ENTRE INTENSIDADE, FRAGMENTAÇÃO E (DES)REALIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE QADÓS (1973) E TU NÃO TE MOVES DE TI (1980), DE HILDA HILST |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
27/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- LAYNNE VICTÓRIA DOS SANTOS FEITOSA DE LIMA
|
Banca |
- MÁRCIO ANTÔNIO DE SOUZA MACIEL
- SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
- VOLMIR CARDOSO PEREIRA
|
Resumo |
Hilda Hilst (1930-2004), escritora brasileira, deixou um legado no panorama literário brasileiro. Hilda destacou-se como uma artista versátil, abordando a prosa, a poesia, a dramaturgia e outras expressões. Sua resistência em submeter-se a tendências literárias dominantes revela uma voz singular que transcende categorizações estreitas e que reflete o turbulento século XX, caracterizado pela fragmentação do sujeito. Assim como no Cubismo, movimento artístico em que os objetos são desconstruídos em facetas, a obra de Hilda desconstrói e rearranja elementos da subjetividade humana. Por meio de sua escrita, a autora captura a complexidade das identidades fragmentadas, explorando a busca por uma coerência em um mundo cada vez mais desarticulado e cheio de possibilidades. Com isto, este trabalho busca analisar a ‘Intensidade’ como uma constante na obra da escritora, além da presença e dos efeitos da fragmentação do sujeito (Rosenfeld, 2006) e da incomunicabilidade da experiência nas obras Qadós (1973) e Tu não te moves de ti (1980) de sua autoria. Por outra chave de interpretação, este estudo também se debruça sobre a aplicação da filosofia de Søren Kierkegaard (1813-1855), especialmente em seus estádios da existência – estético, ético e religioso – na constituição dos personagens, abordagem que se amplia com a lente conceitual da ‘Desrealização’ na compreensão dos protagonistas Tadeu e Qadós, observados pela proposta de Anatol Rosenfeld (2006) a partir de algumas camadas que compõem a experiência fragmentada que emerge no século XX. |
Download |
|
|
ENTRE AS ÁGUAS DO PANTANAL: A CONSTRUÇÃO POÉTICA DE MANOEL DE BARROS E MAURICIO COPETTI |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ANDRE REZENDE BENATTI
- CARIN CÁSSIA DE LOURO DE FREITAS
- Rosana Cristina Zanelatto Santos
|
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo explorar a poética de Manoel de Barros em relação à construção fílmica de Planuras, dirigido pelo cineasta Maurício Copetti (2014), estabelecendo uma comparação teórica entre as poesias da infância do poeta e o filme. Busca-se apresentar, de forma objetiva, a relação que se desenvolve entre literatura e cinema, considerando as impressões e visões do cineasta e do poeta. A conexão artística
entre esses dois criadores repousa na narrativa, constituindo um elo importante a partir do olhar e das memórias que são construídas, não apenas através das exuberantes paisagens do Pantanal Sul-Mato-Grossense, mas também do cotidiano dos habitantes dessa região. As imagens visuais do filme permitem ao espectador-leitor imaginar e despertar novos sentimentos e sensações. O cineasta, ao realizar o filme, traz seu próprio olhar, ou seja, sua interpretação pessoal como leitor. Ao ler obras como O Guardador de Águas, Concerto a Céu Aberto, Gramática Expositiva do Chão e Retrato do Artista Quando Coisa, criamos nossas próprias imagens, permitindo-nos escapar para uma realidade que nos faz viver em um mundo de fantasia. A relevância deste estudo para a área de concentração de Estudos Literários, no campo das Poéticas da Modernidade, está em realizar um estudo comparativo entre dois gêneros: a literatura, que já existe há séculos, e o cinema, uma arte moderna. A pesquisa será documental, com fontes históricas sobre a chegada da família Barros ao Pantanal Sul-Mato-Grossense e a influência de
