Mestrado em Educação

Trabalhos

Trabalhos Disponíveis

TRABALHO Ações
ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE GESTORAS DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE SITUAÇÕES DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS DAS CRIANÇAS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 17/12/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
Orientando(s)
  • PABLO HALLEY DE PORTO GARCIA
Banca
  • ALEX SANDRO GOMES PESSOA
  • CARLOS EDUARDO FRANÇA
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
Resumo Foi investigado a atuação das gestoras de CEINFs, de uma cidade do leste de Mato Grosso do Sul, quando são identificadas situações em que há violação de direitos das crianças. A revisão bibliográfica abrange a evolução histórica dos direitos das crianças e dos adolescentes, destacando marcos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos da Criança, Constituição Federal de 1988 (CF/88) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O texto também explora a criação do SGDCA e seus eixos de atuação. Ressalto a importância de entendermos como as ações nos eixos do SGDCA são realizadas para garantir o acesso à justiça e a proteção jurídico-social. A pesquisa se propõe a compreender as ações de proteção integral e garantia dos direitos das crianças tendo enfoque na importância da atuação dos gestores na garantia da proteção integral dos alunos, com base na análise de produções científicas acerca do assunto, bem como analisar a atuação das gestoras das unidades públicas de educação infantil da cidade pesquisada. A metodologia adotada segue uma abordagem pós-estruturalista, destacando a influência dos teóricos Michel Foucault e Jacques Derrida como principais autores do aporte teórico. O método de pesquisa será bibliográfico para o levantamento teórico e pesquisa de campo mediante questionário e entrevista parcialmente estruturada para a pesquisa aplicada sob a observância do método qualitativo. A análise de conteúdo seguiu a metodologia de Laurence Bardin, visando identificar e categorizar elementos nos dados analisados.
Download
A PROFISSIONALIZAÇÃO DO OFÍCIO DAS LETRAS: a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP (1934 – 1950)
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 13/12/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • DIOGO DA SILVA ROIZ
Orientando(s)
  • LIGIAN ALMEIDA OSHIMA
Banca
  • ANDREIA CRISTIANE SILVA WIEZZEL
  • DIOGO DA SILVA ROIZ
  • ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
Resumo Este estudo está inserido na linha História, Sociedade e Educação do programa de pós-graduação em Educação da UEMS – Paranaíba (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba) e tem como título: “A profissionalização do ofício das Letras: a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo), 1934-1950”. A questão norteadora é: por que os cursos de Letras foram tão pouco estudados durante seu processo formativo, principalmente sobre a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, entre os anos 1934-1950? Apresenta como objetivo geral, estudar a constituição do campo disciplinar e a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, 1934-1950, e com os objetivos específicos: a) rastrear a distribuição geográfica do curso de Letras no país, mostrar a especificidade do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, e o público de alunos que frequentaram o curso de acordo com o sexo; b) estudar a distribuição curricular do curso de Letras Clássicas e Português entre os anos 1934 e início dos anos 50; c) analisar a distribuição das cadeiras do curso, como era desenvolvido o ensino e pesquisa na época pelos catedráticos, assistentes e auxiliares. Trata-se de uma pesquisa histórica documental, do tipo qualitativa, as principais fontes foram os anuários da FFCL/USP e os anuários estatísticos do Brasil, e para embasar a análise foi utilizado como principal autor Pierre Bourdieu, que contribuiu para este estudo com seus conceitos de campo, habitus, bens e capital, a pesquisa foi realizada mediante análise dos anuários, e mapeamento de produções acadêmicas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 1934 a 1950, e obras de autores que estudaram a história de cursos universitários. Dentre os resultados encontrados, identificou-se como se deu a instituição do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, foi possível rastrear quais cidades, estados e instituições universitárias que possuíam o curso, como se encontrava o país na época, quais leis e decretos que foram instituídos para que o curso de Letras fosse se transformando ao longo do período proposto de estudo. Por último, destacaram-se lacunas deixadas nas produções, como a ausência de estudo sobre o processo formativo do curso de Letras, sobretudo a institucionalização do curso de Letras na FFCL/USP.
Download
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO LEITORA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: leitura literária por meio do Instagram
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 10/12/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
Orientando(s)
  • DEISE BARBOSA NOGUEIRA
Banca
  • ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
  • VIVIANNY DE ASSIS BESSÃO
Resumo A tecnologia está presente na vida das pessoas e na escola não é diferente, os estudantes da
atualidade, nativos digitais, utilizam a tecnologia digital a todo momento. Propor a eles que
utilizem as tecnologias digitais a favor da aquisição de conhecimentos educacionais,
incentivando o gosto pela leitura, é função da escola. A escola deve estar apta a oferecer
subsídios para que seus estudantes conquistem a cidadania digital. Nesse contexto, o objetivo
geral é analisar o uso da rede social Instagram para o incentivo e disseminação à leitura
literária no contexto escolar. Os objetivos específicos são: despertar nos estudantes o gosto
pela leitura literária, provocando reflexões e discussões sobre as leituras sugeridas; propor a
escrita e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes por meio das
discussões e roda de conversa, e, analisar o que revelam os estudantes sobre o uso do
Instagram como possibilidade para o desenvolvimento da leitura literária na escola. Para o
desenvolvimento desta investigação, optou-se pela Pesquisa-Ação. A pesquisa foi realizada
com estudantes dos Oitavo Anos do Ensino Fundamental e um Professor de Língua Portuguesa
da Escola Estadual “Dr. Ytrio Corrêa”, localizada no município de Alto das Garças, Estado de
Mato Grosso (MT). Foi desenvolvido inicialmente em sala de aula, o estudo do poema O
Corvo com o docente, e na sequência, no âmbito da biblioteca da referida unidade escolar, foi
feita a divulgação do texto, especificamente do gênero poema, por meio da rede social
Instagram. Os procedimentos metodológicos se deram pelas leituras e estudos literários feitos
pelos estudantes em sala de aula, que posteriormente, produzieram comentários que geraram
discussões e oportunizaram uma roda de conversa sobre o poema lido. Posteriormente, ao
final dos estudos e discussões, os estudantes produziram um relato pessoal sobre sua
experiência que serviram de análise para a interpretação de dados da pesquisa e responderam
a um quesitonário. Os resultados demonstraram que a sequência didática e o uso do Instagram
enquanto recurso digital para o desenvolvimento da proposta foram significativos para
agregaram ao processo de ensino e aprendizagem instigando os estudantes ao gosto da leitura
literária, a favor do desenvolvimento crítico e criativo dos participantes.
