas marcadas por episódios diferentes, pelos seus interlocutores. Essas características de linguagem merecem a atenção deste estudo sociolinguístico, visto que o modo como os indivíduos falam, independentemente de cor, etnia ou orientação sexual, deve ser conhecido e, acima de tudo, respeitado. A identificação do léxico gay se deu através da
realização de um recorte das gírias utilizadas por indivíduos em seu contexto de fala que variavam de idade, localização e contextos de vidas diferenciados. Nesses contextos foram identificadas várias lexias que revelam a busca por
certa identidade cultural própria. Isso possibilitou a criação de um glossário com a inclusão dessas lexias. Por fim, constatou-se que existem diferenças e semelhanças que marcam a forma de falar entre a comunidade gay e isso
demonstra um fortalecimento e afirmação que existe uma forma diferente de falar.
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A VIOLÊNCIA NAS MEDEIAS DE EURÍPEDES, CORNEILLE E SÊNECA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-COMPARATIVA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 27/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
Orientando(s)
  • BRENDA LUIZE TAMIOZZO CORREA
Banca
  • MARIA ADÉLIA MENEGAZZO
  • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
  • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
Resumo A presente dissertação tem por finalidade analisar as possibilidades de ressonâncias e relações intertextuais, a partir da concepção e do funcionamento da violência, entre o título Medeia, de Eurípedes (431 a. C), e as obras homônimas de Sêneca (49-62 d. C) e de Pierre Corneille (1635). No que se refere ao contexto de produção dessas obras, o primeiro texto integra a Antiguidade Clássica grega (escrito originalmente em grego), o segundo a Roma Antiga (escrito originalmente em latim) e o terceiro contempla, por sua vez, o Classicismo francês (escrito originalmente em língua francesa). Para isso, é necessário, em um primeiro momento, observar e compreender as narrativas mitológicas que sustentam Medeia, que servem como ponto de partida para as diferentes interpretações da personagem em produções artísticas, e ainda compreender o próprio conceito de mito. Em seguida, é coerente que sejam apontados os recursos de criação do texto dramático selecionados pelos autores e utilizados em cada um dos textos (grego, latino e francês) indo ao encontro do contexto sócio-cultural de produção no qual cada um deles está inserido. Tudo isso para que, enfim, seja possível investigar o funcionamento dos fenômenos de violência e horror na construção dos três objetos analisados, uma vez que esses conceitos acompanham a retomada da personagem Medeia nas três obras.
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ENTRE INTENSIDADE, FRAGMENTAÇÃO E (DES)REALIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE QADÓS (1973) E TU NÃO TE MOVES DE TI (1980), DE HILDA HILST
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 27/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
Orientando(s)
  • LAYNNE VICTÓRIA DOS SANTOS FEITOSA DE LIMA
Banca
  • MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUZA MACIEL
  • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
  • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
Resumo Hilda Hilst (1930-2004), escritora brasileira, deixou um legado no panorama literário brasileiro. Hilda destacou-se como uma artista versátil, abordando a prosa, a poesia, a dramaturgia e outras expressões. Sua resistência em submeter-se a tendências literárias dominantes revela uma voz singular que transcende categorizações estreitas e que reflete o turbulento século XX, caracterizado pela fragmentação do sujeito. Assim como no Cubismo, movimento artístico em que os objetos são desconstruídos em facetas, a obra de Hilda desconstrói e rearranja elementos da subjetividade humana. Por meio de sua escrita, a autora captura a complexidade das identidades fragmentadas, explorando a busca por uma coerência em um mundo cada vez mais desarticulado e cheio de possibilidades. Com isto, este trabalho busca analisar a ‘Intensidade’ como uma constante na obra da escritora, além da presença e dos efeitos da fragmentação do sujeito (Rosenfeld, 2006) e da incomunicabilidade da experiência nas obras Qadós (1973) e Tu não te moves de ti (1980) de sua autoria. Por outra chave de interpretação, este estudo também se debruça sobre a aplicação da filosofia de Søren Kierkegaard (1813-1855), especialmente em seus estádios da existência – estético, ético e religioso – na constituição dos personagens, abordagem que se amplia com a lente conceitual da ‘Desrealização’ na compreensão dos protagonistas Tadeu e Qadós, observados pela proposta de Anatol Rosenfeld (2006) a partir de algumas camadas que compõem a experiência fragmentada que emerge no século XX.