escritores regionalistas, como Antônio Serejo, Abílio Leite de Barros, Augusto César Proença, Paulo Sérgio Nolasco, Hélio Serejo, entre outros. Em minhas leituras, busco destacar a narrativa poética, textual e imagética do filme Planuras em comparação com as imagens verbais (memórias) de Manoel de Barros. Para isso, utilizo como referência discussões teóricas sobre cinema, língua e linguagem (Aumont e Jacques), a arte do cinema (David Bordwell e Kristin Thompson), além de Marcel Martin. A base teórica deste estudo será fundamentada nos referenciais da Literatura Comparada, seguindo autores como Antônio Candido (1975), Carvalhal (1998) e Nitrini (2000). Este trabalho também investigará a pertinência da proposta a partir de metodologias que explorem os elementos constitutivos dessa arte, não apenas no que tange às questões temáticas, mas também na análise das possibilidades sociais e culturais que ela oferece. Busca-se, assim, propor um percurso que discuta a influência como substrato teórico-simbólico na relação entre os dois autores e como Manoel de Barros, em seu projeto poético, influencia e
ressignifica a proposta fílmica de Maurício Copetti. |
Download |
|
|
GAROTA, INTERROMPIDA: DA AUTOBIOGRAFIA LITERÁRIA AO DRAMA CINEMATOGRÁFICO |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/09/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- MARILUCE DA SILVA OLIVEIRA
|
Banca |
- NEURIVALDO CAMPOS PEDROSO JUNIOR
- PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
- VOLMIR CARDOSO PEREIRA
|
Resumo |
O presente trabalho objetiva analisar duas obras artísticas, uma cinematográfica e outra literária, observando especialmente a relação entre arte e sociedade. A obra escolhida é o livro autobiográfico Garota, Interrompida, de Susanna Kaysen, publicado originalmente em 1993, e a adaptação cinematográfica homônima produzida por James Mangold em 1999. Dessa forma, a narrativa cinematográfica interage com o relato literário, a fim de promover discussão acerca das relações entre escrita e imagem e como ambas podem dialogar entre si e ressignificar seus próprios meios de expressão. A metodologia utilizada neste estudo é a pesquisa bibliográfica. Essa abordagem teórica inclui autores que consideram as diferenças e aproximações entre as linguagens literária e cinematográfica, como Robert Stam, Ismail Xavier, entre outros. Por fim, o estudo focaliza a análise das relações históricas e sociais de duas linguagens artísticas: a escrita literária, especificamente o gênero autobiográfico, e os recursos da arte na adaptação fílmica. A pesquisa pretende evidenciar como os elementos culturais e identitários são representados e discutidos em abordagens interdisciplinares elencados pela crítica literária e por conceitos dos Estudos Culturais de viés materialista, uma vez que a literatura e o cinema interagem com os espaços sociais, culturais, respondendo esteticamente às questões de seu momento histórico. |
Download |
|
|
O DISCURSO DE VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NO AMBIENTE ESCOLAR |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/06/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- NEREU CARLOS DE ARAÚJO RODRIGUES
|
Banca |
- ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
- CRISTIANE SCHMIDT
- MARLON LEAL RODRIGUES
|
Resumo |
Historicamente a violência simbólica faz parte da realidade das escolas, entretanto nem sempre foi vista e tratada como violência, por se tratar de um tipo de violência invisível que aparentemente não causa danos à vida do sujeito. Assim, a violência simbólica tem se perpetuado dentro da escola, causando danos à vida das vítimas e consequentemente a toda sociedade, pois toda atitude violenta se propaga e gera outros tipos de violências. Por tudo isso, e por considerar a violência simbólica um problema social, o objetivo desta pesquisa é analisar os discursos de violência simbólica no ambiente escolar, de modo a identificar os sentidos dos enunciados recortados a fim de compreender como a violência simbólica se manifesta dentro da escola na visão dos profissionais que atuam naeducação, sendo eles: professores, coordenadores e diretores. Sob essa perspectiva, o Corpus de pesquisa foi constituído a partir de um questionário, no qual dez (profissionais) disponibilizaram-se a responder, colaborando com o desenvolvimento do estudo. Nesse sentido, procurando formar base teórica para compreender os efeitos de sentido produzidos pelos discursos, a pesquisa foi organizada em cinco (5) capítulos, sendo eles: capítulo um (1): “Fundamentação teórica para análise do Corpus da pesquisa”, no qual se