Download
A PRESENÇA (AUSÊNCIA) LGBT+ NAS ESCOLAS SEGUNDO CONCEPÇÕES DO CORPO DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 10/12/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
Orientando(s)
  • NADIR PEREIRA RODRIGUES
Banca
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
  • MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
  • TIAGO DUQUE
Resumo A dissertação apresentou-se como resultado da pesquisa do curso de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba na linha de pesquisa Currículo, Formação de Professores e Diversidades. A pesquisa abordou como tema A presença (ausência) LGBT nas escolas segundo concepções do corpo docente do ensino fundamental II,
o objetivo geral é entender se há políticas, projetos ou práticas pedagógicas em andamento que busquem promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso, e qual o impacto dessas iniciativas sobre a convivência e aceitação da diversidade, os objetivos específicos, abrange a descrição das possíveis manifestações fóbicas referentes ao grupo LGBT nas salas de aula. Esses objetivos visam identificarem situações de preconceito ou discriminação que podem ocorrer, seja de forma explícita ou oculta dentro do ambiente escolar. A ideia é entender como essas atitudes fóbicas se manifestam na escola, sejam através de comportamentos, discursos, atitudes do corpo docente, colegas ou outros agentes envolvidos no cotidiano escolar. Analisar as iniciativas da escola para combater as discriminações relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade. Esses objetivos visam direcionar para ações que as escolas estão implementando, ou não, para lidar com a questão do preconceito e exclusão das pessoas LGBT no contexto escolar. A pesquisa teve como lócus em uma escola do Município de Selvíria/MS, conta com aproximadamente 153 alunos/as matriculados/as no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), são 08 docentes, mas somente 06 responderam ao questionário. Para obtenção de dados foi usado um questionário semiestruturado com vinte e duas perguntas (dezoito abertas e quatro fechadas), aplicado aos seis docentes, de forma anônima após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética. Os critérios de inclusão foram docentes regentes que lecionam no Ensino Fundamental II com habilitação específica para cada disciplina e os requisitos de exclusão foram profissionais sem graduação específica para atuação no Ensino Fundamental II, docentes do Ensino Fundamental I e docentes auxiliares (PA). As respostas foram analisadas, interpretadas e codificadas com fundamento na Técnica de Análise de Conteúdo, através da qual se pretendeu obter diferentes compreensões em torno do discurso de gênero, sexualidade e práticas fóbicas, assim como abordagens pedagógicas desenvolvidas ou não para o combate à discriminação e violência de gênero. Como resultado visa a importância da formação continuada, atualização do currículo e a implementação de medidas que promovam ações educativas que possibilitem a criação de um sistema escolar inclusivo. A finalidade da formação continuada para os/as docentes abrange a diversidade de maneira mais complexas, sendo a escola como um espaço de inclusão, o qual eles/as estejam preparados/as para orientar e acolher todos/as os/as estudantes, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero. Assim, a pesquisa contemplou com todas as siglas da população LGBT considerando que, ao longo do tempo, a escola pode acolher estudantes que se identifiquem com quaisquer identidades de gênero.
Download
HISTÓRIA E CULTURA ESCOLAR NA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA DE JALES-SP (1988-1996)
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 09/12/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • ADEMILSON BATISTA PAES
Orientando(s)
  • Kênia Alexandra Batista Gonzales Tapper
Banca
  • ADEMILSON BATISTA PAES
  • ALESSANDRA CRISTINA FURTADO
  • DIOGO DA SILVA ROIZ
Resumo Esta dissertação traz uma pesquisa histórica que se encontra inserida no âmbito da História da
Educação Profissional, que é um subcampo da História da Educação. Investigamos a cultura
escolar, ou seja, o conjunto de normas e saberes construídos ao longo do tempo no interior da
escola e que se consolidam e tomam forma própria ao difundir-se na construção de cenários e
práticas. Objetivamente, propomos, por meio da pesquisa, responder à seguinte questão:
segundo os documentos oficiais, prescrições legais e fontes históricas, o que se materializou
na estrutura institucional e nas práticas formativas desenvolvidas na Escola Agrícola de Jales?
Ou seja, o objetivo geral deste trabalho é investigar aspectos da cultura escolar na Escola
Agrícola de Jales (de 1988 a 1996), buscando compreender como se desenvolveram práticas
educativas e culturais que deram forma à história da escola. O problema norteador/orientador
da pesquisa está proposto na seguinte questão: quais as condições de possibilidade que
contribuíram para a criação da Escola Técnica Agrícola de Jales e como sua cultura escolar
está representada nas fontes históricas? Com essa finalidade, propomos a realização de uma
pesquisa documental e qualitativa sobre a história da Escola Agrícola de Jales, atualmente
vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O recorte temporal está
delimitado entre os anos de 1988 (fundação da escola) e 1996, pois, logo em seguida à
aprovação da LDB no 9.394/1996, o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) emitiu o
Decreto no 2.208/1997, que separou os ensinos médio e técnico. O suporte teórico contou com
as contribuições de André Chervel (1990), Viñao Frago (1995) e Dominique Julia (2001). A
abordagem metodológica foi desencadeada por uma revisão bibliográfica, com a consulta a
fontes documentais diversas, localizadas no arquivo institucional da escola pesquisada e do
Centro Paula Souza, complementada pela localização e visita a acervos particulares e públicos
(museus) do município de Jales. Por meio da análise dessas fontes. procuramos elaborar
algumas interpretações sobre a constituição histórica do ensino agrícola no município de Jales
e sobre o impacto desta cultura agrícola na identidade do município. Desse modo, analisamos
as práticas escolares da instituição pesquisada, pois adentramos na Escola Técnica Agrícola
de Jales e conhecemos seu cotidiano, suas práticas, sua cultura escolar no período de 1988 a
1996. Como resultado, constatamos que a Escola Agrícola de Jales é mais que um espaço de
divulgação de saberes científicos: a escola mostrou-se ser um lugar de práticas cotidianas
inventivas, lugar de produção de valores e de atitudes. Em meio às atividades pedagógicas e
rotineiras, a escola produziu identidades na vida dos sujeitos que atuaram nela e em sua
própria trajetória no tempo. Espera-se que esta dissertação contribua nos desvelamentos da
história da educação profissional de uma instituição escolar voltada para o ensino agrícola e
da caracterização da cultura escolar que ela constrói.
