| TRAJETÓRIAS DE FREIRAS BATISTINAS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE APARECIDENSE (MT) |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
04/07/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
- IRIS CRISTINA GOMES DO NASCIMENTO FERREIRA
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| Banca |
- ALESSANDRA CRISTINA FURTADO
- SUELI DO NASCIMENTO
- TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
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| Resumo |
Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia do Brasil (GEPHEB) e à linha de pesquisa História, Sociedade e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). O objeto de estudo deste trabalho foi a trajetória de freiras Batistinas, por meio de suas narrativas e experiências enquanto atuaram em Aparecida do Taboado (MS) desde quando o município ainda pertencia ao estado de Mato Grosso. Teve o objetivo geral de compreender as trajetórias das freiras Batistinas enquanto religiosas, professoras e cidadãs na perspectiva da história das mulheres. Os objetivos específicos foram assim definidos: a) Investigar como foram as experiências e os desafios enfrentados desde sua formação nos conventos até a vivência na cidade e na comunidade aparecidense; b) Entender como foi a atuação dessas mulheres em instituições escolares católicas escolarizando crianças e jovens naquela comunidade; c) Identificar suas trajetórias numa sociedade da época em que as mulheres participavam de um movimento de ampliação nos direitos femininos. Para este estudo, as questões norteadoras foram as seguintes: Como foi a experiência dessas mulheres enquanto freiras e professoras? Qual foi a motivação para o deslocamento delas de Minas Gerais para o estado de Mato Grosso? Quais os percalços enfrentados por serem mulheres num período em que tinham pouca voz? Delimitou-se um recorte temporal com início em 1963 até o tempo presente, pois marca a saída destas freiras de Aparecida do Taboado (MS) e de memórias atuais. Como procedimento metodológico utilizou-se: 1) Pesquisa bibliográfica: revisão da literatura a fim de estabelecer a fundamentação teórica e para análise da categorização da produção científica que trata do tema. 2) Pesquisa documental: buscou-se a teoria que fundamenta este estudo e procedeu-se ao levantamento das fontes documentais sobre as freiras Batistinas, como memórias em livros de
registros, cartas, caderneta escolar, entrevistas, diários, jornais da época, fontes iconográficas para coleta e seleção para o estabelecimento do corpus documental. O referencial teórico foi estabelecido a partir da leitura de obras como Michelle Perrot (2019), Joan Scott (2023), Natalie Davis (1997), Ecléia Bosi (1987), Tania Zimmermann (2004, 2022), entre outros autores que tratam do tema. O desenvolvimento da pesquisa fundamentou-se no pressuposto de que o processo de introdução dessas mulheres no município colaborou para o crescimento da
educação local, uma vez que tiveram grande participação na educação de crianças e jovens da cidade e região. Os resultados mostraram que o legado deixado pelas freiras Batistinas constitui-se numa contribuição muito importante para o crescimento da área da educação, bem como para toda a sociedade aparecidense e região. |
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| DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO CONTINUADA A CAMINHO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA? |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
21/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
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| Orientando(s) |
- JÉSSICA ANGÉLICA DE MELO BORGES
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| Banca |
- MARCELO MÁXIMO PURIFICAÇÃO
- MARIA LUZIA DA SILVA SANTANA
- REGINALDO PEIXOTO
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| Resumo |
O racismo é estrutural e permanece profundamente enraizado na sociedade brasileira, impactando negativamente na vida de uma parcela da população, esta negra. Com isso, influencia diretamente na identidade dos sujeitos, pois reflete diretamente em como a pessoa compreende a si mesma e o outro. Em consequência disso, atinge a criança negra, pois ela adota um padrão homogêneo que invisibiliza sua cultura e história afro-brasileira. Diante desta problemática, a pesquisa visa: compreender a constituição de formação continuada com enfoque na efetividade da Lei n. 10.639/2003 para a contribuição à formação da identidade da criança negra na Educação Infantil dracenense. Nesta proposta, temos como objetivos específicos. Entender a concepção dos/as participantes à vista das legislações como à lei n.º 10.639/2003. Analisar a concepção dos/as participantes à vista do racismo na etapa da Educação Infantil, no que tange à constituição da identidade da criança negra. Identificar como se dá o processo formativo dos/as participantes, a partir da formação continuada voltada para as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Os sujeitos da pesquisa são onze professoras e um professor de Educação Infantil que atende crianças de 3 a 5 anos idade no ano de 2023, da escola municipal de ensino fundamental e infantil- EMEFI Guilherme Tammerik e da escola de educação infantil-EMEI Lar Infantil. Tendo como aporte teórico estudos de Almeida (2019), Gomes (2010), Dias (2012), Cavalleiro (2012), Hall (2006), Munanga (2012), Fanon (2008), Gatti (2008), Nóvoa (1992), Garcia (1999) e outros autores/as delimitados conforme o levantamento de referencial teórico que discutam a respeito do racismo, identidade negra, formação continuada e Educação Infantil. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos por meio de uma pesquisa exploratória com foco qualitativo, de tipo estudo de caso. Como instrumento de recolha de dados de questionários semiestruturados. Espera-se que com este estudo ofereça análises de relevância no campo da Educação Infantil, principalmente, como forma de compreender como os/as professores/as de Educação Infantil entende a formação continuada de professores/as para a prática pedagógica, à garantia de direitos da criança negra pequena na promoção da igualdade racial a fim de disseminar o respeito à diferença e contribuir para a constituição da identidade da criança negra. |
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| PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DE UM MUNICÍPIO PAULISTA SOBRE O PROGRAMA TEMPO DE APRENDER |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
13/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
- LUCIANA RIBEIRO LEOPOLDINO DE CARVALHO
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| Banca |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- VIVIANNY BESSÃO DE ASSIS
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| Resumo |
A presente dissertação é um trabalho de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba-MS, Linha de Pesquisa: Linguagens, Educação e Cultura. O estudo
traz discussões acerca da Política Nacional de Alfabetização (PNA)/2019, tendo como objetivo analisar as percepções de professoras alfabetizadoras de um município paulista sobre o Programa Tempo de Aprender. Foram participantes cinco Professoras Alfabetizadoras que
lecionam no Ciclo de Alfabetização (1o e 2o Anos do Ensino Fundamental) em uma escola pública de um município do interior do Estado de São Paulo. A pesquisa tem aprovação do Conselho de ética e pesquisas com seres humanos (CESH), da Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul (UEMS). Para a coleta de dados, é adotado um conjunto de procedimentos que inclui a pesquisa bibliográfica descritiva, com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizando um roteiro previamente