discorre acerca da fundamentação teórica e alguns de seus conceitos-chave; capítulo dois (2): “Violência simbólica no ambiente escolar: um recorte histórico e teórico”, em que se expõe uma breve introdução sobre a violência simbólica no contexto escolar; capítulo três (3): “O discurso de poder simbólico que reproduz a violência simbólica na escola”, no qual se discorre sobre as relações de poder existentes na escola de acordo com o processo de hierarquização da instituição social de ensino; capítulo quatro (4): “Relatório de campo”, no qual se descreve detalhadamente como ocorreu o processo de constituição do Corpus e o capítulo cinco (5) “Análises”, no qual foram desenvolvidas as análises dos dados. Sobre a metodologia utilizada para constituição do Corpus, seguiu-se a proposta de Rodrigues (2011), ou seja, escolheu-se um objeto, procedeu-se o recorte de um Corpus e a partir desse Corpus prosseguiu-se o recorte de enunciados, considerando os objetivos propostos para esta pesquisa, qualitativa. Em seguida, os enunciados foram separados em discursos para facilitar a realização das análises. Ademais, as análises e o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados sob o viés teórico da Análise do Discurso, doravante (AD), de linha francesa, do teórico e filósofo francês Michel Pêcheux (1995, 1997), além de teóricos como Orlandi (2007, 2012, 2013, 2015), (Rodrigues (2011), entre outros. |
Download |
|
|
O DISCURSO DA MULHER NA POLÍTICA: PARTICIPAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE FEMININA |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
20/06/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- KARLA LOPES DA SILVA RODRIGUES
|
Banca |
- IRENILDA ANGELA DOS SANTOS
- MARLON LEAL RODRIGUES
- NATANIEL DOS SANTOS GOMES
|
Resumo |
Secularmente, a mulher foi silenciada, sem direitos, foi impedida de viver como uma cidadã comum na sociedade. Sua atribuição era servir o marido, cuidar dos afazeres domésticos, da educação dos filhos e reproduzir. Entretanto, ao longo dos anos, através de lutas, a mulher tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade e conseguido estar em posições e lugares que, por consequência do patriarcado, até hoje ainda são considerados masculinos. Porém, embora a mulher tenha conquistado o direito de votar e ser votada, ainda existe a desigualdade de gênero e o preconceito contra a figura feminina ocupando um espaço na esfera pública. Compreendemos que a desigualdade se fortalece em virtude de uma construção discursiva com efeitos de sentido de inferioridade em relação à figura feminina, que por vezes é justificada pela construção da imagem da mulher a partir do discurso machista. Por isso, embora haja resistência, a mulher tende a se afastar da política por medo de enfrentar o preconceito, assim como todas as barreiras impostas para que ela desista. Logo, o que justifica isso é o percentual baixo de representatividade feminina, descrito nesta pesquisa, que pode ser visto como um problema social, visto que a mulher como cidadã tem o direito de ser representada. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa constituiu-se em analisar os discursos da mulher na política que fortalecem a participação e a representatividade feminina. Sob essa perspectiva, o Corpus de pesquisa foi constituído a partir de um questionário, no qual 8 (oito) mulheres, parlamentares e mulheres que pleiteiam um espaço no parlamento, disponibilizaram-se a responder, colaborando com o desenvolvimento do estudo. Nesse sentido, procurando formar base teórica para compreender os efeitos de sentido produzidos pelos discursos, a pesquisa foi organizada em 6 (seis) capítulos, sendo eles: capítulo 1: “Fundamentação teórica para análise do Corpus da pesquisa”, no qual se discorre acerca da fundamentação teórica e alguns de seus conceitos-chave; capítulo 2: “Do movimento sufragista à conquista do voto feminino: um recorte teórico e histórico”, em que se expõe uma breve introdução sobre a trajetória da mulher em busca do direito de votar e ser votada; capítulo 3: “Mulheres e resistência”, no qual de discorre sobre o ativismo feminista e os movimentos de resistência; capítulo 4: “Manifestações da violência simbólica