Download
LITERATURA DE TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO PNLD 2018 E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA: implicações para a Educação Infantil
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 29/11/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARIA SILVIA ROSA SANTANA
Orientando(s)
  • MICHELI CRISTINA HAYASHI CUSTODIO
Banca
  • ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
  • MARIA SILVIA ROSA SANTANA
  • SÓNIA FRIAS PIEPOLI
Resumo Este trabalho aborda a relação entre a formação e o desenvolvimento da consciência no indivíduo e o trabalho pedagógico com livros infantis de temática africana e afro-brasileira, fundamentando-se nos princípios da psicologia histórico-cultural. Delimitamos nossas reflexões nas particularidades da educação infantil, especificamente na pré-escola. Analisamos o Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) literário 2018 a fim de refletir que trabalho é possível ser feito com os livros de temática africana e afro-brasileira e como essas obras podem promover o desenvolvimento de uma consciência antirracista por meio de uma prática pedagógica intencional. O objetivo da pesquisa é analisar a literatura infantil como uma das determinações para o desenvolvimento da consciência, buscando identificar nos livros do guia digital do PNLD 2018 as obras de temática africana e afro-brasileira que possibilitam um trabalho pedagógico por meio da educação antirracista. No capítulo I, procuramos compreender a consciência por meio de três categorias fundamentais, buscando relacionar a atividade, a linguagem e o significado. Depois, nos dedicamos a entender a literatura infantil, suas modificações ao longo dos anos e a literatura de temática africana e afro-brasileira. Por fim, no capítulo III, realizamos um panorama do PNLD Literário 2018 (pré-escola) e analisamos dois dos cinco livros selecionados, que atendiam a uma das categorias de análise proposta. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base na Lei 10.639/03, nas Orientações e ações para as relações étnico-raciais, no edital e no guia online do PNLD 2018 literário infantil. Utilizamos as três categoria de Debus (2017) para analisar os livros infantis de literatura negra que foram selecionados para compor o guia digital dos livros do PNLD Literário da pré-escola. Os resultados mostraram que, apesar de haver apenas cinco livros de temática africana e afro-brasileira em comparação com o número total de livros para escolha dos professores, esses livros, se trabalhados de forma intencional para combater o racismo, podem ser instrumentos que auxiliam o professor na promoção de novos conhecimentos e possibilitam aos alunos terem uma consciência antirracista. Além disso, afirmamos que a obra de Vigotski e de outros autores da psicologia histórico-cultural, em sua metodologia, oferecem o caminho necessário para a análise do desenvolvimento dos conceitos que concernem ao objetivo de nossa pesquisa, revelando que o acesso à literatura de temática africana e afro-brasileira pode, com a mediação do professor, se revelar como um instrumento promotor de uma consciência para a educação das relações étnico-raciais na medida em que apresenta para crianças a realidade objetivada.
Download
A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS SINDICALISTAS APOSENTADAS: Experiências e desafios
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 29/10/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • SILVANE APARECIDA DE FREITAS
Orientando(s)
  • SIMONE VIEIRA DE MATOS
Banca
  • CARLOS EDUARDO FRANÇA
  • SILVANE APARECIDA DE FREITAS
  • SILVELENA COSMO DIAS
Resumo Esta pesquisa está vinculada ao Programa de pós-graduação, stricto sensu, Mestrado em
Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, oferecido na Unidade
Universitária de Paranaíba-MS, área de concentração Educação, Linguagem e Sociedade,
linha de pesquisa: Linguagem, Educação e Cultura. Tem como objetivo analisar o discurso
das professoras sindicalistas aposentadas, membros da APEOESP da cidade de Jales-SP. Para
tanto, propusemos uma pesquisa de cunho qualitativo, na perspectiva da Análise do discurso
de orientação francesa, considerando as contribuições de autores como: Pêcheux (2008),
Orlandi (2020), Coracini (2007), Gregolin (2007). Além desses, buscamos fundamentos em
Foucault (2008) e Bakhtin (2006), pensadores que em muito têm contribuído para o
desenvolvimento das teorias discursivas no Brasil. Portanto, consideramos os pressupostos
teórico-metodológicos foucaultianos, especificamente o arqueogenealógico, visando a escavar
os sentidos, na tentativa de analisar a construção de identidades e as relações de saber-poder
que envolvem os desafios e experiências dos sujeitos desta pesquisa. No decorrer desta
Dissertação, discorremos sobre a formação sindical (APEOESP) na cidade de Jales–SP, desde
sua fundação até as históricas manifestações e lutas atuais. Como procedimento, recorremos à
entrevista semiestruturada, a fim de investigar como se manifesta o discurso sindical na
constituição identitária dos sujeitos pesquisados. Assim, após a constituição do corpus,
analisamos os dizeres dos sujeitos desta pesquisa, considerando os acontecimentos exteriores
e anteriores ao discurso, ou seja, a interdiscursividade, refletimos sobre as materialidades que
intervêm na constituição identitária dessas professoras, com foco no jogo de imagens que
fazem de si e da educação. Salientamos que as experiências e desafios enfrentados, durante
suas vivências como educadoras, impactaram suas experiências e vivências, levando-as a
permanecerem por tantos anos participando da luta de classe de sua categoria mesmo após
aposentadoria. Concluímos que esses sujeitos ainda buscam, no sindicato, possibilidades de
avanços nas políticas públicas da educação, com o fito de fortalecer o reconhecimento e a
valorização da categoria.