elaborado. A análise dos dados é estruturada em subcategorias, organizando as informações de forma sistemática para facilitar a interpretação e a compreensão dos resultados obtidos. Os principais resultados evidenciam que a implementação do Programa Tempo de Aprender ocorreu de forma não imposta na unidade escolar em que as docentes lecionam; que as professoras participantes supervalorizam o programa devido ao “método da boquinha”, considerando o método fônico essencial para a alfabetização; que apesar de as percepções das docentes serem positivas com relação a esta iniciativa, as formações continuadas acerca da proposta foram desenvolvidas de forma fragilizada, e que, quando elas foram questionadas sobre a literacia – que é um aspecto do programa, em sua maioria, não compreenderam o
conceito. |
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| Os desafios na prática pedagógica das professoras alfabetizadoras da rede municipal de Paranaíba/MS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
07/03/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- SILVANE APARECIDA DE FREITAS
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| Orientando(s) |
- GESLEY DE OLIVEIRA RIBEIRO
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| Banca |
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
- SILVANE APARECIDA DE FREITAS
- SILVIA ADRIANA RODRIGUES
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| Resumo |
O presente trabalho está vinculado ao programa de pós-graduação em educação – PGEDU, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), área de concentração: Educação, Linguagem e Sociedade e discute questões relacionadas à alfabetização na prática das professoras alfabetizadoras no contexto pós pandemia, frente às dificuldades de readaptação social e a prática pedagógica neste novo cenário, tendo como objeto de estudo os desafios das professoras alfabetizadoras da rede municipal de Paranaíba/MS. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, visa realizar uma busca de dados a partir da perspectiva docente em relação aos conflitos e desafios encontrados no processo de alfabetização no retorno presencial pós pandemia. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com professores de uma escola pública municipal de Paranaíba/MS. Partimos do objetivo geral que busca compreender as dificuldades e desafios pedagógicos enfrentados pelas professoras alfabetizadoras na retomada escolar pós pandemia da rede municipal de Paranaíba; e como objetivos específicos: a) Compreender como, no pós-pandemia, o professor relaciona suas práticas com o currículo vigente; b) Identificar os conflitos apresentados no ciclo de alfabetização; c) Verificar como as professoras alfabetizadoras organizam as práticas docentes para alfabetizar e letrar no contexto pós pandemia. Foi feita uma análise das entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras sobre os desafios encontrados em alfabetizar alunos que estudaram por meio remoto por dois anos para identificar quais estratégias esses profissionais utilizaram para articular o currículo com sua prática atual, visto que são alunos com grande defasagem na aprendizagem. A abordagem teórico-metodológica se baseia nas concepções de Magda Soares para questões relacionadas à alfabetização e letramento na prática pedagógica no pós pandemia, nos fundamentaremos ainda em Pierre Bourdieu sobre o funcionamento do sistema de ensino, conservação e reprodução das desigualdades sociais. Os resultados obtidos e analisados à luz do referencial teórico que sustenta esta pesquisa, confirmam o pressuposto de que a pandemia trouxe vários impactos e agravaram problemas educacionais que já existiam no sistema de ensino brasileiro, em específico no ciclo de alfabetização. Além de expor pontos que revelam o fracasso de alfabetizar por meio do ensino remoto. |
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| DESDOBRAMENTOS DA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PROFISSIONAIS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
31/01/2025 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- FERNANDA MALINOSKY COELHO DA ROSA
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- THIAGO DONDA RODRIGUES
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| Resumo |
A Educação Inclusiva é uma abordagem educacional que visa garantir a participação e o aprendizado de todos os educandos. No contexto da Educação Matemática, a inclusão requer uma análise cuidadosa das práticas pedagógicas para atender às diversas formas de aprendizagem. Como objetivo geral, pretende-se compreender aspectos referentes ao trabalho conjunto e a formação de professoras de Matemática, professora de AEE e a profissional de apoio que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, no âmbito da Educação Inclusiva. Como objetivos específicos, tem-se: a) verificar, a partir de entrevistas, como é a interação entre as essas profissionais no âmbito da Educação Inclusiva; b) compreender como as professoras e profissionais de apoio reconhecem seus percursos profissionais, no âmbito de suas formações iniciais e continuadas, com relação aos desdobramentos da Educação Matemática na Educação Inclusiva; c) verificar se as professoras e profissional de apoio desenvolvem práticas pedagógicas pautadas na Educação Inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa aqui proposta possui natureza qualitativa indutiva, sendo a entrevista semi-estruturada o instrumento de levantamento de dados, como também a exploração bibliográfica, na qual foram consultados livros, artigos científicos e literaturas pertinentes ao tema. A pesquisa foi realizada com cinco profissionais de educação em uma escola pública em Quirinópolis - GO. Para análise dos dados foi adotada a Análise Temática de Braun e Clarke (2006). Foi investigado como esses profissionais reconhecem seus percursos e formações, em relação aos desafios, abordagens e interações de intervenções inclusivas da Educação Matemática. Os temas definidos a partir da análise foram: Tema 1 - A interação entre profissionais a partir do entendimento do conceito de inclusão, para a Educação Matemática; Tema 2 - A formação inicial e continuada e a importância do conhecimento acadêmico sobre Educação Inclusiva na Educação Matemática e Tema 3 – Interação nas práticas pedagógicas pelas profissionais na Educação Matemática para a Educação Inclusiva, recurso, tempo, pontos de encontro, flexibilização e práticas inclusivas e de exclusão. Ao analisar as perspectivas e experiências desses profissionais, espera-se contribuir com o campo da pesquisa com resultados a respeito da importância da articulação docente sobre educação inclusiva para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Como resultado, tem-se: pouca interação entre as professoras de Matemática, professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e profissional de apoio nos anos finais do Ensino Fundamental. Conclui-se, portanto, que esta pouca interação entre as profissionais tem sido, consequentemente, uma das causas da educação excludente na Educação Matemática. Além disso, a pesquisa identificou que a concepção de Educação Inclusiva entre as profissionais ainda se limita, em grande parte, à ideia de atender educandos com laudos, sem considerar as diversas especificidades de aprendizagem de todos os educandos. |
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| ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE GESTORAS DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE SITUAÇÕES DE VIOLAÇÕES DE DIREITOS DAS CRIANÇAS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