contra as mulheres”, em que se discorre sobre a violência simbólica e suas consequências na vida da mulher; capítulo 5: “Os caminhos da pesquisa de campo”, no qual se descreve detalhadamente como ocorreu o processo de constituição do Corpus e o capítulo 6: “Análise e discussão dos enunciados”, no qual foram desenvolvidas as análises dos dados. Sobre a metodologia utilizada para constituição do Corpus, seguiu-se a proposta de Rodrigues (2011), ou seja, escolheu-se um objeto, procedeu-se o recorte de um Corpus e a partir desse Corpus prosseguiu-se o recorte de enunciados, considerando os objetivos propostos para esta pesquisa. Em seguida, os enunciados foram separados em discursos para facilitar a realização das análises. Assim, as análises e o desenvolvimento desta pesquisa foram fundamentados sob o viés teórico da Análise do Discurso, doravante (AD), de linha francesa, do teórico e filósofo francês Michel Pêcheux (1995, 1997), além de teóricos como Orlandi (2007, 2012, 2013, 2015),
Rodrigues (2011), entre outros. |
Download |
|
|
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DE LÍNGUA TERENA NA ALDEIA CACHOEIRINHA, MIRANDA-MS |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
15/04/2024 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
|
Orientando(s) |
- INÉZIA BELIZÁRIO DA SILVA
|
Banca |
- ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
- Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
- NATANIEL DOS SANTOS GOMES
|
Resumo |
O presente trabalho irá analisar sobre questões de variação linguística na língua Terena entre os falantes da língua materna do povo nativo da Aldeia Cachoeirinha (Mbókoti), localizada em Miranda-MS, abordaremos como ocorrem as variações que na maioria das vezes constatamos o uso de empréstimo da língua portuguesa nas falas dos Terena, a nova geração já não fala esse idioma como se falava antigamente, o que se nota é a perda de identidade deste povo, pois ao longo do tempo a língua vem enfraquecendo, sendo sufocada pela língua dominante, causando preocupação para os estudiosos linguistas ou da própria comunidade. O Estado de Mato Grosso do Sul, apresenta diversidade cultural e linguística, sendo a segunda maior população indígena, distribuídas em 8 etnias, sendo: Atikum, Guarani, Guató, Kaiowá, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié e Terena. As etnias, Guató e Ofaié já não usam a língua materna com frequencia, sendo são quase extintas, possuindo apenas alguns falantes. Nas últimas décadas, uma quantidade significativa de línguas indígenas estão sendo extintas ou ficando próxima à extinção. A expectativa para os próximos anos, nas previsões, é a morte de algumas línguas, assim percebe-se no meio do povo Terena, nota-se que a grande maioria dos jovens já não falam mais, causando uma grande preocupação, os falantes vêm diminuindo cada vez mais, grande parte desta população não mantém o uso da língua tradicional. Refletindo sobre essa situação, em um primeiro momento, iremos investigar, através da análise das palavras que o ancião usa e o vocabulário que um jovem usa no seu dia a dia. Para discutir esse assunto buscaremos ponto de apoio com os linguistas, como: Aryon, Camacho, Faraco, Fiorin, Labov, entre outros autores. |
Download |
|
|
EMPREGO DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
25/11/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- ELZA SABINO DA SILVA BUENO
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- CRISTIANE SCHMIDT
- ELZA SABINO DA SILVA BUENO
- NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
DE IQUIQUE A CAMPO GRANDE: A ROTA BIOCEÂNICA NO FORMATO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
19/11/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- NATANIEL DOS SANTOS GOMES
|
Orientando(s) |
- KATIA JULIANE LOPES DE OLIVEIRA
|
Banca |
- GUSTAVO SOLDATI REIS
- NATANIEL DOS SANTOS GOMES
- RUBERVAL FRANCO MACIEL
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A HERANÇA AFRICANA NA LÍNGUA PORTUGUESA CANTADA POR LUIZ GONZAGA EM NÍVEIS FONÉTICO-FONOLÓGICOS |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
11/11/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
|
Orientando(s) |
- PEDRO PAULO DE SOUZA FATTORI