Download
USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E COMPREENSÃO DAS PROFESSORAS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 14/10/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • JULIANA DO PRADO
Orientando(s)
  • ALINE LUZIA DE MELLO
Banca
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
  • ISABELLA FERNANDA FERREIRA
  • JULIANA DO PRADO
Resumo Nesta dissertação, são apresentados os resultados finais de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa "Linguagem, Educação e Cultura". Pesquisa intitulada “usos das mídias digitais na educação infantil durante a pandemia de covid-19 e compreensão das professoras” realizada com as professoras de um Centro de Educação Infantil (CEINF) na cidade de Paranaíba/MS. A sociedade contemporânea tem passado por processos de mudanças constantes, sendo que uma das marcas mais notáveis tem sido a utilização das tecnologias digitais nas mais diversas áreas da atividade humana, incidindo inclusive na área educacional. Com a pandemia do novo coronavírus em 2020, acelerou ainda mais esse processo, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino foram necessárias, assim a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi uma alternativa temporária para que a atividade educacional não fosse paralisada por completo, desafiando toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto social. Nessa perspectiva, a presente dissertação teve como objetivo identificar e analisar os usos das mídias digitais na educação infantil durante a pandemia de covid-19 e compreensão das professoras que se mantiveram ativas frente ao contexto pandêmico, no ano de 2020 e 2021, no Centro de Educação Infantil em Paranaíba/MS, passando pelos usos das tecnologias da informação e comunicação na educação como redimensionamento social, práticas pedagógicas, experiências e entendimentos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, bem como foi utilizado questionário semiestruturado para coletar os dados, para analisá-los foi utilizado principalmente os seguintes autores: José van Dijck (2020), Castells (1999), Selwyn (2011), Kenski (2007), Raymond Williams (2003). Ao final foi possível verificar que a maioria dos sujeitos diz não ter tido capacitação tecnológica na sua formação inicial e tão pouco se sentiam preparadas para o uso das mídias digitais como ferramenta de trabalho e que não ocorreu formação profissional suficiente, a pesquisa também demonstrou que nestes dois anos analisado a educação não alcançou o resultado mínimo esperado, os alunos retornaram para o ensino presencial no ano de 2023 com retrocessos significativos e o termo “frustação” e “não satisfatório” foi o que mais apareceu nos relatos. Também foi possível observar que as habilidades de uso das mídias são muito mais relacionadas à área social do que para o uso para na educação, e que ainda há um longo caminho a percorrer para uma educação digital.
Download
OS IMPACTOS DA BNCC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUIRINÓPOLIS – GO
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 30/09/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • REGINALDO PEIXOTO
Orientando(s)
  • ERIVELTO CARLOS FREITAS SILVA
Banca
  • MÁRCIO DE OLIVEIRA
  • MARIA SILVIA ROSA SANTANA
  • REGINALDO PEIXOTO
Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade” com o objetivo de analisar os impactos da BNCC na prática pedagógica dos professores e suas percepções quanto à formação continuada proposta para a implementação e preparo da utilização deste documento, realizada pela rede municipal de educação de Quirinópolis-GO. Partimos do entendimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento normativo que tem o objetivo de gerar grandes mudanças no direcionamento das aprendizagens dos estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, além das redes e dos sistemas da educação pública e privada do país. Porém, após sua implementação, tornou-se objeto de investigação em todo o país, não sendo diferente junto aos professores do município de Quirinópolis, Goiás, onde indagamos: quais as propostas de formação continuada da rede pública de ensino no município de Quirinópolis, Goiás? O que pensam os professores sobre as formações para inserção da BNCC em suas práticas pedagógicas? Para fundamentação teórica da pesquisa, buscamos os conhecimentos exarados em Nóvoa (1992), Saviani (1994, 1996, 2009, 2020); Aguiar e Dourado (2018); Freitas (2018); Dourado (2019), Libâneo (2019) e Peixoto (2020). Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo como metodologia, percorremos pela pesquisa bibliográfica e documental para qualificar os projetos de formação ofertados para os professores das unidades escolares pesquisadas e, posteriormente, aplicacamos os questionários a 20 professores de duas escolas municipais de Quirinópolis, GO. Os resultados foram tratados em gráficos e tabelas, todavia, além de discutirmos com o referencial, também descrevemos os anseios desta classe profissional que, apesar de estar no espaço escolar e compreender as necessidades de nossos estudantes, pouco é preparada por meio da formação continuada e, muito menos, tem voz ou representatividade na construção e implementação de um documento tão importante que orienta a construção dos currículos escolares de todo o país. Portanto, concluímos a pesquisa sob o posicionamento de que a formação continuada do lócus da pesquisa é precária e não responde às necessidades dos docentes, principalmente, no que tange à BNCC.
Download
PROSTITUIÇÃO, EDUCAÇÃO E BIOGRAFIAS DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS EM JALES/SP
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 26/09/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
Orientando(s)
  • TATTIANA ALVES PRADO
Banca
  • ELIANE ROSE MAIO
  • FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
  • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
Resumo Este estudo surgiu no interior da linha de pesquisa Currículo, formação docente e diversidades do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, unidade de Paranaíba/MS). Encontrou força para a sua conclusão no âmbito da humanidade de pessoas lindas que tive o prazer de conhecer e que são muito bem orientadas pelo líder do Núcleo de estudos e pesquisas em educação antirracista, em diversidade e em direitos humanos (NEPEADDH). O objetivo foi o de pesquisar biografias de seis mulheres transexuais profissionais do sexo moradoras de Jales/SP, tendo como especificidade: 1) problematizar por meio das biografias, as dificuldades sociais de se tornar travesti ou transexual na interlocução com as ruas e a prostituição; discutir a produção científica sobre a temática (dissertações e teses) e desenvolver eixos temáticos como escolarização, família, prostituição, violência. Tattiana (eu), Agatha, Paty, Nicole, Monique e Amanda foram as colaboradoras deste estudo e apresentaram lindamente as experiências vividas de transição de gênero na relação com as suas famílias, nas escolas, no trabalho e na prostituição. Utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa autobiográfica, onde elas escolheram o local para fazer uma narrativa de suas experiências. De posse dessas informações, foram feitas transcrições e revisões linguísticas do material coletado a fim de propor uma análise e interpretação das informações colhidas sob o enfoque dos estudos na área de travestis, transexuais e educação. Foi feito o levantamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado com o uso de descritores para compreender o conhecimento científico produzido sobre travestilidade, transexualidade e educação no nosso país. Além desse levantamento, a instrumentalidade ética da pesquisa utilizou-se de um documento de declaração das participantes da pesquisa com informações sobre a participação e a possibilidade de desistência em qualquer momento da pesquisa conforme orientações da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-graduação em Educação (ANPEd). As conclusões apontaram que travestis e transexuais possuem poucas oportunidades de projetos de vida em instituições normatizadas por um cistema-mundo-ocidentalizado. As possibilidades de sobrevivência, tendo o trabalho e a educação como aliados desde o início da transição de gênero tem sido poucas uma vez que diferentes instituições que deveriam oferecer apoio de todas as formas tornam-se limitadas para um acolhimento humano e digno, como é o caso das instituições escolares e as famílias.