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ENTRE AS ÁGUAS DO PANTANAL: A CONSTRUÇÃO POÉTICA DE MANOEL DE BARROS E MAURICIO COPETTI
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 26/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ANDRE REZENDE BENATTI
Orientando(s)
  • DORCAS PINTO PAIVA
Banca
  • ANDRE REZENDE BENATTI
  • CARIN CÁSSIA DE LOURO DE FREITAS
  • Rosana Cristina Zanelatto Santos
Resumo Este trabalho tem como objetivo explorar a poética de Manoel de Barros em relação à construção fílmica de Planuras, dirigido pelo cineasta Maurício Copetti (2014), estabelecendo uma comparação teórica entre as poesias da infância do poeta e o filme. Busca-se apresentar, de forma objetiva, a relação que se desenvolve entre literatura e cinema, considerando as impressões e visões do cineasta e do poeta. A conexão artística
entre esses dois criadores repousa na narrativa, constituindo um elo importante a partir do olhar e das memórias que são construídas, não apenas através das exuberantes paisagens do Pantanal Sul-Mato-Grossense, mas também do cotidiano dos habitantes dessa região. As imagens visuais do filme permitem ao espectador-leitor imaginar e despertar novos sentimentos e sensações. O cineasta, ao realizar o filme, traz seu próprio olhar, ou seja, sua interpretação pessoal como leitor. Ao ler obras como O Guardador de Águas, Concerto a Céu Aberto, Gramática Expositiva do Chão e Retrato do Artista Quando Coisa, criamos nossas próprias imagens, permitindo-nos escapar para uma realidade que nos faz viver em um mundo de fantasia. A relevância deste estudo para a área de concentração de Estudos Literários, no campo das Poéticas da Modernidade, está em realizar um estudo comparativo entre dois gêneros: a literatura, que já existe há séculos, e o cinema, uma arte moderna. A pesquisa será documental, com fontes históricas sobre a chegada da família Barros ao Pantanal Sul-Mato-Grossense e a influência de
escritores regionalistas, como Antônio Serejo, Abílio Leite de Barros, Augusto César Proença, Paulo Sérgio Nolasco, Hélio Serejo, entre outros. Em minhas leituras, busco destacar a narrativa poética, textual e imagética do filme Planuras em comparação com as imagens verbais (memórias) de Manoel de Barros. Para isso, utilizo como referência discussões teóricas sobre cinema, língua e linguagem (Aumont e Jacques), a arte do cinema (David Bordwell e Kristin Thompson), além de Marcel Martin. A base teórica deste estudo será fundamentada nos referenciais da Literatura Comparada, seguindo autores como Antônio Candido (1975), Carvalhal (1998) e Nitrini (2000). Este trabalho também investigará a pertinência da proposta a partir de metodologias que explorem os elementos constitutivos dessa arte, não apenas no que tange às questões temáticas, mas também na análise das possibilidades sociais e culturais que ela oferece. Busca-se, assim, propor um percurso que discuta a influência como substrato teórico-simbólico na relação entre os dois autores e como Manoel de Barros, em seu projeto poético, influencia e
ressignifica a proposta fílmica de Maurício Copetti.
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GAROTA, INTERROMPIDA: DA AUTOBIOGRAFIA LITERÁRIA AO DRAMA CINEMATOGRÁFICO
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 23/09/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
Orientando(s)
  • MARILUCE DA SILVA OLIVEIRA
Banca
  • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
  • PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
  • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
Resumo O presente trabalho objetiva analisar duas obras artísticas, uma cinematográfica e outra literária, observando especialmente a relação entre arte e sociedade. A obra escolhida é o livro autobiográfico Garota, Interrompida, de Susanna Kaysen, publicado originalmente em 1993, e a adaptação cinematográfica homônima produzida por James Mangold em 1999. Dessa forma, a narrativa cinematográfica interage com o relato literário, a fim de promover discussão acerca das relações entre escrita e imagem e como ambas podem dialogar entre si e ressignificar seus próprios meios de expressão. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Essa abordagem teórica inclui autores que consideram as diferenças e aproximações entre as linguagens literária e cinematográfica, como Robert Stam, Ismail Xavier, entre outros. Por fim, o estudo focaliza a análise das relações históricas e sociais de duas linguagens artísticas: a escrita literária, especificamente o gênero autobiográfico, e os recursos da arte na adaptação fílmica. A pesquisa pretende evidenciar como os elementos culturais e identitários são representados e discutidos em abordagens interdisciplinares elencados pela crítica literária e por conceitos dos Estudos Culturais de viés materialista, uma vez que a literatura e o cinema interagem com os espaços sociais, culturais, respondendo esteticamente às questões de seu momento histórico.