17/12/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
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| Orientando(s) |
- PABLO HALLEY DE PORTO GARCIA
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| Banca |
- ALEX SANDRO GOMES PESSOA
- CARLOS EDUARDO FRANÇA
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
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| Resumo |
Foi investigado a atuação das gestoras de CEINFs, de uma cidade do leste de Mato Grosso do Sul, quando são identificadas situações em que há violação de direitos das crianças. A revisão bibliográfica abrange a evolução histórica dos direitos das crianças e dos adolescentes, destacando marcos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração Universal dos Direitos da Criança, Constituição Federal de 1988 (CF/88) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O texto também explora a criação do SGDCA e seus eixos de atuação. Ressalto a importância de entendermos como as ações nos eixos do SGDCA são realizadas para garantir o acesso à justiça e a proteção jurídico-social. A pesquisa se propõe a compreender as ações de proteção integral e garantia dos direitos das crianças tendo enfoque na importância da atuação dos gestores na garantia da proteção integral dos alunos, com base na análise de produções científicas acerca do assunto, bem como analisar a atuação das gestoras das unidades públicas de educação infantil da cidade pesquisada. A metodologia adotada segue uma abordagem pós-estruturalista, destacando a influência dos teóricos Michel Foucault e Jacques Derrida como principais autores do aporte teórico. O método de pesquisa será bibliográfico para o levantamento teórico e pesquisa de campo mediante questionário e entrevista parcialmente estruturada para a pesquisa aplicada sob a observância do método qualitativo. A análise de conteúdo seguiu a metodologia de Laurence Bardin, visando identificar e categorizar elementos nos dados analisados. |
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| A PROFISSIONALIZAÇÃO DO OFÍCIO DAS LETRAS: a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP (1934 – 1950) |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
13/12/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- ANDREIA CRISTIANE SILVA WIEZZEL
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
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| Resumo |
Este estudo está inserido na linha História, Sociedade e Educação do programa de pós-graduação em Educação da UEMS – Paranaíba (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba) e tem como título: “A profissionalização do ofício das Letras: a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo), 1934-1950”. A questão norteadora é: por que os cursos de Letras foram tão pouco estudados durante seu processo formativo, principalmente sobre a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, entre os anos 1934-1950? Apresenta como objetivo geral, estudar a constituição do campo disciplinar e a institucionalização do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, 1934-1950, e com os objetivos específicos: a) rastrear a distribuição geográfica do curso de Letras no país, mostrar a especificidade do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, e o público de alunos que frequentaram o curso de acordo com o sexo; b) estudar a distribuição curricular do curso de Letras Clássicas e Português entre os anos 1934 e início dos anos 50; c) analisar a distribuição das cadeiras do curso, como era desenvolvido o ensino e pesquisa na época pelos catedráticos, assistentes e auxiliares. Trata-se de uma pesquisa histórica documental, do tipo qualitativa, as principais fontes foram os anuários da FFCL/USP e os anuários estatísticos do Brasil, e para embasar a análise foi utilizado como principal autor Pierre Bourdieu, que contribuiu para este estudo com seus conceitos de campo, habitus, bens e capital, a pesquisa foi realizada mediante análise dos anuários, e mapeamento de produções acadêmicas da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), com recorte temporal de 1934 a 1950, e obras de autores que estudaram a história de cursos universitários. Dentre os resultados encontrados, identificou-se como se deu a instituição do curso de Letras Clássicas e Português na FFCL/USP, foi possível rastrear quais cidades, estados e instituições universitárias que possuíam o curso, como se encontrava o país na época, quais leis e decretos que foram instituídos para que o curso de Letras fosse se transformando ao longo do período proposto de estudo. Por último, destacaram-se lacunas deixadas nas produções, como a ausência de estudo sobre o processo formativo do curso de Letras, sobretudo a institucionalização do curso de Letras na FFCL/USP. |
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| PERSPECTIVAS SOBRE O TRABALHO DA PSICOLOGIA NAS EQUIPES MULTIPROFISSONAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO SEGUNDO A LEI N. 13.935/2019 |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
12/12/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
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| Orientando(s) |
- GLAUCIA CAVALCANTE QUERINO MIYASHIRO
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| Banca |
- ANTONIO CÉSAR DE HOLANDA SANTOS
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- JULIANA DO PRADO
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| Resumo |
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado em educação, apresentado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Paranaíba), na linha de pesquisa Currículo, formação docente e diversidade, vinculada ao Núcleo de estudos e pesquisas em educação antirracista, em diversidades e em direitos humanos (NEPEADDH). Tem como objetivo analisar a atuação da psicologia escolar nas equipes multiprofissionais da rede pública municipal de ensino em Paranaíba/MS, conforme os parâmetros da Lei nº 13.935/2019, que torna obrigatória a inclusão de psicólogos(as) e assistentes sociais no contexto educacional. Essa legislação é um marco importante para a inserção de psicólogos(as) nas escolas públicas, garantindo uma intervenção que atenda às necessidades dos(as) alunos(as) em um ambiente que compreende e respeita as demandas educacionais e psicológicas. A Lei nº 13.935/2019, com foco na prestação de serviços de assistência psicológica e social em instituições públicas de ensino primário, significa um avanço significativo no campo da educação. No entanto, como todas as medidas legislativas, pode encontrar certas lacunas ou obstáculos durante sua execução. Com base em uma abordagem quantitativa e qualitativa, utilizou-se análise documental através de fichas de encaminhamentos, aplicação de questionários e entrevistas com os profissionais da equipe multiprofissional. Sob uma perspectiva crítica decolonial, podemos observar como as estruturas educacionais brasileiras refletem e ecoam desigualdades sociais historicamente enraizadas, refletindo a falta, por vezes, de acesso igualitário à educação. A psicologia, dentro deste cenário, torna-se imprescindível, porém, a regulamentação e especificação da lei que rege este fazer é falha, perpetuando estruturalmente a exclusão. Os resultados indicam desafios estruturais e organizacionais para a consolidação da identidade profissional dos(as) psicólogos(as) no ambiente escolar, dificuldades governamentais para a implementação da Lei de acordo com as necessidades escolares, a insuficiência na formação acadêmica e as dificuldades de articulação entre diferentes áreas do conhecimento. Este estudo contribui para o debate sobre o papel da psicologia escolar na promoção de práticas integradas e inclusivas na educação pública. |