Download
O FAZEDOR DE POETAS NA ARTE DA PALAVRA ENSINADA: A TRAJETÓRIA DE MARCOS MOLEZ MARIN
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 05/09/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • DIOGO DA SILVA ROIZ
Orientando(s)
  • HIGOR VINICIUS NOGUEIRA JORGE
Banca
  • DIOGO DA SILVA ROIZ
  • EVERSON APARECIDO CONTELLI
  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
Resumo A dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”, vinculada a Área de Concentração em “Educação, Linguagem e Sociedade”. A dissertação analisa a trajetória e as práticas pedagógicas de Marcos Molez Marin, com foco na integração da poesia e das artes no currículo escolar, utilizando como referência a teoria de Paulo Freire. A pesquisa investiga como essa integração impactou a formação dos alunos e o desenvolvimento da comunidade escolar em Santa Albertina, SP, e
Santana da Ponte Pensa, SP, onde Marin atuou como professor e diretor entre as décadas de 1960 e 1990. A metodologia qualitativa se baseia em pesquisa documental, com análise de livretos dos Festivais de Poesia idealizados por Marin, e entrevistas com ex-alunos, colegas e familiares. Os resultados revelam que a paixão de Marin pela poesia e sua crença em seu poder transformador o levaram a criar eventos que transcendiam o ambiente escolar, tornando-se marcos culturais para as comunidades. Os Festivais de Poesia, além de estimular a criatividade e a expressão individual, promoviam a autoconfiança, a capacidade de comunicação e a integração entre escola e comunidade. Relatos de ex-alunos demonstram o impacto duradouro das práticas de Marin, que inspiraram muitos a continuar escrevendo poesia e a buscar o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa conclui que a integração da poesia e das artes no currículo, sob a liderança de Marin, contribuiu significativamente para a formação integral dos alunos, fomentando a criatividade, a criticidade e o senso de comunidade, alinhando-se aos princípios da educação libertadora de Paulo Freire.
Download
EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM FOCO: UMA ANÁLISE DA CRUELDADE E VIOLÊNCIA EM TRÊS CONTOS DE RUBEM FONSECA
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 03/09/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
Orientando(s)
  • MILENA MONIQUE OVIEDO
Banca
  • DANGLEI DE CASTRO PEREIRA
  • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Sociedade, com o objetivo de examinar a presença da crueldade e da estética do realismo feroz nos contos de Rubem Fonseca, considerando seu impacto na formação docente e literária. Em Rubem Fonseca, a crueldade do tema e dos recursos expressivos se alia com a exposição nua, crua, portanto “realista feroz” (Candido, 1989) das ações da narrativa. Desta forma, a literatura e a arte, com base na noção de crueldade (Rosset, 2002), expõem de maneira ostensiva e sem mediação as complexidades de relações fraturadas estabelecidas entre indivíduos em um determinado ambiente social. Os contos fonsequianos invariavelmente se apropriam dos discursos de violência veiculados por diferentes meios de comunicação como jornais, boletins de ocorrência policial, cinema entre outros. É o que demonstram as narrativas escolhidas como corpus deste trabalho: Nau catrineta, do livro Feliz ano novo, Duzentos e vinte e cinco gramas, conto integrante de Os prisioneiros, e Carne Crua, conto homônimo do último livro do autor, de 2018. Assim sendo, a articulação dessas narrativas fonsequianas em um estilo cruel, agressivo e sádico, demarcado por condições comportamentais desprovidos do peso e da medida ético-moral, permite uma aproximação com a teoria proposta por Candido e Rosset, já que na prosa de Fonseca, os narradores e personagens são indivíduos prisioneiros de suas vontades, fobias, crenças e manias. Dessa forma, o enfoque principal consiste em evidenciar como as narrativas provocativas do autor oferecem insights sobre a sociedade contemporânea e incentivam a reflexão crítica, enfatizando a relevância da literatura na educação.
Download
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E LIDERANÇAS TERENA SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA ARGOLA, MIRANDA - MS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 09/08/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
Orientando(s)
  • GERSON JOSÉ RODRIGUES
Banca
  • ANTONIO CARLOS SEIZER DA SILVA
  • LÉIA TEIXEIRA LACERDA
  • MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
Resumo O objetivo que norteou a pesquisa foi a análise do processo de busca da autonomia educacional e diferenciação para a Educação Escolar Indígena, com o levantamento das lutas e da legislação existente, e a compreensão do significado da educação diferenciada para a comunidade indígena da Aldeia Argola em Miranda -MS. A metodologia empregada foi qualitativa do tipo etnográfica, utilizando para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada na escola Municipal Indígena Polo Felipe Antônio, localiza-se a 12 km da cidade de Miranda/MS. Na pesquisa de campo, além da análise do pesquisador com anuência da gestão da escola e da liderança local, foi aplicado um questionário semiestruturado, tendo como público-alvo: professores/as indígenas, lideranças indígenas e anciãos/ãs da comunidade que concordaram e assinarem o Termo de Consentimento e Livre Esclarecimento (TCLE). Os resultados apontaram que embora algumas conquistas importantes tenham sido alcançadas na consolidação da Escola Indígena, ainda existem obstáculos a serem superados, principalmente dos recursos humanos, é preciso uma capacitação mais profunda dos professores, uma dedicação mais especial dos coordenadores e diretores escolares para implantar a educação de qualidade nas escolas indígenas. E concluiu-se que como pesquisador e professor indígena acredito que muito em breve será possível vivenciar a escola indígena que almejamos, onde professores e alunos possam interagir em uma educação autônoma, diferenciada, principalmente na comunidade indígena da Aldeia Argola em Miranda -MS.