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O DISCURSO DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 21/06/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • MARLON LEAL RODRIGUES
Orientando(s)
  • NEREU CARLOS DE ARAÚJO RODRIGUES
Banca
  • ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
  • CRISTIANE SCHMIDT
  • MARLON LEAL RODRIGUES
Resumo Historicamente a violência simbólica faz parte da realidade das escolas, entretanto nem sempre foi vista e tratada como violência, por se tratar de um tipo de violência invisível que aparentemente não causa danos à vida do sujeito. Assim, a violência simbólica tem se perpetuado dentro da escola, causando danos à vida das vítimas e consequentemente a toda sociedade, pois toda atitude violenta se propaga e gera outros tipos de violências. Por tudo isso, e por considerar a violência simbólica um problema social, o objetivo desta pesquisa é analisar os discursos de violência simbólica no ambiente escolar, de modo a identificar os sentidos dos enunciados recortados a fim de compreender como a violência simbólica se manifesta dentro da escola na visão dos profissionais que atuam naeducação, sendo eles: professores, coordenadores e diretores. Sob essa perspectiva, o Corpus de pesquisa foi constituído a partir de um questionário, no qual dez (profissionais) disponibilizaram-se a responder, colaborando com o desenvolvimento do estudo. Nesse sentido, procurando formar base teórica para compreender os efeitos de sentido produzidos pelos discursos, a pesquisa foi organizada em cinco (5) capítulos, sendo eles: capítulo um (1): “Fundamentação teórica para análise do Corpus da pesquisa”, no qual se discorre acerca da fundamentação teórica e alguns de seus conceitos-chave; capítulo dois (2): “Violência simbólica no ambiente escolar: um recorte histórico e teórico”, em que se expõe uma breve introdução sobre a violência simbólica no contexto escolar; capítulo três (3): “O discurso de poder simbólico que reproduz a violência simbólica na escola”, no qual se discorre sobre as relações de poder existentes na escola de acordo com o processo de hierarquização da instituição social de ensino; capítulo quatro (4): “Relatório de campo”, no qual se descreve detalhadamente como ocorreu o processo de constituição do Corpus e o capítulo cinco (5) “Análises”, no qual foram desenvolvidas as análises dos dados. Sobre a metodologia utilizada para constituição do Corpus, seguiu-se a proposta de Rodrigues (2011), ou seja, escolheu-se um objeto, procedeu-se o recorte de um Corpus e a partir desse Corpus prosseguiu-se o recorte de enunciados, considerando os objetivos propostos para esta pesquisa, qualitativa. Em seguida, os enunciados foram separados em discursos para facilitar a realização das análises. Ademais, as análises e o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados sob o viés teórico da Análise do Discurso, doravante (AD), de linha francesa, do teórico e filósofo francês Michel Pêcheux (1995, 1997), além de teóricos como Orlandi (2007, 2012, 2013, 2015), (Rodrigues (2011), entre outros.
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O DISCURSO DA MULHER NA POLÍTICA: PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 20/06/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • MARLON LEAL RODRIGUES
Orientando(s)
  • KARLA LOPES DA SILVA RODRIGUES
Banca
  • IRENILDA ANGELA DOS SANTOS
  • MARLON LEAL RODRIGUES
  • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
Resumo Secularmente, a mulher foi silenciada, sem direitos, foi impedida de viver como uma cidadã comum na sociedade. Sua atribuição era servir o marido, cuidar dos afazeres domésticos, da educação dos filhos e reproduzir. Entretanto, ao longo dos anos, através de lutas, a mulher tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade e conseguido estar em posições e lugares que, por consequência do patriarcado, até hoje ainda são considerados masculinos. Porém, embora a mulher tenha conquistado o direito de votar e ser votada, ainda existe a desigualdade de gênero e o preconceito contra a figura feminina ocupando um espaço na esfera pública. Compreendemos que a desigualdade se fortalece em virtude de uma construção discursiva com efeitos de sentido de inferioridade em relação à figura feminina, que por vezes é justificada pela construção da imagem da mulher a partir do discurso machista. Por isso, embora haja resistência, a mulher tende a se afastar da política por medo de enfrentar o preconceito, assim como todas as barreiras impostas para que ela desista. Logo, o que justifica isso é o percentual baixo de representatividade feminina, descrito nesta pesquisa, que pode ser visto como um problema social, visto que a mulher como cidadã tem o direito de ser representada. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa constituiu-se em analisar os discursos da mulher na política que fortalecem a participação e a representatividade feminina. Sob essa perspectiva, o Corpus de pesquisa foi constituído a partir de um questionário, no qual 8 (oito) mulheres, parlamentares e mulheres que pleiteiam um espaço no parlamento, disponibilizaram-se a responder, colaborando com o desenvolvimento do estudo. Nesse sentido, procurando formar base teórica para compreender os efeitos de sentido produzidos pelos discursos, a pesquisa foi organizada em 6 (seis) capítulos, sendo eles: capítulo 1: “Fundamentação teórica para análise do Corpus da pesquisa”, no qual se discorre acerca da fundamentação teórica e alguns de seus conceitos-chave; capítulo 2: “Do movimento sufragista à conquista do voto feminino: um recorte teórico e histórico”, em que se expõe uma breve introdução sobre a trajetória da mulher em busca do direito de votar e ser votada; capítulo 3: “Mulheres e resistência”, no qual de discorre sobre o ativismo feminista e os movimentos de resistência; capítulo 4: “Manifestações da violência simbólica contra as mulheres”, em que se discorre sobre a violência simbólica e suas consequências na vida da mulher; capítulo 5: “Os caminhos da pesquisa de campo”, no qual se descreve detalhadamente como ocorreu o processo de constituição do Corpus e o capítulo 6: “Análise e discussão dos enunciados”, no qual foram desenvolvidas as análises dos dados. Sobre a metodologia utilizada para constituição do Corpus, seguiu-se a proposta de Rodrigues (2011), ou seja, escolheu-se um objeto, procedeu-se o recorte de um Corpus e a partir desse Corpus prosseguiu-se o recorte de enunciados, considerando os objetivos propostos para esta pesquisa. Em seguida, os enunciados foram separados em discursos para facilitar a realização das análises. Assim, as análises e o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados sob o viés teórico da Análise do Discurso, doravante (AD), de linha francesa, do teórico e filósofo francês Michel Pêcheux (1995, 1997), além de teóricos como Orlandi (2007, 2012, 2013, 2015),
Rodrigues (2011), entre outros.
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A CULTURA DO CANCELAMENTO NAS REDES SOCIAIS: O IDENTITARISMO COMO DISPOSITIVO DISCURSIVO
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 17/05/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ALINE SADDI CHAVES
Orientando(s)
  • MATHEUS HENRIQUE LEANDRO GARCIA
Banca
  • ALINE SADDI CHAVES
  • NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
  • SUELI MARIA RAMOS DA SILVA
Resumo A cultura do cancelamento emergiu como um fenômeno significativo nas redes sociais contemporâneas, desempenhando um papel crucial na esfera pública e na produção discursiva no espaço digital. Este estudo busca aprofundar a compreensão desse fenômeno, tomado como acontecimento discursivo, analisando os casos de cancelamento da escritora J.K. Rowling, da professora Lilia Schwarcz e da escritora Djamila Ribeiro, ocorridos entre 2019 e 2022, escolhidos como forma de representar a análise feita ao longo do trabalho, na qual visualizamos o cancelamento como um processo violento, que culminou prejuízo pessoal para os três membros escolhidos. Embasado na Análise do Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux na década de 1960 e utilizando conceitos como o de formação discursiva, memória e interdiscurso, o estudo tem como objetivo geral investigar as regras implícitas e os “não ditos” das formações discursivas antagônicas que culminam nessa prática de linchamento público na esfera digital, bem como o seu aparecimento como forma de controle sobre o outro. Além disso,
buscamos explorar os dispositivos discursivos subjacentes à cultura do cancelamento, destacando sua interseção com questões identitárias, políticas e históricas. Essa análise se estende desde os fundamentos teóricos da Análise do Discurso Francesa até a investigação dos casos específicos de cancelamento em meio digital, que são analisados em confluência com os estudos de Michel Foucault (1970) sobre as formas de cerceamento do discurso, bem como as formas de vigilância e punição dos sujeitos que fogem a uma expectativa de discurso. A pesquisa é estruturada em quatro capítulos. O primeiro capítulo oferece uma revisão abrangente da literatura sobre a Análise do Discurso Francesa, percorrendo desde sua evolução até seus principais conceitos e desdobramentos, fornecendo assim uma base teórica sólida para a compreensão do objeto de estudo. O segundo capítulo apresenta e problematiza o discurso emergente no meio digital, explorando como ele se organiza nas redes sociais e na web 2.0, utilizando categorias da Análise do Discurso Digital. O terceiro capítulo se concentra na visão
de Michel Foucault sobre o discurso, tendo como fundamento as obras "A Ordem do Discurso" e "Vigiar e Punir", a fim de entender as formas de cerceamento discursivo e suas implicações sociais. Por fim, o quarto capítulo apresenta análises detalhadas dos casos de cancelamento de J.K. Rowling, Lilia Schwarcz e Djamila Ribeiro, examinando os discursos envolvidos, as investiduras sociais presentes e as dinâmicas discursivas que levaram a esses eventos, sem buscar atribuir culpados, mas compreender os mecanismos envolvidos na cultura do cancelamento. No quarto capítulo, são realizadas as análises do corpus, coletado nas redes sociais sobre o acontecimento do cancelamento. As análises nos permitiram tecer como considerações finais que, na contemporaneidade e em tempos em que a linguagem tem sido
mediada pela tecnologia, as pautas identitárias sensíveis aos sujeitos são colocadas como pré-requisitos morais na sociedade e, deste modo, o meio digital, em sua materialidade, registra e opera para que sejam encontrados, julgados e condenados, os enunciados que não se assemelhem a esta pauta moral, sendo assim, cancelados.