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| A PRESENÇA (AUSÊNCIA) LGBT+ NAS ESCOLAS SEGUNDO CONCEPÇÕES DO CORPO DOCENTE DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
10/12/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
- TIAGO DUQUE
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| Resumo |
A dissertação apresentou-se como resultado da pesquisa do curso de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba na linha de pesquisa Currículo, Formação de Professores e Diversidades. A pesquisa abordou como tema A presença (ausência) LGBT nas escolas segundo concepções do corpo docente do ensino fundamental II,
o objetivo geral é entender se há políticas, projetos ou práticas pedagógicas em andamento que busquem promover um ambiente mais inclusivo e respeitoso, e qual o impacto dessas iniciativas sobre a convivência e aceitação da diversidade, os objetivos específicos, abrange a descrição das possíveis manifestações fóbicas referentes ao grupo LGBT nas salas de aula. Esses objetivos visam identificarem situações de preconceito ou discriminação que podem ocorrer, seja de forma explícita ou oculta dentro do ambiente escolar. A ideia é entender como essas atitudes fóbicas se manifestam na escola, sejam através de comportamentos, discursos, atitudes do corpo docente, colegas ou outros agentes envolvidos no cotidiano escolar. Analisar as iniciativas da escola para combater as discriminações relacionadas à diversidade de gênero e sexualidade. Esses objetivos visam direcionar para ações que as escolas estão implementando, ou não, para lidar com a questão do preconceito e exclusão das pessoas LGBT no contexto escolar. A pesquisa teve como lócus em uma escola do Município de Selvíria/MS, conta com aproximadamente 153 alunos/as matriculados/as no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), são 08 docentes, mas somente 06 responderam ao questionário. Para obtenção de dados foi usado um questionário semiestruturado com vinte e duas perguntas (dezoito abertas e quatro fechadas), aplicado aos seis docentes, de forma anônima após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética. Os critérios de inclusão foram docentes regentes que lecionam no Ensino Fundamental II com habilitação específica para cada disciplina e os requisitos de exclusão foram profissionais sem graduação específica para atuação no Ensino Fundamental II, docentes do Ensino Fundamental I e docentes auxiliares (PA). As respostas foram analisadas, interpretadas e codificadas com fundamento na Técnica de Análise de Conteúdo, através da qual se pretendeu obter diferentes compreensões em torno do discurso de gênero, sexualidade e práticas fóbicas, assim como abordagens pedagógicas desenvolvidas ou não para o combate à discriminação e violência de gênero. Como resultado visa a importância da formação continuada, atualização do currículo e a implementação de medidas que promovam ações educativas que possibilitem a criação de um sistema escolar inclusivo. A finalidade da formação continuada para os/as docentes abrange a diversidade de maneira mais complexas, sendo a escola como um espaço de inclusão, o qual eles/as estejam preparados/as para orientar e acolher todos/as os/as estudantes, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de gênero. Assim, a pesquisa contemplou com todas as siglas da população LGBT considerando que, ao longo do tempo, a escola pode acolher estudantes que se identifiquem com quaisquer identidades de gênero. |
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| CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A FORMAÇÃO LEITORA DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: leitura literária por meio do Instagram |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
10/12/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
- VIVIANNY DE ASSIS BESSÃO
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| Resumo |
A tecnologia está presente na vida das pessoas e na escola não é diferente, os estudantes da
atualidade, nativos digitais, utilizam a tecnologia digital a todo momento. Propor a eles que
utilizem as tecnologias digitais a favor da aquisição de conhecimentos educacionais,
incentivando o gosto pela leitura, é função da escola. A escola deve estar apta a oferecer
subsídios para que seus estudantes conquistem a cidadania digital. Nesse contexto, o objetivo
geral é analisar o uso da rede social Instagram para o incentivo e disseminação à leitura
literária no contexto escolar. Os objetivos específicos são: despertar nos estudantes o gosto
pela leitura literária, provocando reflexões e discussões sobre as leituras sugeridas; propor a
escrita e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos estudantes por meio das
discussões e roda de conversa, e, analisar o que revelam os estudantes sobre o uso do
Instagram como possibilidade para o desenvolvimento da leitura literária na escola. Para o
desenvolvimento desta investigação, optou-se pela Pesquisa-Ação. A pesquisa foi realizada
com estudantes dos Oitavo Anos do Ensino Fundamental e um Professor de Língua Portuguesa
da Escola Estadual “Dr. Ytrio Corrêa”, localizada no município de Alto das Garças, Estado de
Mato Grosso (MT). Foi desenvolvido inicialmente em sala de aula, o estudo do poema O
Corvo com o docente, e na sequência, no âmbito da biblioteca da referida unidade escolar, foi
feita a divulgação do texto, especificamente do gênero poema, por meio da rede social
Instagram. Os procedimentos metodológicos se deram pelas leituras e estudos literários feitos
pelos estudantes em sala de aula, que posteriormente, produzieram comentários que geraram
discussões e oportunizaram uma roda de conversa sobre o poema lido. Posteriormente, ao
final dos estudos e discussões, os estudantes produziram um relato pessoal sobre sua
experiência que serviram de análise para a interpretação de dados da pesquisa e responderam
a um quesitonário. Os resultados demonstraram que a sequência didática e o uso do Instagram
enquanto recurso digital para o desenvolvimento da proposta foram significativos para
agregaram ao processo de ensino e aprendizagem instigando os estudantes ao gosto da leitura
literária, a favor do desenvolvimento crítico e criativo dos participantes. |
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| HISTÓRIA E CULTURA ESCOLAR NA ESCOLA TÉCNICA AGRÍCOLA DE JALES-SP (1988-1996) |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
09/12/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
- Kênia Alexandra Batista Gonzales Tapper
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| Banca |
- ADEMILSON BATISTA PAES
- ALESSANDRA CRISTINA FURTADO
- DIOGO DA SILVA ROIZ
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| Resumo |
Esta dissertação traz uma pesquisa histórica que se encontra inserida no âmbito da História da
Educação Profissional, que é um subcampo da História da Educação. Investigamos a cultura
escolar, ou seja, o conjunto de normas e saberes construídos ao longo do tempo no interior da
escola e que se consolidam e tomam forma própria ao difundir-se na construção de cenários e
práticas. Objetivamente, propomos, por meio da pesquisa, responder à seguinte questão:
segundo os documentos oficiais, prescrições legais e fontes históricas, o que se materializou
na estrutura institucional e nas práticas formativas desenvolvidas na Escola Agrícola de Jales?