Download
O MACHISMO NO ESPAÇO ESCOLAR: um estudo sobre representações docentes em uma escola da rede municipal de ensino de Paranaíba – MS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 01/08/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
Orientando(s)
  • KATIA CELENE DE PAULA
Banca
  • APARECIDA FAVORETO
  • DIOGO DA SILVA ROIZ
  • TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
Resumo Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Historiografia do Brasil (GEPHEB) e à linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação’’ do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Esta pesquisa tem como objetivo um estudo de representações docentes sobre o machismo numa ambiência escolar, no tempo presente na educação básica de Paranaíba MS sob a perspectiva de gênero. Entende-se a urgência desse tema dadas as inúmeras ocorrências dos mais diversos tipos de violências contra as mulheres e dissidentes que são registradas no país, pois o machismo é preponderante nesses casos. Nesse sentido, parte-se da hipótese que o machismo é produzido de forma consciente ou inconsciente na sociedade e que a escola pode estar contribuindo com esse processo. Neste campo de estudo, a questão norteadora para investigação serão representações de docentes sobre o machismo em uma ambiência escolar, pois é importante atentar-se para os olhares de professores\as e investigar a especificidade local manifestada em suas representações sobre o machismo na escola e, se há ações formativas para diminuir essas relações de poder assimétricas. Assim, se faz necessário abrir discussão sobre essa temática, tendo como sujeitos da pesquisa dez professores/as regentes no ensino fundamental I, de uma escola pública da rede municipal de ensino de Paranaíba. Para tal, recorre-se à pesquisa de ordem qualitativa, valendo-se de levantamento bibliográfico a fim de buscar amparo na formulação de questões e na construção das interpretações, bem como de um questionário estruturado como instrumento para a coleta de dados e o uso do diário de campo conforme proposto por Kroef; Gavillon e Ramm (2020). Além da perspectiva de gênero em Scott (1989), Butler (2003) e da dominação masculina em Bourdieu (2012) far-se á inferências à metodologia da interseccionalidade proposta por Collins e Bilge (2021), bem como da análise de conteúdo de Bardin (2011), pois tais metodologias contribuirão para compreender como o machismo está imbricado nas relações de poder perpassadas por gênero, religião, sexualidade nos sujeitos da pesquisa. Lerner (2019), Segato (2022) e Hintze (2020) fundamentarão a compreensão para adotarmos estudos centrais sobre patriarcado e machismo. A partir desse movimento empírico-científico entende-se ser possível compreender alguns aspectos que contribuem para legitimação e perpetuação do machismo em sua ordem política patriarcal na sociedade. Portanto, conclui-se que o machismo se faz presente na ambiência escolar e dada suas práticas discursivas diversas e espalhadas, nem todos/as professores/as foram capacitados para lidar com o machismo. Acredita-se que alguns eixos de opressões assim como a falta de formação continuada nesse tema preponderam para a manutenção do machismo.
Download
A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA METODOLÓGICA COMO INFLUÊNCIA PARA A LEITURA
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 31/07/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
Orientando(s)
  • KÉZIA BARBOSA DA SILVA PROCÓPIO
Banca
  • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
  • LUCILO ANTONIO RODRIGUES
  • OSVALDO COPERTINO DUARTE
Resumo Nesta dissertação apresentam-se os resultados de pesquisa de mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade de Paranaíba na linha de pesquisa Linguagem, educação e cultura. Tendo como objetivo geral analisar de que modo o uso de ferramentas vinculadas às mídias digitais utilizadas nas práticas de leituras influenciam e despertam o interesse dos estudantes da
educação básica na leitura de textos literários, e como objetivos específicos oferecer pressupostos sobre o uso de um recurso tecnológico, isto é, o uso do vídeo nas aulas de literatura; evidenciar de que forma o uso do vídeo poderá envolver estudantes nas leituras literárias e identificar as possíveis dificuldades enfrentadas pelos discentes ao utilizar o vídeo como influência para a leitura e produzir filmes de curta-metragem a partir das obras lidas. A pesquisa partiu da seguinte pergunta: De que modo o uso de ferramentas vinculadas às mídias digitais utilizadas nas práticas de leituras influencia e desperta o interesse dos estudantes da educação básica na leitura de textos literários? A pesquisa foi realizada junto a estudantes da educação básica da Escola Estadual Dr. Ytrio Corrêa localizada no município de Alto Garças, no estado de Mato Grosso. O aporte teórico focou em pesquisadores brasileiros e estrangeiros que debatem sobre a temática tanto no âmbito nacional como internacional, tais como Compagnon (2009), Candido (2002), Colomer (2001) e Marcuschi (2008), entre outros. Metodologicamente o estudo tem similaridade com a pesquisa-ação baseada no autor Michel Thiollent, adotando a abordagem qualitativa a partir dos dados coletados junto aos sujeitos participantes por meio do Grupo Focal e dos resultados dos questionários aplicados. Constata-se que incorporar ferramentas digitais nas práticas de leitura pode transformar a maneira como os estudantes se relacionam com textos literários, tornando a leitura mais acessível, relevante e
cativante. A combinação de estímulos visuais e auditivos, interatividade, acesso facilitado e oportunidades para aprimorar habilidades tecnológicas contribui para despertar e sustentar o interesse dos estudantes pela literatura, proporcionando uma experiência de aprendizado mais enriquecedora e significativa. Com o desdobramento da investigação, os resultados e o produto educacional elaborado, espera-se potencializar o debate sobre a leitura de textos literários, bem
como a utilização de textos canônicos no âmbito da leitura, da escrita e da oralidade, considerando também as implicações das mídias digitais na educação e nos processos de ensino.