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VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DE LÍNGUA TERENA NA ALDEIA CACHOEIRINHA, MIRANDA-MS
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 15/04/2024
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
Orientando(s)
  • INÉZIA BELIZÁRIO DA SILVA
Banca
  • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
  • Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
  • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
Resumo O presente trabalho irá analisar sobre questões de variação linguística na língua Terena entre os falantes da língua materna do povo nativo da Aldeia Cachoeirinha (Mbókoti), localizada em Miranda-MS, abordaremos como ocorrem as variações que na maioria das vezes constatamos o uso de empréstimo da língua portuguesa nas falas dos Terena, a nova geração já não fala esse idioma como se falava antigamente, o que se nota é a perda de identidade deste povo, pois ao longo do tempo a língua vem enfraquecendo, sendo sufocada pela língua dominante, causando preocupação para os estudiosos linguistas ou da própria comunidade. O Estado de Mato Grosso do Sul, apresenta diversidade cultural e linguística, sendo a segunda maior população indígena, distribuídas em 8 etnias, sendo: Atikum, Guarani, Guató, Kaiowá, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena. As etnias, Guató e Ofaié já não usam a língua materna com frequencia, sendo são quase extintas, possuindo apenas alguns falantes. Nas últimas décadas, uma quantidade significativa de línguas indígenas estão sendo extintas ou ficando próxima à extinção. A expectativa para os próximos anos, nas previsões, é a morte de algumas línguas, assim percebe-se no meio do povo Terena, nota-se que a grande maioria dos jovens já não falam mais, causando uma grande preocupação, os falantes vêm diminuindo cada vez mais, grande parte desta população não mantém o uso da língua tradicional. Refletindo sobre essa situação, em um primeiro momento, iremos investigar, através da análise das palavras que o ancião usa e o vocabulário que um jovem usa no seu dia a dia. Para discutir esse assunto buscaremos ponto de apoio com os linguistas, como: Aryon, Camacho, Faraco, Fiorin, Labov, entre outros autores.