Ou seja, o objetivo geral deste trabalho é investigar aspectos da cultura escolar na Escola
Agrícola de Jales (de 1988 a 1996), buscando compreender como se desenvolveram práticas
educativas e culturais que deram forma à história da escola. O problema norteador/orientador
da pesquisa está proposto na seguinte questão: quais as condições de possibilidade que
contribuíram para a criação da Escola Técnica Agrícola de Jales e como sua cultura escolar
está representada nas fontes históricas? Com essa finalidade, propomos a realização de uma
pesquisa documental e qualitativa sobre a história da Escola Agrícola de Jales, atualmente
vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O recorte temporal está
delimitado entre os anos de 1988 (fundação da escola) e 1996, pois, logo em seguida à
aprovação da LDB no 9.394/1996, o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) emitiu o
Decreto no 2.208/1997, que separou os ensinos médio e técnico. O suporte teórico contou com
as contribuições de André Chervel (1990), Viñao Frago (1995) e Dominique Julia (2001). A
abordagem metodológica foi desencadeada por uma revisão bibliográfica, com a consulta a
fontes documentais diversas, localizadas no arquivo institucional da escola pesquisada e do
Centro Paula Souza, complementada pela localização e visita a acervos particulares e públicos
(museus) do município de Jales. Por meio da análise dessas fontes. procuramos elaborar
algumas interpretações sobre a constituição histórica do ensino agrícola no município de Jales
e sobre o impacto desta cultura agrícola na identidade do município. Desse modo, analisamos
as práticas escolares da instituição pesquisada, pois adentramos na Escola Técnica Agrícola
de Jales e conhecemos seu cotidiano, suas práticas, sua cultura escolar no período de 1988 a
1996. Como resultado, constatamos que a Escola Agrícola de Jales é mais que um espaço de
divulgação de saberes científicos: a escola mostrou-se ser um lugar de práticas cotidianas
inventivas, lugar de produção de valores e de atitudes. Em meio às atividades pedagógicas e
rotineiras, a escola produziu identidades na vida dos sujeitos que atuaram nela e em sua
própria trajetória no tempo. Espera-se que esta dissertação contribua nos desvelamentos da
história da educação profissional de uma instituição escolar voltada para o ensino agrícola e
da caracterização da cultura escolar que ela constrói. |
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| LITERATURA DE TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO PNLD 2018 E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA: implicações para a Educação Infantil |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
29/11/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- MARIA SILVIA ROSA SANTANA
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| Orientando(s) |
- MICHELI CRISTINA HAYASHI CUSTÓDIO
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| Banca |
- ESTELA NATALINA MANTOVANI BERTOLETTI
- MARIA SILVIA ROSA SANTANA
- SÓNIA FRIAS PIEPOLI
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| Resumo |
Este trabalho aborda a relação entre a formação e o desenvolvimento da consciência no indivíduo e o trabalho pedagógico com livros infantis de temática africana e afro-brasileira, fundamentando-se nos princípios da psicologia histórico-cultural. Delimitamos nossas reflexões nas particularidades da educação infantil, especificamente na pré-escola. Analisamos o Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) literário 2018 a fim de refletir que trabalho é possível ser feito com os livros de temática africana e afro-brasileira e como essas obras podem promover o desenvolvimento de uma consciência antirracista por meio de uma prática pedagógica intencional. O objetivo da pesquisa é analisar a literatura infantil como uma das determinações para o desenvolvimento da consciência, buscando identificar nos livros do guia digital do PNLD 2018 as obras de temática africana e afro-brasileira que possibilitam um trabalho pedagógico por meio da educação antirracista. No capítulo I, procuramos compreender a consciência por meio de três categorias fundamentais, buscando relacionar a atividade, a linguagem e o significado. Depois, nos dedicamos a entender a literatura infantil, suas modificações ao longo dos anos e a literatura de temática africana e afro-brasileira. Por fim, no capítulo III, realizamos um panorama do PNLD Literário 2018 (pré-escola) e analisamos dois dos cinco livros selecionados, que atendiam a uma das categorias de análise proposta. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base na Lei 10.639/03, nas Orientações e ações para as relações étnico-raciais, no edital e no guia online do PNLD 2018 literário infantil. Utilizamos as três categoria de Debus (2017) para analisar os livros infantis de literatura negra que foram selecionados para compor o guia digital dos livros do PNLD Literário da pré-escola. Os resultados mostraram que, apesar de haver apenas cinco livros de temática africana e afro-brasileira em comparação com o número total de livros para escolha dos professores, esses livros, se trabalhados de forma intencional para combater o racismo, podem ser instrumentos que auxiliam o professor na promoção de novos conhecimentos e possibilitam aos alunos terem uma consciência antirracista. Além disso, afirmamos que a obra de Vigotski e de outros autores da psicologia histórico-cultural, em sua metodologia, oferecem o caminho necessário para a análise do desenvolvimento dos conceitos que concernem ao objetivo de nossa pesquisa, revelando que o acesso à literatura de temática africana e afro-brasileira pode, com a mediação do professor, se revelar como um instrumento promotor de uma consciência para a educação das relações étnico-raciais na medida em que apresenta para crianças a realidade objetivada. |
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| A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORAS SINDICALISTAS APOSENTADAS: Experiências e desafios |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
29/10/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- SILVANE APARECIDA DE FREITAS
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- CARLOS EDUARDO FRANÇA
- SILVANE APARECIDA DE FREITAS
- SILVELENA COSMO DIAS
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| Resumo |
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de pós-graduação, stricto sensu, Mestrado em
Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, oferecido na Unidade
Universitária de Paranaíba-MS, área de concentração Educação, Linguagem e Sociedade,
linha de pesquisa: Linguagem, Educação e Cultura. Tem como objetivo analisar o discurso
das professoras sindicalistas aposentadas, membros da APEOESP da cidade de Jales-SP. Para