Download
EDUCADORAS NEGRAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COSTA RICA/MS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 11/07/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
Orientando(s)
  • ANDRÉ DA SILVA
Banca
  • DIOGO DA SILVA ROIZ
  • MARIA DE FÁTIMA XAVIER DA ANUNCIAÇÃO DE ALMEIDA
  • TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
Resumo Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia do Brasil (Gepheb) e à linha de pesquisa História, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e intenciona responder às indagações sobre as trajetórias de professoras negras, surgidas durante os momentos em que lecionavam História no ano letivo de 2018 na Escola Estadual José Ferreira da Costa. Dessa forma, o trabalho desenvolvido teve como objetivo geral realizar um estudo sobre a participação das professoras negras Ana Alves de Moraes, Suely Bento da Cruz, Rosely Cruz Machado e Luzia Odalha da Cruz no processo de escolarização no Município de Costa Rica/MS após a década de 1980. Quanto aos objetivos específicos, citam-se: compreender a trajetória das professoras negras pesquisadas, observando intercorrências de racismo, dificuldades e superações percebidas no exercício de suas profissões; e discutir sobre o potencial crítico e reflexivo concernentes às relações entre elas e a instituição escolar onde atuaram e com o corpo docente, considerando ampliar os debates sobre uma educação antirracista e antissexista. Para o desenvolvimento desta pesquisa de caráter bibliográfico e de abordagem qualitativa, fez-se necessário o uso de questionários e documentos sobre a vidas das professoras, buscando um diálogo entre observações de campo e os relatos analisados no período, bem como a coleta de dados por meio da análise de documentos. Enquanto obra basilar, pautou-se na trilogia As historiadoras e o(s) gênero(s) na escrita de História dada a imensa contribuição
teórico-metodológica em relação à construção de biografias profissionais. Ao se compreenderem aspectos da trajetória educacional de profissionais negras, é possível encontrar histórias de personagens que construíram uma educação escolarizada em recantos distantes dos grandes centros do Brasil, cujas histórias inspiram e explicam os grandes desafios e as superações nas circunstâncias encontradas.
Download
REPRESENTAÇÕES SOBRE A SÉRIE VAGA-LUME NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: FUNDANDO TRADIÇÕES NA LITERATURA JUVENIL BRASILEIRA
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 24/05/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
Orientando(s)
  • JONATAN ALVES DE FREITAS AGUIAR
Banca
  • ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
  • FERNANDO RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
  • VIVIANNY DE ASSIS BESSÃO
Resumo Nessa dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PGEDU-UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”, cujo objetivo consistiu em realizar um mapeamento da produção acadêmico-científica brasileira sobre a Série Vaga-Lume, publicada pela Editora Ática, de 1973 até os dias atuais. Para tanto, buscou-se compreender e explicar aspectos materiais e editoriais que constituem a Série Vaga-Lume ao longo de sua história, além de localizar, organizar e sistematizar aspectos da produção acadêmico-científica brasileira sobre a Série. No que diz respeito à metodologia de pesquisa, optou-se pela pesquisa de abordagem histórica da Educação balizada, sobretudo, pelo pensamento de Roger Chartier (1991), de perspectiva da História Cultural em que as materialidades e representações, leitura e apropriação não somente de textos, mas de tudo aquilo que lhes traz significações demostram que nenhum texto existe fora do suporte que lhe confere legibilidade. Assim, foram realizados os seguintes procedimentos: localização, recuperação, reunião, organização e análise de fontes históricas sobre a Série Vaga-Lume destacando em quais regiões do Brasil foram realizadas essas pesquisas, quais instituições, quais as áreas de conhecimento, quais os anos de defesa, autor e orientador e quais os programas de origem dessas produções. Dessa forma, as análises das fontes propiciaram o entendimento da produção como sendo majoritariamente destinada ao público jovem no período entre 1973 e 2021, e a análise das referências indicaram fatores importantes sobre a configuração da produção acadêmico-científica, pois, esta não acompanhou a longevidade da Série, todavia, houve um interesse expressivo na área de conhecimento de Literatura/Letras e Artes, com um total de sete dos doze trabalhos analisados. Nestes, com algumas exceções, pode-se afirmar que endossam ou reforçam a intenção da editora que é a de fazer com que essa Série seja classificada como escolar, pedagógica ou paradidática. Assim, a percepção da Série Vaga-Lume no Brasil, como sendo principalmente paradidática ou voltada para as massas, pode ter diminuído seu prestígio no âmbito dos estudos literários, apesar de coexistir com outros estudos abrangentes sobre o assunto. Isso sugere a criação de novas representações e tradições na educação sociocultural e no imaginário acadêmico-científico. A repetição dessa adjetivação paradidática atribuída a Série fundou no meio acadêmico uma nova tradição através da representação na qual se destaca a influência dos pressupostos teóricos de Lajolo e Zilberman (1984). Essa interpretação ressalta a influência dos discursos privilegiados sobre os estudos literários, evidenciando como conceitos estabelecidos por pesquisadores da década de 1980 se tornaram referências fundamentais, influenciando outras pesquisas e contribuindo para a formação de uma nova tradição nos estudos sobre literatura infantil. Além do mais, tornou-se perceptível que há poucos estudos e pesquisas em relação a Série Vaga-Lume, assim, se compreendeu também que a Série Vaga-Lume merece atenção e análise, seja por seu caráter ambíguo, seja por sua longevidade, seja por ter contribuído à sua maneira para a formação de leitores em determinado tempo e lugar em uma realidade histórica e social.