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EMPREGO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Curso Mestrado em Letras
Tipo Dissertação
Data 25/11/2021
Área LETRAS
Orientador(es)
  • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
Orientando(s)
  • SANDRA REGINA MOTTA
Banca
  • CRISTIANE SCHMIDT
  • ELZA SABINO DA SILVA BUENO
  • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
Resumo
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    DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE: A ROTA BIOCEÂNICA NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
    Curso Mestrado em Letras
    Tipo Dissertação
    Data 19/11/2021
    Área LETRAS
    Orientador(es)
    • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
    Orientando(s)
    • KATIA JULIANE LOPES DE OLIVEIRA
    Banca
    • GUSTAVO SOLDATI REIS
    • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
    • RUBERVAL FRANCO MACIEL
    Resumo
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      A HERANÇA AFRICANA NA LÍNGUA PORTUGUESA CANTADA POR LUIZ GONZAGA EM NÍVEIS FONÉTICO-FONOLÓGICOS
      Curso Mestrado em Letras
      Tipo Dissertação
      Data 11/11/2021
      Área LETRAS
      Orientador(es)
      • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
      Orientando(s)
      • PEDRO PAULO DE SOUZA FATTORI
      Banca
      • ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
      • HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVÃO FERREIRA
      • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
      Resumo
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        A HIBRIDAÇÃO E A INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA ENTRE BRASIL E PARAGUAI: UM OLHAR POR MEIO DOS MOVIMENTOS DE TRANSCOLONIZAÇÃO E RELOCALIZAÇÃO DA CULTURA NAS CIDADES DE PORTO MURTINHO E CARMELO PERALTA
        Curso Mestrado em Letras
        Tipo Dissertação
        Data 26/10/2021
        Área LETRAS
        Orientador(es)
        • RUBERVAL FRANCO MACIEL
        Orientando(s)
        • SANDRO OMAR DE OLIVEIRA SANTOS
        Banca
        • MARIA LEDA PINTO
        • NELAGLEY MARQUES
        • RUBERVAL FRANCO MACIEL
        Resumo
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          A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
          Curso Mestrado em Letras
          Tipo Dissertação
          Data 22/10/2021
          Área LETRAS
          Orientador(es)
          • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
          Orientando(s)
          • ANA PAULA FAUSTINO DE OLIVEIRA
          Banca
          • CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
          • IVO DI CAMARGO JUNIOR
          • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
          Resumo
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            GÊNERO MULTIMODAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LEITURA CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO
            Curso Mestrado em Letras
            Tipo Dissertação
            Data 21/10/2021
            Área LETRAS
            Orientador(es)
            • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
            Orientando(s)
            • LÉIA BERNAL SANCHES CORREIA
            Banca
            • IVO DI CAMARGO JUNIOR
            • NATANIEL DOS SANTOS GOMES
            • NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
            Resumo
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              DISCURSIVIDADE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO TRABALHO
              Curso Mestrado em Letras
              Tipo Dissertação
              Data 24/08/2021
              Área LETRAS
              Orientador(es)
              • MARLON LEAL RODRIGUES
              Orientando(s)
              • ELLEN AURÉA KAROLLINA HETWER
              Banca
              • MARLON LEAL RODRIGUES
              • PAULO CESAR TAFARELLO
              • ROSEMERE DE ALMEIDA AGUERO
              Resumo
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                BIG JATO: UMA LEITURA CRÍTICA-COMPARATIVA ENTRE ROMANCE E ROTEIRO DE CINEMA
                Curso Mestrado em Letras
                Tipo Dissertação
                Data 24/08/2021
                Área LETRAS
                Orientador(es)
                • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
                Orientando(s)
                • RÔMULO GOMES BAENA
                Banca
                • PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
                • RAVEL GIORDANO DE LIMA FARIA PAZ
                • VOLMIR CARDOSO PEREIRA
                Resumo
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                  É'Á SOU PARAGUAIA E MORO NO BRASIL: REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS E PRÁTICAS TRANSLÍNGUES DE IMIGRANTES PARAGUAIOS NA CIDADE DE JARDIM-MS"
                  Curso Mestrado em Letras
                  Tipo Dissertação
                  Data 24/08/2021
                  Área LETRAS
                  Orientador(es)
                  • RUBERVAL FRANCO MACIEL
                  Orientando(s)
                  • FLORINDA RAMONA JARA DOS SANTOS
                  Banca
                  • DANIEL ABRÃO
                  • RUBERVAL FRANCO MACIEL
                  • SUZANA VINICIA MANCILLA BARREDA
                  Resumo
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                    #ELE NÃO: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA MULHER EM RELAÇÃO A BOLSONARO
                    Curso Mestrado em Letras
                    Tipo Dissertação
                    Data 24/08/2021
                    Área LETRAS
                    Orientador(es)
                    • MARLON LEAL RODRIGUES
                    Orientando(s)
                    • KÁTIA VALENTINA ESCOBAR GIMENEZ
                    Banca
                    • MARLON LEAL RODRIGUES
                    • PAULO CESAR TAFARELLO
                    • RUBERVAL FRANCO MACIEL
                    Resumo
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                      LITERATURA E MEMÓRIA CULTURAL EM 'CAMALOTES E GUAVIRAIS', DE ULISSES SERRA
                      Curso Mestrado em Letras
                      Tipo Dissertação
                      Data 24/08/2021
                      Área LETRAS
                      Orientador(es)
                      • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
                      Orientando(s)
                      • MARIZA DE SOUZA COVARY
                      Banca
                      • ANDRE REZENDE BENATTI
                      • ROSICLEY ANDRADE COIMBRA
                      • SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
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