tanto, propusemos uma pesquisa de cunho qualitativo, na perspectiva da Análise do discurso
de orientação francesa, considerando as contribuições de autores como: Pêcheux (2008),
Orlandi (2020), Coracini (2007), Gregolin (2007). Além desses, buscamos fundamentos em
Foucault (2008) e Bakhtin (2006), pensadores que em muito têm contribuído para o
desenvolvimento das teorias discursivas no Brasil. Portanto, consideramos os pressupostos
teórico-metodológicos foucaultianos, especificamente o arqueogenealógico, visando a escavar
os sentidos, na tentativa de analisar a construção de identidades e as relações de saber-poder
que envolvem os desafios e experiências dos sujeitos desta pesquisa. No decorrer desta
Dissertação, discorremos sobre a formação sindical (APEOESP) na cidade de Jales–SP, desde
sua fundação até as históricas manifestações e lutas atuais. Como procedimento, recorremos à
entrevista semiestruturada, a fim de investigar como se manifesta o discurso sindical na
constituição identitária dos sujeitos pesquisados. Assim, após a constituição do corpus,
analisamos os dizeres dos sujeitos desta pesquisa, considerando os acontecimentos exteriores
e anteriores ao discurso, ou seja, a interdiscursividade, refletimos sobre as materialidades que
intervêm na constituição identitária dessas professoras, com foco no jogo de imagens que
fazem de si e da educação. Salientamos que as experiências e desafios enfrentados, durante
suas vivências como educadoras, impactaram suas experiências e vivências, levando-as a
permanecerem por tantos anos participando da luta de classe de sua categoria mesmo após
aposentadoria. Concluímos que esses sujeitos ainda buscam, no sindicato, possibilidades de
avanços nas políticas públicas da educação, com o fito de fortalecer o reconhecimento e a
valorização da categoria. |
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| USOS DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E COMPREENSÃO DAS PROFESSORAS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
14/10/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- ISABELLA FERNANDA FERREIRA
- JULIANA DO PRADO
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| Resumo |
Nesta dissertação, são apresentados os resultados finais de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa "Linguagem, Educação e Cultura". Pesquisa intitulada “usos das mídias digitais na educação infantil durante a pandemia de covid-19 e compreensão das professoras” realizada com as professoras de um Centro de Educação Infantil (CEINF) na cidade de Paranaíba/MS. A sociedade contemporânea tem passado por processos de mudanças constantes, sendo que uma das marcas mais notáveis tem sido a utilização das tecnologias digitais nas mais diversas áreas da atividade humana, incidindo inclusive na área educacional. Com a pandemia do novo coronavírus em 2020, acelerou ainda mais esse processo, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino foram necessárias, assim a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi uma alternativa temporária para que a atividade educacional não fosse paralisada por completo, desafiando toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto social. Nessa perspectiva, a presente dissertação teve como objetivo identificar e analisar os usos das mídias digitais na educação infantil durante a pandemia de covid-19 e compreensão das professoras que se mantiveram ativas frente ao contexto pandêmico, no ano de 2020 e 2021, no Centro de Educação Infantil em Paranaíba/MS, passando pelos usos das tecnologias da informação e comunicação na educação como redimensionamento social, práticas pedagógicas, experiências e entendimentos. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório, bem como foi utilizado questionário semiestruturado para coletar os dados, para analisá-los foi utilizado principalmente os seguintes autores: José van Dijck (2020), Castells (1999), Selwyn (2011), Kenski (2007), Raymond Williams (2003). Ao final foi possível verificar que a maioria dos sujeitos diz não ter tido capacitação tecnológica na sua formação inicial e tão pouco se sentiam preparadas para o uso das mídias digitais como ferramenta de trabalho e que não ocorreu formação profissional suficiente, a pesquisa também demonstrou que nestes dois anos analisado a educação não alcançou o resultado mínimo esperado, os alunos retornaram para o ensino presencial no ano de 2023 com retrocessos significativos e o termo “frustação” e “não satisfatório” foi o que mais apareceu nos relatos. Também foi possível observar que as habilidades de uso das mídias são muito mais relacionadas à área social do que para o uso para na educação, e que ainda há um longo caminho a percorrer para uma educação digital. |
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| OS IMPACTOS DA BNCC NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE QUIRINÓPOLIS – GO |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
30/09/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
- ERIVELTO CARLOS FREITAS SILVA
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| Banca |
- MÁRCIO DE OLIVEIRA
- MARIA SILVIA ROSA SANTANA
- REGINALDO PEIXOTO
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| Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “Currículo, Formação Docente e Diversidade” com o objetivo de analisar os impactos da BNCC na prática pedagógica dos professores e suas percepções quanto à formação continuada proposta para a implementação e preparo da utilização deste documento, realizada pela rede municipal de educação de Quirinópolis-GO. Partimos do entendimento que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata-se de um documento normativo que tem o objetivo de gerar grandes mudanças no direcionamento das aprendizagens dos estudantes de todas as etapas e modalidades da Educação Básica, além das redes e dos sistemas da educação pública e privada do país. Porém, após sua implementação, tornou-se objeto de investigação em todo o país, não sendo diferente junto aos professores do município de Quirinópolis, Goiás, onde indagamos: quais as propostas de formação continuada da rede pública de ensino no município de Quirinópolis, Goiás? O que pensam os professores sobre as formações para inserção da BNCC em suas práticas pedagógicas? Para fundamentação teórica da pesquisa, buscamos os conhecimentos exarados em Nóvoa (1992), Saviani (1994, 1996, 2009, 2020); Aguiar e Dourado (2018); Freitas (2018); Dourado (2019), Libâneo (2019) e Peixoto (2020). Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo como metodologia, percorremos pela pesquisa bibliográfica e documental para qualificar os projetos de formação ofertados para os professores das unidades escolares pesquisadas e, posteriormente, aplicacamos os questionários a 20 professores de duas escolas municipais de Quirinópolis, GO. Os resultados foram tratados em gráficos e tabelas, todavia, além de discutirmos com o referencial, também descrevemos os anseios desta classe profissional que, apesar de estar no espaço escolar e compreender as necessidades de nossos estudantes, pouco é preparada por meio da formação continuada e, muito menos, tem voz ou representatividade na construção e implementação de um documento tão importante que orienta a construção dos currículos escolares de todo o país. Portanto, concluímos a pesquisa sob o posicionamento de que a formação continuada do lócus da pesquisa é precária e não responde às necessidades dos docentes, principalmente, no que tange à BNCC. |