Download
O ESTADO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM ÁLVARES FLORENCE/SP
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 17/04/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
Orientando(s)
  • MARCELO APARECIDO DA SILVA
Banca
  • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
  • MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
  • REGINALDO PEIXOTO
Resumo Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, formação de professores e diversidade” vinculada ao Grupo de Pesquisa “NEPEM/CNPq (Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Multidisciplinar)”. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as políticas públicas de formação continuada de professores da rede municipal de ensino de Álvares Florence, situada no estado de São Paulo. Como objetivos específicos foram propostos: compreender de que forma as diretrizes nacionais foram
adaptadas e aplicadas no âmbito local, oferecendo uma visão detalhada das dinâmicas educacionais em uma comunidade específica; descrever as políticas públicas educacionais atualmente em vigor em Álvares Florence, especificamente aquelas relacionadas à formação continuada de professores. A metodologia escolhida para a elaboração do presente trabalho foi a da pesquisa bibliográfica qualitativa. Com a utilização dessa técnica bibliográfica, o estudo se respaldou em materiais já publicados com a intenção de fundamentá-lo, sendo feito um apanhado geral sobre os principais trabalhos de autores brasileiros. A fundamentação teórica contou com autores renomados na área, como: Tardif (2012), Imbernon (2018), Novoa (2018), Saviani (2018), dentre outros. Os resultados destacam os desafios identificados no cenário da formação continuada de professores no município. Questões como a disponibilidade de recursos, a adequação dos programas às necessidades reais dos educadores e a efetividade das
estratégias implementadas se apresentam como áreas que requerem atenção especial. A análise das políticas públicas em vigor no Município de Álvares Florence/SP revela a importância de avaliar não apenas a quantidade de programas oferecidos, mas, principalmente, a efetividade
de tais iniciativas. O impacto real na prática pedagógica, o engajamento dos professores e a promoção de práticas inovadoras tornam-se critérios essenciais para aferir o sucesso das políticas educacionais.
Download
A RELAÇÃO ENTRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES EM UMA ESCOLA PRIVADA DO NOROESTE PAULISTA NO PERÍODO DE 1988 A 2022
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 17/04/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
Orientando(s)
  • JANAINA RODRIGUES REIS NASCIMENTO
Banca
  • MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
  • MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
  • REGINALDO PEIXOTO
Resumo Apresentam-se nesta dissertação resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa: Currículo, formação docente e diversidade. O objetivo geral da pesquisa é relacionar algumas políticas educacionais aprovadas após a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, com a formação continuada em serviço desenvolvida por uma escola privada no noroeste paulista. Os objetivos específicos visam: I) Resgatar, por meio de estudo documental e bibliográfico, a história da formação de professores no período de 1988 a 2022, baseandose nos marcos legais; II) Identificar, por meio de pesquisa documental, ações formativas proporcionadas aos professores de uma escola privada, comparando com as políticas educacionais que mais se destacaram no mesmo período; III) Conhecer as atribuições do formador da escola e os documentos internos que regulamentam a sua prática formativa. Tais objetivos foram traçados com a expectativa de responder à problemática sobre qual é a relação entre as políticas educacionais e a formação de professores de uma escola privada? A pesquisa é de abordagem qualitativa de natureza interpretativa e descritiva, de procedimento documental e bibliográfico, amparada em estudos já realizados sobre formação continuada em serviço e políticas educacionais e os documentos da escola, que revelam o movimento formativo já realizado ao longo dos anos. O trabalho foi organizado em três capítulos. O capítulo I traz um breve histórico das políticas educacionais que direcionaram a formação continuada de professores no Brasil, desde a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 até o ano de 2022. No capítulo II foi realizada uma análise documental,
resgatando os movimentos formativos da escola em estudo no mesmo período estabelecido no primeiro capítulo e realizada a relação das formações com as políticas educacionais. O capítulo III apresenta um levantamento das atribuições do formador da escola e dos documentos internos que direcionam a sua prática, propondo melhoria na escola em estudo. As considerações finais revelam o quanto a formação continuada de professores, em alguns contextos, foi influenciada pelas políticas educacionais, favorecendo os processos de ensino e aprendizagem da escola.
Download
OS USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: um estudo sobre o trabalho docente com o ensino remoto na Unidade Universitária de Paranaíba - UEMS
Curso Mestrado em Educação
Tipo Dissertação
Data 04/03/2024
Área EDUCAÇÃO
Orientador(es)
  • JULIANA DO PRADO
Orientando(s)
  • EVERTON RODRIGUES MARTINS
Banca
  • ISABELLA FERNANDA FERREIRA
  • JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
  • JULIANA DO PRADO
Resumo Nesta dissertação, apresentam-se os resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Linguagem, Educação e Cultura”. A presente pesquisa consistiu em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes na educação superior em tempos de pandemia e explorou a questão a partir da Universidade Estadual do estado de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, de modo que, o cenário pandêmico impôs as instituições de ensino a migrar-se repentinamente do ensino presencial para aulas por meio das tecnologias digitais.
Justifica-se o presente estudo em virtude de que, desde a suspensão das atividades presenciais, as aulas por meio dos usos das mídias digitais transpuseram mudanças significativas no campo da educação e exigiu uma nova postura do professor frente ao ensino remoto emergencial.
Assim, o objetivo derivou em analisar os usos das mídias digitais pelos docentes da educação superior com o ensino remoto emergencial, de modo a revelar os desafios e as experiências vividas pelos professores. A partir de um questionário semiestruturado a investigação se
constituiu a partir de três eixos: análise do perfil dos professores dos cursos de licenciatura – pedagogia e ciências sociais; os usos das mídias digitais pelos docentes; e os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Para a análise do presente estudo a metodologia
adotada foi de ordem exploratória e qualitativa, utilizando-se de pano de fundo autores e estudiosos da temática, para que, assim, a partir de um recorte exploratório sobre a instituição de ensino pré-selecionada, pudéssemos examinar um conjunto de informações, tais como: os
desafios e experiências adquiridas pelos docentes com os usos das mídias digitais com o ensino remoto emergencial. Partindo deste movimento analítico abrangendo os usos das mídias digitais, os resultados indicaram que as mudanças estão ocorrendo de forma acelerada na
sociedade e nem todos estão preparados para acompanhá-las, de modo a exercer efeitos concreto na atuação dos professores, impactando, principalmente, no ensino e na aprendizagem dos estudantes.
Download
Página 1 de 8 (20 de 150 registros).