|
Banca |
- ANTONIO CARLOS SANTANA DE SOUZA
- HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVÃO FERREIRA
- NATANIEL DOS SANTOS GOMES
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A HIBRIDAÇÃO E A INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA ENTRE BRASIL E PARAGUAI: UM OLHAR POR MEIO DOS MOVIMENTOS DE TRANSCOLONIZAÇÃO E RELOCALIZAÇÃO DA CULTURA NAS CIDADES DE PORTO MURTINHO E CARMELO PERALTA |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
26/10/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- SANDRO OMAR DE OLIVEIRA SANTOS
|
Banca |
- MARIA LEDA PINTO
- NELAGLEY MARQUES
- RUBERVAL FRANCO MACIEL
|
Resumo |
|
Download |
|
|
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE MULTIMODAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
22/10/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
|
Orientando(s) |
- ANA PAULA FAUSTINO DE OLIVEIRA
|
Banca |
- CLEMILTON PEREIRA DOS SANTOS
- IVO DI CAMARGO JUNIOR
- NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
GÊNERO MULTIMODAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LEITURA CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
21/10/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
|
Orientando(s) |
- LÉIA BERNAL SANCHES CORREIA
|
Banca |
- IVO DI CAMARGO JUNIOR
- NATANIEL DOS SANTOS GOMES
- NEIDE ARAUJO CASTILHO TENO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
DISCURSIVIDADE SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO TRABALHO |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- ELLEN AURÉA KAROLLINA HETWER
|
Banca |
- MARLON LEAL RODRIGUES
- PAULO CESAR TAFARELLO
- ROSEMERE DE ALMEIDA AGUERO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
BIG JATO: UMA LEITURA CRÍTICA-COMPARATIVA ENTRE ROMANCE E ROTEIRO DE CINEMA |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- PAULO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA
- RAVEL GIORDANO DE LIMA FARIA PAZ
- VOLMIR CARDOSO PEREIRA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
É'Á SOU PARAGUAIA E MORO NO BRASIL: REPERTÓRIOS LINGUÍSTICOS E PRÁTICAS TRANSLÍNGUES DE IMIGRANTES PARAGUAIOS NA CIDADE DE JARDIM-MS" |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- FLORINDA RAMONA JARA DOS SANTOS
|
Banca |
- DANIEL ABRÃO
- RUBERVAL FRANCO MACIEL
- SUZANA VINICIA MANCILLA BARREDA
|
Resumo |
|
Download |
|
|
#ELE NÃO: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DA MULHER EM RELAÇÃO A BOLSONARO |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
- KÁTIA VALENTINA ESCOBAR GIMENEZ
|
Banca |
- MARLON LEAL RODRIGUES
- PAULO CESAR TAFARELLO
- RUBERVAL FRANCO MACIEL
|
Resumo |
|
Download |
|
|
LITERATURA E MEMÓRIA CULTURAL EM 'CAMALOTES E GUAVIRAIS', DE ULISSES SERRA |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ANDRE REZENDE BENATTI
- ROSICLEY ANDRADE COIMBRA
- SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
CRÍTICA SOCIAL EM 'PROSA RUDE' DE HÉLIO SEREJO |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
24/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
|
Orientando(s) |
|
Banca |
- ANDRE REZENDE BENATTI
- ROSICLEY ANDRADE COIMBRA
- SUSYLENE DIAS DE ARAÚJO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
AS REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS DO SUJEITO FEMININO EM SETE DISCURSOS IMAGÉTICOS: CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, EFEITOS DE SENTIDO, ESTEREÓTIPOS, FORMAÇÃO DISCURSIVA (FD), MEMÓRIA DISCURSIVA E POSIÇÃO-SUJEITO |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
23/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- ROSEMERE DE ALMEIDA AGUERO
|
Orientando(s) |
- ERENILDA RODRIGUES GOMES STELO
|
Banca |
- GERSON BRUNO FORGIARINI DE QUADROS
- MARLON LEAL RODRIGUES
- ROSEMERE DE ALMEIDA AGUERO
|
Resumo |
|
Download |
|
|
O PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO E O ENSINO DE GRAMÁTICAS |
|
Curso |
Mestrado em Letras |
Tipo |
Dissertação |
Data |
18/08/2021 |
Área |
LETRAS |
Orientador(es) |
- ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
|
Orientando(s) |
- EMERSON RIBEIRO DA SILVA DO NASCIMENTO
|
Banca |
- ADRIANA LÚCIA DE ESCOBAR CHAVES DE BARROS
- ALINE SADDI CHAVES
- PATRÍCIA GRACIELA DA ROCHA
|
Resumo |
|
Download |
|
|