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| PROSTITUIÇÃO, EDUCAÇÃO E BIOGRAFIAS DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS EM JALES/SP |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
26/09/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- ELIANE ROSE MAIO
- FERNANDO GUIMARÃES OLIVEIRA DA SILVA
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
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| Resumo |
Este estudo surgiu no interior da linha de pesquisa Currículo, formação docente e diversidades do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, unidade de Paranaíba/MS). Encontrou força para a sua conclusão no âmbito da humanidade de pessoas lindas que tive o prazer de conhecer e que são muito bem orientadas pelo líder do Núcleo de estudos e pesquisas em educação antirracista, em diversidade e em direitos humanos (NEPEADDH). O objetivo foi o de pesquisar biografias de seis mulheres transexuais profissionais do sexo moradoras de Jales/SP, tendo como especificidade: 1) problematizar por meio das biografias, as dificuldades sociais de se tornar travesti ou transexual na interlocução com as ruas e a prostituição; discutir a produção científica sobre a temática (dissertações e teses) e desenvolver eixos temáticos como escolarização, família, prostituição, violência. Tattiana (eu), Agatha, Paty, Nicole, Monique e Amanda foram as colaboradoras deste estudo e apresentaram lindamente as experiências vividas de transição de gênero na relação com as suas famílias, nas escolas, no trabalho e na prostituição. Utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa autobiográfica, onde elas escolheram o local para fazer uma narrativa de suas experiências. De posse dessas informações, foram feitas transcrições e revisões linguísticas do material coletado a fim de propor uma análise e interpretação das informações colhidas sob o enfoque dos estudos na área de travestis, transexuais e educação. Foi feito o levantamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado com o uso de descritores para compreender o conhecimento científico produzido sobre travestilidade, transexualidade e educação no nosso país. Além desse levantamento, a instrumentalidade ética da pesquisa utilizou-se de um documento de declaração das participantes da pesquisa com informações sobre a participação e a possibilidade de desistência em qualquer momento da pesquisa conforme orientações da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-graduação em Educação (ANPEd). As conclusões apontaram que travestis e transexuais possuem poucas oportunidades de projetos de vida em instituições normatizadas por um cistema-mundo-ocidentalizado. As possibilidades de sobrevivência, tendo o trabalho e a educação como aliados desde o início da transição de gênero tem sido poucas uma vez que diferentes instituições que deveriam oferecer apoio de todas as formas tornam-se limitadas para um acolhimento humano e digno, como é o caso das instituições escolares e as famílias. |
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| O FAZEDOR DE POETAS NA ARTE DA PALAVRA ENSINADA: A TRAJETÓRIA DE MARCOS MOLEZ MARIN |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
05/09/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
- HIGOR VINICIUS NOGUEIRA JORGE
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| Banca |
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- EVERSON APARECIDO CONTELLI
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
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| Resumo |
A dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação”, vinculada a Área de Concentração em “Educação, Linguagem e Sociedade”. A dissertação analisa a trajetória e as práticas pedagógicas de Marcos Molez Marin, com foco na integração da poesia e das artes no currículo escolar, utilizando como referência a teoria de Paulo Freire. A pesquisa investiga como essa integração impactou a formação dos alunos e o desenvolvimento da comunidade escolar em Santa Albertina, SP, e
Santana da Ponte Pensa, SP, onde Marin atuou como professor e diretor entre as décadas de 1960 e 1990. A metodologia qualitativa se baseia em pesquisa documental, com análise de livretos dos Festivais de Poesia idealizados por Marin, e entrevistas com ex-alunos, colegas e familiares. Os resultados revelam que a paixão de Marin pela poesia e sua crença em seu poder transformador o levaram a criar eventos que transcendiam o ambiente escolar, tornando-se marcos culturais para as comunidades. Os Festivais de Poesia, além de estimular a criatividade e a expressão individual, promoviam a autoconfiança, a capacidade de comunicação e a integração entre escola e comunidade. Relatos de ex-alunos demonstram o impacto duradouro das práticas de Marin, que inspiraram muitos a continuar escrevendo poesia e a buscar o desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa conclui que a integração da poesia e das artes no currículo, sob a liderança de Marin, contribuiu significativamente para a formação integral dos alunos, fomentando a criatividade, a criticidade e o senso de comunidade, alinhando-se aos princípios da educação libertadora de Paulo Freire. |
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| EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM FOCO: UMA ANÁLISE DA CRUELDADE E VIOLÊNCIA EM TRÊS CONTOS DE RUBEM FONSECA |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
03/09/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- DANGLEI DE CASTRO PEREIRA
- JOSÉ ANTONIO DE SOUZA
- LUCILO ANTONIO RODRIGUES
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| Resumo |
Nesta dissertação, apresentam-se resultados finais de pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba, na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Sociedade, com o objetivo de examinar a presença da crueldade e da estética do realismo feroz nos contos de Rubem Fonseca, considerando seu impacto na formação docente e literária. Em Rubem Fonseca, a crueldade do tema e dos recursos expressivos se alia com a exposição nua, crua, portanto “realista feroz” (Candido, 1989) das ações da narrativa. Desta forma, a literatura e a arte, com base na noção de crueldade (Rosset, 2002), expõem de maneira ostensiva e sem mediação as complexidades de relações fraturadas estabelecidas entre indivíduos em um determinado ambiente social. Os contos fonsequianos invariavelmente se apropriam dos discursos de violência veiculados por diferentes meios de comunicação como jornais, boletins de ocorrência policial, cinema entre outros. É o que demonstram as narrativas escolhidas como corpus deste trabalho: Nau catrineta, do livro Feliz ano novo, Duzentos e vinte e cinco gramas, conto integrante de Os prisioneiros, e Carne Crua, conto homônimo do último livro do autor, de 2018. Assim sendo, a articulação dessas narrativas fonsequianas em um estilo cruel, agressivo e sádico, demarcado por condições comportamentais desprovidos do peso e da medida ético-moral, permite uma aproximação com a teoria proposta por Candido e Rosset, já que na prosa de Fonseca, os narradores e personagens são indivíduos prisioneiros de suas vontades, fobias, crenças e manias. Dessa forma, o enfoque principal consiste em evidenciar como as narrativas provocativas do autor oferecem insights sobre a sociedade contemporânea e incentivam a reflexão crítica, enfatizando a relevância da literatura na educação. |
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| PERCEPÇÕES DE PROFESSORES/AS E LIDERANÇAS TERENA SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA ARGOLA, MIRANDA - MS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
09/08/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
- MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- ANTONIO CARLOS SEIZER DA SILVA
- LÉIA TEIXEIRA LACERDA
- MARIA JOSÉ DE JESUS ALVES CORDEIRO
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| Resumo |
O objetivo que norteou a pesquisa foi a análise do processo de busca da autonomia educacional e diferenciação para a Educação Escolar Indígena, com o levantamento das lutas e da legislação existente, e a compreensão do significado da educação diferenciada para a comunidade indígena da Aldeia Argola em Miranda -MS. A metodologia empregada foi qualitativa do tipo etnográfica, utilizando para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada na escola Municipal Indígena Polo Felipe Antônio, localiza-se a 12 km da cidade de Miranda/MS. Na pesquisa de campo, além da análise do pesquisador com anuência da gestão da escola e da liderança local, foi aplicado um questionário semiestruturado, tendo como público-alvo: professores/as indígenas, lideranças indígenas e anciãos/ãs da comunidade que concordaram e assinarem o Termo de Consentimento e Livre Esclarecimento (TCLE). Os resultados apontaram que embora algumas conquistas importantes tenham sido alcançadas na consolidação da Escola Indígena, ainda existem obstáculos a serem superados, principalmente dos recursos humanos, é preciso uma capacitação mais profunda dos professores, uma dedicação mais especial dos coordenadores e diretores escolares para implantar a educação de qualidade nas escolas indígenas. E concluiu-se que como pesquisador e professor indígena acredito que muito em breve será possível vivenciar a escola indígena que almejamos, onde professores e alunos possam interagir em uma educação autônoma, diferenciada, principalmente na comunidade indígena da Aldeia Argola em Miranda -MS. |
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| O MACHISMO NO ESPAÇO ESCOLAR: um estudo sobre representações docentes em uma escola da rede municipal de ensino de Paranaíba – MS |
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| Curso |
Mestrado em Educação |
| Tipo |
Dissertação |
| Data |
01/08/2024 |
| Área |
EDUCAÇÃO |
| Orientador(es) |
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| Orientando(s) |
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| Banca |
- APARECIDA FAVORETO
- DIOGO DA SILVA ROIZ
- TÂNIA REGINA ZIMMERMANN
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| Resumo |
Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Historiografia do Brasil (GEPHEB) e à linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação’’ do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Esta pesquisa tem como objetivo um estudo de representações docentes sobre o machismo numa ambiência escolar, no tempo presente na educação básica de Paranaíba MS sob a perspectiva de gênero. Entende-se a urgência desse tema dadas as inúmeras ocorrências dos mais diversos tipos de violências contra as mulheres e dissidentes que são registradas no país, pois o machismo é preponderante nesses casos. Nesse sentido, parte-se da hipótese que o machismo é produzido de forma consciente ou inconsciente na sociedade e que a escola pode estar contribuindo com esse processo. Neste campo de estudo, a questão norteadora para investigação serão representações de docentes sobre o machismo em uma ambiência escolar, pois é importante atentar-se para os olhares de professores\as e investigar a especificidade local manifestada em suas representações sobre o machismo na escola e, se há ações formativas para diminuir essas relações de poder assimétricas. Assim, se faz necessário abrir discussão sobre essa temática, tendo como sujeitos da pesquisa dez professores/as regentes no ensino fundamental I, de uma escola pública da rede municipal de ensino de Paranaíba. Para tal, recorre-se à pesquisa de ordem qualitativa, valendo-se de levantamento bibliográfico a fim de buscar amparo na formulação de questões e na construção das interpretações, bem como de um questionário estruturado como instrumento para a coleta de dados e o uso do diário de campo conforme proposto por Kroef; Gavillon e Ramm (2020). Além da perspectiva de gênero em Scott (1989), Butler (2003) e da dominação masculina em Bourdieu (2012) far-se á inferências à metodologia da interseccionalidade proposta por Collins e Bilge (2021), bem como da análise de conteúdo de Bardin (2011), pois tais metodologias contribuirão para compreender como o machismo está imbricado nas relações de poder perpassadas por gênero, religião, sexualidade nos sujeitos da pesquisa. Lerner (2019), Segato (2022) e Hintze (2020) fundamentarão a compreensão para adotarmos estudos centrais sobre patriarcado e machismo. A partir desse movimento empírico-científico entende-se ser possível compreender alguns aspectos que contribuem para legitimação e perpetuação do machismo em sua ordem política patriarcal na sociedade. Portanto, conclui-se que o machismo se faz presente na ambiência escolar e dada suas práticas discursivas diversas e espalhadas, nem todos/as professores/as foram capacitados para lidar com o machismo. Acredita-se que alguns eixos de opressões assim como a falta de formação continuada nesse tema preponderam para a manutenção do machismo. |
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